Mensagens de Amizade


A verdadeira amizade é algo muito difícil e complicado de se alcançar. Muitas pessoas em várias situações acreditam ter encontrado uma verdadeira amizade em certos “amigos” sem sequer os chegar a conhecer bem. Depositam nestes uma amizade sincera a tal ponto que contam coisas íntimas com a confiança de que o dito segredo ficará apenas entre os dois. Mas várias são as situações em que rapidamente descobrem que o segredo não é mais de apenas duas pessoas.

Neste tempo onde toda a gente se fecha o mais possível e tenta ter o maior cuidado em prol dos seus interesses, é difícil encontrar uma verdadeira amizade. O ritmo de vida acelerado em que vivemos, obriga a que a maioria das pessoas se concentre nelas próprias, mas que apesar de isso não ser errado, negligenciam o cultivar de uma boa amizade que à priori poderia ser muito benéfica no futuro.

Uma amizade é benéfica e aqueles que têm uma verdadeira amizade sabem porquê. Um amigo sincero dá apoio ao ponto de chegar a sacrificar-se com o fim de não nos ver a sofrer. Basicamente este é quem nos dá mais apoio nos momentos difíceis, mesmo que isso signifique ir contra os seus princípios, e não sai disparado nem muitos menos se mostra indiferente quando nos vê a passar maus momentos. Mas tenha em atenção, um amigo verdadeiro não é aquele que apoia todas as nossas sugestões, ele muitas vezes critica as nossas ações, porque acredita que estamos a fazer as coisas mal.

(Fábio Ramalho)
(O Comerciante de Sonhos)

Primeiramente vamos tentar definir o que é Amizade. Na minha modesta opinião, amizade é um sentimento completamente inexplicável, que une duas ou mais pessoas de sexos diversos (atualmente existem muitos), visto ser um sentimento totalmente assexuado.

Por razões de difícil explicação, existem algumas pessoas com quem simpatizamos e esse é o primeiro passo para que surja ela, a Amizade. Muitas vezes somos mais irmãos de um amigo, do que do nosso próprio irmão. Por quê?

A melhor explicação é um segundo sentimento, chamado Afinidade. Bem, o que será Afinidade, então? É o primeiro passo para que surja a Amizade. Afinidade é um, digamos, encontro de opiniões, de gostos, de preferências musicais, culinárias, artísticas, seja lá o que for. São pessoas que sequer se conhecem, mas gostam das mesmas coisas, ou quase. Começam a trocar ideias, e vão descobrindo seus "pontos afínicos", e assim se inicia uma amizade.

Essa amizade automaticamente traz uma certa intimidade, levando fatalmente a uma troca de confidências. Muitas vezes o grau de amizade permite alguns desabafos, que nem sempre podemos fazer às pessoas que nos cercam, até mesmo para não melindrá-las. Para isso são excelentes as Amizades Virtuais. Vocês podem ter certeza de que tais desabafos são importantíssimos, pois a pior coisa é ficarmos com alguma coisa "entalada" na garganta. Sapo é bicho de difícil digestão. Então, termos alguém para quem podemos contar certos assuntos delicados, é muito bom.

Por vezes são problemas pessoais que consideramos insolúveis, mas alguém de fora, com isenção total de ânimo, pode por vezes dar uma opinião que ajude na solução. Ou melhor ainda quando "estamos de maré baixa", super aborrecidos com algo que está nos perturbando, só o desabafo com alguém que está longe, e não participa dos fatos, já alivia a tensão.

Por vezes esse amigo além de escutar o desabafo, ainda encontra uma palavra de apoio ou conforto para conosco. Aí então o benefício é duplo. Desabafamos e ainda por cima somos consolados. E isso é muito bom. Acredito que seja bom para os dois lados, pois para quem escuta, é altamente confortador saber que goza da confiança desse amigo.

Claro que por vezes surgem contratempos, um desabafo pode ser mal interpretado, e mesmo uma opinião pode gerar algum mal entendido, e isso pode abalar uma amizade que parecia sólida. É nessas ocasiões que precisa haver um diálogo que permita aparar as arestas. Nunca podemos julgar precipitadamente o porquê de certos atos de nossos amigos. Da mesma maneira que somos magoados, podemos magoar aos outros. Sem que tenhamos essa intenção deliberada de magoar.

Muitas vezes uma atitude que nos parece ser de ajuda é mal interpretada. Que fazer para remediar a situação? Por vezes uma explicação, por vezes colocar-se uma pedra sobre o assunto. Uma amizade sincera é um bem muito precioso para ser desperdiçada por pequenos desentendimentos.

O que não é recomendável em casos assim, são as atitudes radicais, como um afastamento deliberado, ou um silêncio total. Salvo se não interessa mais a manutenção da amizade. Nesse caso, também o recomendável é uma conversa franca, em que se possa explicar o porquê da perda da confiança e da consideração. Tanto em um caso, como em outro, o mais aconselhável é um entendimento amigável, evitando que acabe virando em inimizade, gerando rancores. Então, o certo é que a base de tudo está no diálogo. Um acerto de contas sempre possibilita reabertura de entendimentos.

O maior de todos os benefícios da Internet é a criação dessas "correntes de amizade". Afinal, penso que a solidariedade é o melhor sentimento que pode existir, e essa troca de amizade é a maior demonstração de solidariedade que existe.

Por vezes, por algumas dessa amizades sentimos um carinho um pouco maior, que automaticamente nos faz dedicar um pouco mais de atenção a certos "alguéns". Por que isso? Sei lá! É um sentimento íntimo totalmente inexplicável, que não posso "traduzir". Vem lá de dentro. São pessoas com quem afinamos mais, mesmo sem nenhum outro interesse além de ser Amigo. E isso é muito bonito.

Enfim, Amizade é uma estrada de duas mãos. Para que possamos ser amigos de alguém, é preciso que essa amizade encontre reciprocidade. É algo assim como o Amor. Não podemos esquecer também que temos que ser solidários.

Um dia fiquei pensando sobre as diferenças entre amor e amizade, e depressa descobri que não há assim tantas.

Um amor pode ser mais intenso, mas uma amizade dá mais segurança. Um parceiro amoroso pode ser um grande amigo, e um amigo pode vir a tornar-se em um grande amor.

Um sentimento e o outro estão ligados, quase se confundem por vezes, e seguramente não vivem um sem o outro.

Fiquei pensando e cheguei à conclusão que venha amor ou amizade, a vida sem eles não tem graça nenhuma e seria até insuportável, então pouco importam as diferenças, celebremos apenas as semelhanças!

A amizade é o maior bem do mundo e não tem preço, não dá para comprar! Quem tem, tem, quem não tem, tem que encontrar, porque de outro jeito a felicidade não surge por completo.

Felizmente, tenho em você o sinônimo da união, da beleza das sensações. É que de todas as relações possíveis entre pessoas, a amizade é a mais pura, a mais verdadeira, aliás, ela é a pérola do coral dos sentimentos, a razão da felicidade.

Juntos, temos isso e muito mais! Continue assim, fazendo de rostos sérios, sorrisos radiantes de alegria sem fim!

Agora sei que tenho mais razões para ser feliz. Nossa amizade é muito recente, mas tem-se tornado muito importante para mim. Você é o exemplo perfeito de como uma só pessoa pode trazer mais alegria para a nossa vida.

Que o tempo passe e não leve você para longe de mim. Ainda temos muitas histórias para compartilhar, e momentos de companheirismo para viver. De coração agradeço pela sua amizade!

A vida só faz sentido se tivermos acompanhados de pessoas que nos querem ver felizes. Você tem contribuído para que todos os dias eu tenha mais uma razão para sorrir e isso é algo que não se encontra em qualquer parte do mundo.

Sempre que precisei da sua ajuda, você se mostrou pronto a estender sua mão. Quando eu quis chorar, você deu seu ombro amigo e ouviu meus desabafos. Que mais eu poderia pedir, se você sempre foi tudo o que eu precisei, meu amigo?

Sinto a cada dia que passa que nossa amizade foi feita para ser eterna. Quero retribuir cada gesto seu, por dar meu melhor e ser leal a esta união. Você é um irmão para mim, que eu escolhi para partilhar os momentos mais importantes da minha vida. Sim, nossa amizade é um verdadeiro tesouro e eu jamais vou querer perder você.

As amizades têm tudo para ser eternas. Elas são feitas com pessoas importantes para nós. São a base um amor incondicional, a companhia perfeita que escolhemos para o nosso dia a dia. Perder um amigo é ficar mais pobre e por isso eu tenho muitas saudades de você.

Reconheço que houve momentos em que eu poderia ter agido de forma diferente. No fundo sei que não sou perfeita e que por vezes magoei você desnecessariamente. Se sua amizade não fosse tão importante para mim, eu nem escreveria estas sinceras palavras. Mas eu sinto sua falta o tempo todo e só preciso que perdoe tudo aquilo que fiz.

Quero reviver as aventuras que só são possíveis viver do seu lado, olhar nos seus olhos e perceber que você é a pessoa em quem eu mais confio. As relações especiais merecem sempre uma segunda oportunidade. Vamos dar um abraço de paz e provar que todos os nosso problemas ficaram para trás.

Diria repetidas vezes
Aquilo que sinto
Dentro do peito
Que pula até à garganta
Mas esbarra na distância!
Que separa nossa amizade
De se tornar mais forte
No dia a dia das nossas vidas
No olho-no-olho
No real
Mas não no imaginário
Dessa janelinha
Que se abriu.
Obrigada por sua amizade!

Meu querido amigo, nossa amizade é uma dádiva de Deus e por Ele foi abençoada desde o início. Feliz dia do Amigo!

Você foi um anjo que Deus colocou no meu caminho para me acompanhar na vida. Nossa amizade é sincera, nela se respira verdade, amor, compreensão e respeito.

Todo o dia agradeço a Deus pela sua amizade, e agora agradeço também a você, meu amigo. Longo ou curto, espero que continuemos percorrendo nossos caminhos lado a lado, até ao fim.

Eu sei que a nossa briga foi muito feia e que grande parte da culpa é minha. Eu disse coisas que jamais deveria ter dito e você acabou muito magoado comigo. Peço desculpa por tudo o que aconteceu!

Se hoje deixo o meu orgulho de lado e quero dirigir estas palavras até você, acredite, querido amigo, que é porque a nossa amizade é um bem precioso para minha vida. E se ela é tão valiosa assim, então eu não a quero perder.

A amizade, quando sincera, quando genuína, é um dos maiores tesouros que alguém pode possuir em vida, e que deve estimar com fervor. É assim que eu encaro a sua amizade, minha querida, uma bênção, um tesouro de valor inestimável, pois a nossa amizade não é apenas verdadeira, mas também antiga e onde se depositaram ao longo dos anos um sem fim de confidências.

É um orgulho poder afirmar que disponho da sua amizade há tantos anos, que juntas soubemos construir um relacionamento sincero e único através de todo esse tempo. Sempre soubemos contornar ou saltar qualquer obstáculo que a vida nos jogou no caminho. Sempre soubemos salvaguardar o mais importante, e colocar a amizade em primeiro lugar.

É uma alegria, um orgulho, um conforto maravilhoso saber que nossa amizade é, depois destes anos todos, este porto seguro, este chão tão estável. Amiga, eu te amo de coração.

Amizade é sentimento que não tem preço e sem o qual a vida se tornaria insuportável. E a minha, em particular, seria um deserto sem a sua amizade em especial.

Você significa muito para mim, mais do que talvez imagine, e tudo o que mais desejo é que nossa amizade jamais chegue à sua reta final, e antes que seja eterna, que sobreviva mesmo a nós.

Eu lhe agradeço pelo carinho, pelo apoio, pelas horas compartilhadas entre sorrisos ou lágrimas; eu lhe agradeço por tudo, e principalmente por existir em minha vida. Eu amo você!

Nem sempre nossos colegas de trabalho viram amigos, nem sempre a amizade se prolonga para lá do emprego. E eu não imaginava sequer, quando nos falamos pela primeira vez na empresa, que aquela primeira conversa seria o início de uma amizade tão importante. No entanto, houve logo uma cumplicidade inicial, um clima amistoso que já fazia antever que nos daríamos muito bem.

Como colega de trabalho você sempre cooperou comigo, me ajudando em todas as dificuldades. Você foi o meu apoio em todas as horas e seus conselhos foram verdadeiramente importantes para poder desempenhar bem minhas funções. E entre almoços e conversas durante o tempo que fomos compartilhando, você começou fazendo parte das pessoas importantes da minha vida.

Sou grato por todos esses momentos que trouxeram você até mim. Sei que nossa amizade irá continuar, mesmo que sigamos rumos diferentes no futuro. Obrigado por ser uma genuína companheira, ontem, hoje e sempre.

Nossa amizade está abalada, mas não significa que esta tenha chegado ao final. Eu acredito que ainda é possível salvá-la.

Eu gosto muito de você, e gostava que você acreditasse também, que você concluísse que nossa amizade ainda dará muitos frutos, que tudo o que já vivemos tem demasiado valor para que a descartemos desta forma. Gostava muito de continuar contando com sua amizade, mas agora tudo depende do que você quer...

A amizade está presente na vida de todas as pessoas. Não há ninguém que seja feliz totalmente sozinho, pois o ser humano vive em sociedade e necessita sempre de ter alguém por perto. E como é bom podermos viver aventuras e momentos inesquecíveis junto de pessoas que nos amam de verdade.

Uma amizade não tem prazo de validade, mas requer cuidado e atenção. Assim como se rega na medida adequada a flor mais linda do nosso jardim, um bom amigo merece respeito, lealdade e gestos de carinho. Somos responsáveis por estimar e dar atenção a nossos companheiros e certamente que nenhum deixará de retribuir se agirmos desse jeito.

Ser amigo é estar por perto nos bons e maus momentos. É abdicar dos nossos próprios interesses e dar do nosso tempo e esforço para que a relação cresça cada vez mais. Quem não cuida de seus amigos acaba perdido em um vazio e como eu sou feliz por ter todos vocês preenchendo os meus dias.