A inveja é coisa de gente pequena, de gente que não vive bem com sucesso de outras pessoas. Você é minha grande desilusão! Julgava ter uma amiga, sabe? Acontece que você foi falsa e mesquinha, porque nunca se importou verdadeiramente comigo.
Na verdade, seu ciúme demonstra o quanto sua personalidade é triste. É que amiga não tem inveja, não conhece malvadez. Amizade é cumplicidade e satisfação com a felicidade e conquista do outro. Você é uma falsa amiga, contudo torço por seu bem-estar.
Aprendi que, independentemente do que façamos, haverá sempre quem critique nossas atitudes. Para o bem ou para o mal, as pessoas se acham no direito de julgar, e se deixam levar por sentimentos ruins como a maldade e a inveja.
Por isso, chegou um momento em que percebi que só consigo estar bem comigo mesma se ignorar aqueles que tentam roubar minha paz. Passei a dar ouvidos ao que realmente vale a pena, e percebi como a vida pode ser maravilhosa quando nos rodeamos apenas daquilo que é positivo.
As pessoas são capazes das maiores proezas. Elas conseguem erguer muralhas pintadas a lápis de cor, mas são capazes de destruir esses muros com as próprias mãos. Você, minha grande amiga, é daquelas mulheres que constroem as muralhas.
Acontece que você está rodeada de pessoas que querem estragar tudo aquilo que você conquista. São pessoas mesquinhas, invejosas, que sentem ciúme por você ser linda por dentro e por fora. Na verdade, as pessoas sentem medo de quem é empenhado, de quem corre atrás dos objetivos.
É por isso que você tem de ser forte, não pode dar importância para esses ciumentos, para esses invejosos. Levante a cabeça sempre! Coloque um sorriso no rosto e continue seu caminho sem receios!
O invejoso só almeja o que nós possuímos e nunca o esforço e dedicação que foram necessários para conseguirmos o que temos.
Perda de tempo
esforço a mais, em vão,
vendavais...
ódio mudo
contra-mão,
vento
que derruba tudo
ao chão.
Inveja é
luta desperdiçada
que arrebata o próprio vigor,
impedindo momentos
risonhos...amor.
A inveja puxa a vida
pra trás,
deturpa, divide,
produz tormentos,
ativa a ferida,
ainda mais,
acende lamentos,
tira a paz.
(Ivone Boechat)
Não se incomode com as pessoas que a invejam. Tente em vez disso ser compreensiva, pois estamos falando de seres infelizes que sonham apenas ser um pouco daquilo que você é.
Quem não tem capacidades para se afirmar, recorre sempre à crítica e à fofoquice. Você só tem que encarar isso com a maior das naturalidades e deixar que as invejosas fiquem remoendo as suas frustrações.
Há quem perca tanto tempo se preocupando com a vida dos outros que suspeito que os dias dos invejosos têm mais horas que os meus.
Seja por cobiça ou dor de cotovelo eu não suporto pessoas invejosas!
Sua inveja está destruindo nosso bem-estar! Não aguento mais escutar algumas coisas. E começo questionando se você também fala mal de mim nas minhas costas. Não esperava isso do seu caráter!
Você sempre foi uma pessoa muito querida, cheia de energia positiva e extremamente confiante. É por isso que não entendo o motivo de tanta inveja, de tanta soberba, de tanta avareza! Por favor, se liga! Viva sua vida e pare de dar atenção a quem está passando ao seu lado.
Eu vou ser mais forte que tudo e tentar ir além dos meus próprios limites para mostrar aos invejosos que nada consegue me derrubar. Não vou desistir e enfrentarei o que for preciso para triunfar.
E no dia em que eu der a volta por cima, será muito bom ver o rosto contrariado de todos os que desejam o meu fracasso.
Não pague na mesma moeda aos invejosos que a toda hora tentam prejudicar você. Responda com seu melhor sorriso para que eles percebam que não a afetam minimamente.
A maior frustração que existe para aqueles que odeiam você é ver a sua felicidade. Mostre-se indiferente perante as críticas alheias e desfrute plenamente a vida como bem entender.
Não existe alegria na inveja nem felicidade em viver a vida das outras pessoas. Me desculpe, amiga, mas você está ultrapassando o limite do razoável. Por favor, se liga!
Você tem tudo para ser feliz, para se orgulhar do que vê quando olha no espelho, mas não, parece que a inveja – sentimento tão mesquinho, é mais forte que o amor que vive em seu coração.
Sim, porque ele toma conta do seu jeito de viver e isso é mau, é negativo e fecha todas as portas à paz e ao amor-próprio! Por favor, amiga, seja feliz de verdade!
Você me pergunta quem eu sou, mas eu não tenho uma resposta preparada. Pois para quem eu gosto e gosta de mim eu sou um anjo, sou a alegria, a amizade, uma força imparável quando é para defender quem amo.
Mas para quem me despreza, quem fala de mim nas costas, quem me atraiçoa ou me abandona eu sou indiferença, sou desapego e desprezo.
E para quem me inveja eu sou o pesadelo que atormenta suas mentes pequenas!
Nunca pensei que sua inveja pudesse chegar tão longe. Esse é um sentimento frio, amargo e muito cruel. A inveja não traz algo de bom, não carrega qualquer positividade.
E se você pensa o contrário fique sabendo que está enganada. Muito enganada! Eu, por exemplo, confesso que estou profundamente decepcionada com suas últimas atitudes.
Não é isso que espero de uma amiga, não é isso que uma pessoa deve tratar as outras. Viva por si, porque você é muito bela, mas por favor se liga, amiga! Não se esconda atrás de sentimentos mesquinhos e reprováveis como a inveja.
É difícil lidar com o comportamento daqueles que nos invejam. Pessoas invejosas são imprevisíveis e capazes de tudo para nos prejudicar. Mas o pior que podemos fazer é mostrarmos medo ou deixarmos que elas nos incomodem.
Use seu melhor sorriso contra aqueles que querem ver você chorar. Erga bem alto a cabeça perante aqueles que querem ver você no chão. A inveja dos outros só é uma prova do seu sucesso. Orgulhe-se por ser tudo aquilo que os outros gostariam de ser também.
Sentir que nos invejam não é uma sensação agradável, principalmente porque tememos que essa inveja nos afete negativamente. Mas as palavras e os sentimentos de pessoas mesquinhas só têm o poder que você lhe quiser dar.
Ignore os invejosos, se sentem isso de você, é porque você tem algo que eles também querem. Seja superior e siga seu caminho sem pensar duas vezes nessas pessoas. O segredo da felicidade está em não nos importarmos com o que a maioria pensa ou opina sobre nós.
Que sentimento – esse, que vocês sentem, meus filhos! Me sinto imensamente desiludida por ver meus filhos disputando tudo, se confrontando sem razão. Parecem rivais, não irmãos!
Estou cansada de tanta inveja. Que coisa feia, meus filhos! É que vocês sempre foram educados com amor, carinho e bons princípios – ideais de como tratar o próximo.
Na verdade, tenho esperança que essas brigas não passem de uma fase profundamente infantil, mesquinha! É que os dois são minha vida e deposito toda minha confiança em vocês, meus amores!
Minha filha, a inveja fecha todas as portas e todas as janelas com vista para a felicidade! Sua prima não merece o tratamento que você lhe está dando. Não é justo! Não foi isso que ensinei para você!
Não entendo a razão de tanto ciúme, sabe? Parece que você tem raiva dela! Vocês são do mesmo sangue, são família. Por favor, eu lhe peço, pondere suas atitudes, porque é você quem está errada! Seja feliz com a felicidade de sua prima!
Eu gosto muito de você! Nossa amizade significa muito para mim, mas não posso deixar passar em branco tudo que estou sentindo. É inacreditável como você tem tanta inveja - não consegue ficar feliz com o sucesso dos outros.
Está sempre preocupada e colocando barreiras e obstáculos no caminho de amigos, colegas. E aí fico pensando: será que comigo é igual? Será que fica falando mal nas minhas costas. Se liga, amiga!
Só a felicidade merece ser contagiada! Então mude sua forma de encarar o mundo, a vida, as pessoas e seja feliz! Vou estar aguardando o melhor de seu coração. Beijo!
Inveja é bicho feio que machuca o coração do invejoso e o bem-estar de quem é invejado! Cansei de aturar seus ciúmes, sua revolta. Somos irmãs! É até pecado você sentir tanta frustração em relação a minha pessoa.
É que suas atitudes fazem com que nossas brigas sucedam toda a hora por motivos indecentes! Desejo que nossa relação melhore e espero que você goste do reflexo de seu espelho, porque aí esse ciúme ridículo vai acabar por desaparecer. Beijo com toda verdade, minha irmã!
Não há algo pior que inveja entre amigas! Na verdade, toda a inveja é suja, está repleta de avareza e de todos os outros sentimentos negativos e escuros. Sentimentos que não permitem que se caminhe livremente.
Acontece que entre amigas é pior ainda, aliás, isso é coisa que nem deveria existir na em uma relação assim. É que amizade é um sentimento puro onde só existe espaço para o bem e a felicidade. Eu vivo torcendo pela felicidade de todas as pessoas!
A vida é demasiado curta para ser desperdiçada com inveja e falsidade. Infelizmente, muitas pessoas não percebem isso e acabam por não desfrutar o suficiente das coisas boas que cada dia nos dá.
Fofocar e ficar cuidando do que os outros dizem e fazem é abdicar de lutar pelos próprios sonhos. Preocupe-se apenas com seus problemas e com certeza que conseguirá encontrar melhores soluções para eles.
Por mais humilde que você seja e por mais mérito que tenha nas suas vitórias profissionais, haverá sempre gente que estará invejando o seu sucesso. São as pessoas que elogiam com hipocrisia sempre que você faz algo bem, mas que no seu coração desejam ver um passo em falso da sua parte.
Se você está rodeado no trabalho de pessoas assim, não desanime. Na verdade isso é uma evidência de que você é alguém bem melhor que elas.
O local de trabalho é sua segunda casa, minha irmã! Você deveria estimar seu emprego e suas colegas de profissão. É que toda essa revolta, toda essa soberba vão acabar destruindo seu bem-estar.
O bem dos outros não pode nunca ser motivo de inveja ou ciúme, porque a vida é curta demais para jogar fora tempo com coisas mesquinhas como essas. Por favor, pondere seu comportamento e não gaste sua energia com negativismo.
Esse seu jeito de viver não vai fazer você feliz, minha irmã! Sinto saudade de ver seu rosto transparecendo alegria, vivacidade, paz e harmonia. Na verdade, não entendo por que motivo você tem andado com inveja de todo mundo.
Pare de se meter em assuntos de outras pessoas, porque ninguém está preocupado com sua vida! Se liga, por favor, minha irmã! Preciso ver seu sorriso novamente. Preciso ver você feliz! Beijo cheio de esperança.
Quando você se aceita, você se liberta porque não precisa que ninguém aceite você. Se aceitar é se amar a si mesmo com suas qualidades e defeitos. É não precisar que ninguém diga quão bela você é, ou como você é inteligente e autêntica.
Você deve ser a primeira pessoa a dizer isso. Acima de tudo, você deve ser a primeira pessoa a acreditar que é maravilhosa. Afinal, se você não acredita em você mesma, quem irá acreditar? Pense nisso! Não deixe que insegurança destrua a sua autoestima.
Não deixe que pessoas inseguras e invejosas coloquem você para baixo. Procure sempre estar cercada de pessoas que lhe fazem bem. Afaste-se de pessoas negativas, cínicas e invejosas. E pare de uma vez por todas de se odiar por aquilo que você não é, e ame-se por tudo aquilo que é. Seja gentil com você mesma e perdoe-se quando for necessário.
E se alguém não valorizou você como merecia, lembre-se que isso não diminui suas virtudes. Talvez essa pessoa não foi capaz de conviver com alguém tão especial e virtuosa. Talvez essa pessoa seja fraca.
Mas você é forte, lembre-se! Lute sempre para manter aceso o seu amor-próprio, um amor que deve ser eterno. Mesmo quando você estiver triste, desiludida e arrependida, o seu amor-próprio deve falar mais alto! Ame-se hoje, amanhã e sempre.
Se algumas pessoas ocupassem seu tempo com o que importa, muita inveja e maldizer desapareceriam deste mundo!
Aprendi que qualidade é mais importante que quantidade. Aprendi que se respeitar é mais importante do que impressionar. Aprendi a gostar mais de quem eu sou, do que da pessoa que os outros querem que eu seja.
Aprendi a buscar o equilíbrio e ser honesta com os meus anseios, e a não deixar que o que os outros fazem, desejam ou conquistam tenha impacto na minha vida. Aprendi a ficar focada em coisas que me façam feliz e me tragam satisfação, e não apenas em coisas que possam me trazer dinheiro.
Aprendi a valorizar mais o meu tempo. Aprendi a não dedicar a minha amizade a pessoas que não merecem. Aprendi a reconhecer para mim mesma quando sinto ciúmes ou inveja. E aprendi a pensar sobre isso até o ponto de entender de onde vêm esses sentimentos para poder me reconciliar comigo e com as minhas fraquezas.
Aprendi que a grama do vizinho nem sempre é tão verde quanto parece, e se realmente é, não é por pura sorte, mas porque ele se dedicou muito ao jardim!
Aprendi que mais importante do que ter um corpo bonito a qualquer custo, é ter saúde. Aprendi que as partes mais importantes do meu corpo são o coração e o cérebro e não os glúteos.
Aprendi que reclamar não adianta se eu não descruzar os braços e arregaçar as mangas. Aprendi que a minha vida está só começando, e que eu não preciso ser tão ansiosa.
E aprendi que a felicidade é muito subjetiva, e que algumas pessoas preferem comprar, outras preferem conquistar. E que para alguns a felicidade é grande e cara, e para outros ela pode ser pequenina e passar voando, como uma borboleta.
A Loucura resolveu convidar os amigos para tomar um café em sua casa. Todos os convidados foram. Após o café, a Loucura propôs:
- Vamos brincar de esconde-esconde?
- Esconde-esconde? O que é isso? - perguntou a Curiosidade.
- Esconde-esconde é uma brincadeira. Eu conto até cem e vocês se escondem. Ao terminar de contar, eu vou procurar, e o primeiro a ser encontrado será o próximo a contar.
Todos aceitaram, menos o Medo e a Preguiça.
- 1, 2, 3,... - a Loucura começou a contar.
A Pressa escondeu-se primeiro, em um lugar qualquer. A Timidez, tímida como sempre, escondeu-se na copa de uma árvore. A Alegria correu para o meio do jardim. Já a Tristeza começou a chorar, pois não encontrava um local apropriado para se esconder. A Inveja acompanhou o Triunfo e se escondeu perto dele de baixo de uma pedra. A Loucura continuava a contar e os seus amigos iam se escondendo. O Desespero ficou desesperado ao ver que a Loucura já estava no noventa e nove.
- Cem! - gritou a Loucura. - Vou começar a procurar.
A primeira a aparecer foi a Curiosidade, já que não aguentava mais, querendo saber quem seria o próximo a contar. Ao olhar para o lado, a Loucura viu a Dúvida em cima de uma cerca sem saber em qual dos lados ficar para melhor se esconder. E assim foram aparecendo a Alegria, a Tristeza, a Timidez... Quando estavam todos reunidos, a Curiosidade perguntou:
- Onde está o Amor?
Ninguém o tinha visto. A Loucura começou a procurá-lo. Procurou em cima da montanha, nos rios, debaixo das pedras e nada do Amor aparecer. Procurando por todos os lados, a Loucura viu uma roseira, pegou um pauzinho e começou a procurar entre os galhos, quando de repente ouviu um grito. Era o Amor, gritando por ter furado o olho com um espinho!
A Loucura não sabia o que fazer. Pediu desculpas, implorou pelo perdão do Amor e até prometeu segui-lo para sempre. O Amor aceitou as desculpas... Hoje, o Amor é cego e a Loucura o acompanha sempre.
O Amigo é...
Aquele que nos dá coragem,
mas quer a coragem também.
Aquele que nos abre a porta,
mas pode fechá-la também.
Aquele nos dá um empurrão,
mas quer ser empurrado também.
Aquele que vibra com o nosso sucesso,
e nós com o dele também.
Aquele que resiste sua inveja,
mas é resistente à nossa também
Aquele que nos dá carinho,
mas quer ser acarinhado também.
Aquele que cobra pouco,
mas é cobrado pouco também.
Aquele que nos consola,
mas quer ser consolado também.
Aquele que nos acompanha,
mas quer companhia também.
Aquele que nos dá seu calor,
mas quer ser aquecido também.
Aquele que nos dá amor,
mas quer ser amado também.
Aquele que nos dá sua amizade,
e quer um amigo também...