Mensagens sobre Obstáculos

O amor verdadeiro que une uma família é um sentimento que não se pode explicar. É como se já fizesse parte de nós desde nosso nascimento, como se já estivesse escrito algures que a família é para amar por toda a vida. E como é maravilhoso ver como, apesar das dificuldades dos nossos tempos, ainda há famílias que lutam por permanecerem juntas e não se separarem.

Não se trata de serem sangue do mesmo sangue ou de partilharem, em algum momento, a mesma casa. Fatores como esses não garantem carinho e estima por alguém. O motivo desse amor tão genuíno é a gratidão que cada membro sente para com seus parentes. É saber que em diversas ocasiões eles estiveram por perto, dando força, conselhos e muitas vezes até se esforçando para termos o que comer e vestir.

Quem tem uma família unida por esse amor tão especial é um verdadeiro abençoado. Lute também pela felicidade da sua e vai ver que será recompensado.

Não é porque hoje parece que o mundo desabou na sua cabeça que amanhã o dia não pode nascer maravilhoso e cheio de coisas boas para você. Sei que é difícil manter a esperança em um futuro melhor quando se atravessam dificuldades, mas deve tentar, pois eu sei que esse amanhã cheio de luz perfeita irá nascer.

Hoje você está sofrendo, mas não deve matar a esperança e a fé, pois elas lhe darão forças para continuar lutando e será isso que levará você até um futuro melhor. Força e nunca desista!

Se você abre uma porta, você pode ou não entrar em uma nova sala. Você pode não entrar e ficar observando a vida. Mas se você vence a dúvida, o temor, e entra, dá um grande passo: nesta sala vive-se!

Mas também tem um preço. São inúmeras outras portas que você descobre. Às vezes curte-se mil e uma. O grande segredo é saber quando e qual porta deve ser aberta.

A vida não é rigorosa, ela propicia erros e acertos. Os erros podem ser transformados em acertos quando com eles se aprende. Não existe a segurança do acerto eterno.

A vida é generosa, a cada sala que se vive, descobre-se tantas outras portas. E a vida enriquece quem se arrisca a abrir novas portas. Ela privilegia quem descobre seus segredos e generosamente oferece afortunadas portas.

Mas a vida também pode ser dura e severa. Se você não ultrapassar a porta, terá sempre a mesma porta pela frente. É a repetição perante a criação, é a monotonia monocromática perante a multiplicidade das cores, é a estagnação da vida...

Para a vida, as portas não são obstáculos, mas diferentes passagens!

Mesmo quando tudo parece perdido, quando as dificuldades se acumulam. Mesmo quando parece não haver saída, você pode confiar em Deus.

Pois tudo pode faltar e todos podem abandonar a sua vida que Deus estará sempre ao seu lado. E quando menos esperar Ele fará os problemas desaparecerem e trará a luz de volta à sua vida.

Confie em Deus, confie no Seu tempo, pois se hoje você está mal é porque deve aprender e evoluir no seu caminho para chegar a um lugar melhor.

Deus não se esqueceu de você, nem está demorando Sua justiça, apenas para tudo há um tempo certo. E se continuar lutando e acreditando, em breve chegará à felicidade que Deus tem guardada para você. Tenha fé e confie sempre em Deus!

Pensar que algo do passado poderia ter sido feito de outra forma ou mudar de opinião sobre o que já havia decidido anteriormente, não deveriam ser tratados como fracasso. Nossas vidas estão se tornando cada vez mais dinâmicas e olhar determinado assunto por outro lado não é nada de incomum muito menos errado.

Sentir arrependimento não pode ser tomado como um sentimento negativo ou que deve ser sempre censurado. Imaginar que alguns momentos da sua vida poderiam ser diferentes pode ser até transformado em algo positivo se for pensado como pode evitar tal fato futuramente.

O problema está em arrepender-se frequentemente, o que pode desencadear um intenso sofrimento por não estar satisfeito com a vida que está vivendo. O arrependimento deve surgir de forma esporádica, e quando aparecer que seja utilizado como incentivo para nunca mais ser repetido.

Arrepender-se de alguns poucos momentos pode mudar positivamente a forma como enxerga sua vida, mas viver achando que tudo deveria ter sido diferente, pode mostrar que existe uma grande dificuldade para conseguir realmente mudar de vida.

A vida nem sempre tem sido fácil para mim e o caminho por vezes se tem revelado mais duro que aquilo que parecia, mas todos os dias tenho aprendido lições importantes que me vão ajudando a ser a pessoa que sou.

É nos momentos de dificuldade que percebemos a verdadeira força do nosso caráter. E hoje, mais do que nunca, não temo os desafios que estão para chegar.

Meu Deus, tudo que tenho e tudo que eu sou devo ao Teu poder e amor. Os dias não têm que ser tão difíceis como parecem e nem todas as dificuldades são razões para desistir quando temos a companhia do Pai Celestial em nossa vida.

Agradeço muito por cuidares de mim como ninguém. Meu maior prazer e honra é poder seguir Tuas leis.

Nós não temos a inércia a nosso favor, se há algo em nossas vidas que não gostamos, devemos nos esforçar para mudar. Ninguém fará isso por nós! Somos os grandes responsáveis pela nossa vida, por tudo de bom e de mau que nos acontece, por todas as nossas realizações e frustrações. Tudo que fazemos diariamente, das coisas mais simples até as mais complexas interferem no curso de nossa vida.

Se há algo que lhe inquieta, que lhe deixa triste, infeliz, inseguro, ou que lhe tira a paz, reflita e tente descobrir o que você pode fazer para mudar, para melhorar. Nunca esqueça que você tem o poder de transformar a sua vida, não foque nos desafios e obstáculos, foque nos seus objetivos, foque no que é bom. Confie no seu poder de realização.

Só você é capaz de saber o que realmente lhe faz bem e lhe faz mal e reagir a isso. Respire fundo, olhe para dentro de si e desperte a força adormecida dentro de você. Confia no seu poder de transformação.

Os obstáculos e problemas fazem parte do dia a dia. Não temos como fugir às dificuldades e só temos um caminho. Enfrentar! É hora de olhar de frente para o que está incomodando e dar a volta por cima.

Devemos arrumar um jeito de vencer nossos medos interiores, batalhar contra tudo que se opõe às vontades, sonhos e desejos mais fortes. Basta de aceitar as cores escuras da vida. É tempo de pintar o dia da cor que mais queremos.

Se não mudarmos o que não gostamos e nos prejudica então nada ficará melhor, belo e emocionante. Vamos transformar lágrimas em sorrisos, tristezas em felicidades. A vida é bela mesmo com todos os obstáculos!

Às vezes partimos em busca de nossos objetivos, mesmo sem termos certezas de qual será o melhor caminho para lá chegarmos. Com fé no coração não existem medos; apenas vontade de triunfar.

Acredite sempre, não importa as circunstâncias. É provável que as dificuldades acabem por surgir, mas se nunca duvidar sua determinação fará o resto.

Seguir em frente nem sempre é fácil, mas às vezes é a única alternativa que nos resta. Há momentos em que simplesmente temos que ser fortes, enfrentar qualquer dificuldade e superar tudo que nos está entristecendo.

Somos mais capazes que aquilo que pensamos e não há limites quando estamos determinados e com o coração carregado de esperança. Acredite que o que ficou para trás será esquecido se continuar lutando todos os dias por um amanhã melhor.

Você é um sonhador, você é um lutador! Se você não desistir, será a cada dia melhor. Quem sonha, quem acredita e quem luta sabe fazer acontecer, e faz acontecer! E mesmo com medo segue em frente, porque quando o medo bate, vai com medo mesmo assim.

A vida é cheia de caminhos tortuosos e dias difíceis, mas é preciso olhar sempre adiante, nunca podemos parar diante de um obstáculo. É preciso tentar ultrapassá-lo. É preciso abrir os olhos e o coração para lutar pelas vitórias e ter humildade, caso venha a derrota. Mas mesmo perdendo a gente sempre ganha, porque é tentando que se aprende, e podemos aprender muito com os erros.

É preciso sonhar, é preciso acreditar, é preciso lutar. E se a vitória não vier hoje, vem amanhã. O importante é continuar tentando!

Até aqui viajamos juntos. Passamos vilas e cidades, cachoeiras e rios, bosques e florestas. Não faltaram os grandes obstáculos.

Frequentes foram as cercas, ajudando a transpor abismos. As subidas e descidas foram realidade sempre presente. Juntos percorremos retas, nos apoiamos nas curvas, descobrimos cidades. Mas agora chegou o momento de cada um seguir viagem sozinho.

Que as experiências compartilhadas no percurso até aqui sejam a alavanca para
alcançarmos a alegria de chegar ao destino projetado.

A nossa saudade e a nossa esperança de um reencontro aos que, por vários
motivos, nos deixaram, seguindo outros caminhos.

O nosso agradecimento àqueles que, mesmo de fora, mas sempre presentes, nos
quiseram bem e nos apoiaram nos bons e nos maus momentos.

Dividam conosco os méritos desta conquista, porque ela também pertence a vocês. Uma despedida é necessária antes de podermos nos encontrar outra vez.
Que nossas despedidas sejam um eterno reencontro!

Quando a vida insiste em maltratar, derrubar e destruir todos os sonhos, talvez esteja na hora de mudar. Uma mudança não é uma derrota, mas apenas uma virada de rumo inteligente, pois de nada vale continuar insistindo em um percurso que sabemos estar condenado.

Às vezes os obstáculos são isso mesmo: avisos para que mudemos nosso caminho. Mas nem sempre uma mudança de caminho significa uma mudança nos objetivos a alcançar. Às vezes apenas precisamos mudar a forma como chegar a um mesmo lugar.

Por isso, se acha que tudo está dando errado há demasiado tempo não mude seu caminho, a forma como luta, mude o que achar que deve mudar. Simplesmente não fique batendo na mesma porta quando esta provou que jamais se abrirá. Boa sorte e boas lutas!

A família é a demonstração perfeita de amor incondicional. Quando os seus membros remam na mesma direção, não há obstáculo ou dificuldade que ponha sequer em causa a união existente.

É uma verdadeira bênção ter uma família feliz, mas isso não acontece por acaso. Apenas com esforço, paciência e compreensão se consegue um apego perfeito entre todos.

Ir mais além.
Vencer um desafio,
Procurar a superação,
Escapar por um fio,
E torná-se campeão,

Superá-se em cada gesto,
Conquistar o infinito,
Ir mais alam do que o certo,
Ultrapassar o mais bonito,

Ir além da superação
E conquistar o impossível,
Ir além da imaginação
Para vencer o invencível.

(Rômulo Raulino)

O Jiu-jitsu não persegue, apenas, um ideal de defesa pessoal ou o ouro nas competições. Muito mais que isso, engloba um conjunto de conhecimentos que transportam o Budo, essa quintessência das artes marciais do oriente.

Ao apresentar-se, o principiante busca, normalmente, aprender as técnicas que lhe permitam defender-se eficientemente de eventuais agressões físicas. Mas também, muito normalmente, ele perde o auto-controle se for agredido moralmente. Já o iniciado, o graduado, deverá perseguir o Budo desenvolvendo um equilíbrio entre a sua parte física e a mental, buscando atingir um profundo auto-conhecimento. À medida que o iniciado progride na escala hierárquica, deverá, cada vez mais, dominar-se a si mesmo, da mesma forma que pode dominar seus adversários; deverá, cada vez mais, concentrar-se no desenvolvimento de sua harmonia interior e na sua interação e integração com o Universo.

Todo aquele que atingir o nível de Sensei ou Shi-han julgando-se invencível ou superior, não tendo desenvolvido um excelente autocontrole psicossomático, nem tendo conhecido as verdadeiras essências da Arte da Suavidade e da Suavidade da Arte, não é um Sensei nem um Shi-han: é um imbecil. Pode até ter passado a vida "ensinando" Jiu-jitsu, mas na realidade não conseguiu aprender nada! Acabou morrendo na praia. Esta dica serve de alerta para muitos principiantes, que buscam, apenas, vencer uma briga no lusco-fusco de uma danceteria da moda. Não é preciso quebrar o pescoço de um desafeto para provar que se pode vencê-lo; é necessário, apenas, saber que se pode vencê-lo.

Nas entrelinhas do treinamento, o professor deve deixar o Jiu-jitsu trabalhar a energia interior de seus discípulos; evitar que usem demasiadamente a força bruta; desenvolver no espírito deles o espírito da Arte Suave; promover neles o melhor equilíbrio entre razão e emoção. Le coeur a des raisons que la raison elle-mêmme ne connait pas: o velho filósofo francês dizia que o coração tem razões que a própria razão desconhece. Para um praticante verdadeiramente bem desenvolvido em Jiu-jitsu, esse desconhecimento será o menor possível.

Saber dominar e controlar seu corpo e sua mente é o objetivo final do iniciado em Jiu-jitsu. A luta é apenas uma parte integrante do caminho que leva a esse objetivo, porque quem possui a morte nas mãos deve possuir, também, a responsabilidade e a coerência daí decorrentes. Boa parte da Sabedoria está em poder distinguir o todo da parte e a parte da meta. Quem não consegui-lo, jamais será um verdadeiro sensei.

Por melhor que seja, um livro não pode condensar a filosofia do Jiu-jitsu num único capítulo. A filosofia só pode ser transmitida pessoalmente, aos poucos através dos anos, com a vivência e a convivência entre professores e alunos. Formar um lutador é fácil, a dificuldade consiste em formar um discípulo. Eu mesmo já formei muitos lutadores, ótimos lutadores, mas meus discípulos se contam com os dedos de uma só mão. Meus alunos poderão até levar avante a minha técnica, porém, somente meus discípulos conseguirão imortalizar minha memória, junto com a filosofia, o conhecimento e os segredos que herdei de Américo e de Loanza (*).

E assim será com todos os outros professores que ensinam o verdadeiro Jiu-jitsu.

(Jiu Jitsu & Judo)

Esta data também é sua, madrinha! Feliz Dia das Mães! Você sempre esteve presente em todos os momentos relevantes da minha vida. Nunca deixei de sentir sua presença nas horas de alegria, mas também nos instantes de maior dificuldade.

É por isso que você é como uma mãe para mim! Seu apoio sempre significou demasiado! Agradeço por tudo. Tenha um dia maravilhoso, madrinha!

Mantenha-se firme no seu caminho mesmo que as dificuldades surjam sem aviso. Não tema os obstáculos e permaneça otimista perante qualquer problema.

A vida deve ser encarada com esperança e muita positividade. Na verdade, viver é uma arte que merece ser trabalhada desde logo. Não desista! Continue!

A pessoa que sou será sempre o reflexo das ações que cometi no passado. Tenho muito orgulho no meu percurso e nesta minha formatura quero que todos estejam ao meu lado. Sintam-se convidados para esse dia tão importante.

Será o desfrutar de tantas batalhas que venci, de todos os obstáculos que ultrapassei. Não foi fácil mas, como tudo na vida, foi possível. E hoje estou feliz.

Meu amor, nesta carta vai apenas um pouco do que eu quero dizer, pois o que sinto, na verdade, é impossível de ser expresso em palavras. Há algo muito especial que fez com que déssemos as mãos e caminhássemos lado a lado todo este tempo, uma mágica que nos transcende e torna cada dia vivido ao seu lado uma passagem maravilhosa.

Sei que no futuro olharemos para trás e recordaremos com carinho as promessas que fizemos e concretizamos, os sonhos que traçamos e conseguimos alcançar, as dificuldades que juntos ultrapassamos. Mas por agora quero desfrutar da vida e de todos os instantes de paixão, pois quando você está perto de mim o tempo voa e parece que tudo pode acontecer.

Eu quero que esta nossa união permita que continuemos a compartilhar momentos inesquecíveis que contarão um pouco da nossa história. Acredite que o amor que sinto por você é infinito, incondicional e que nada nem ninguém conseguirá mudar isso.

Meu Deus, em um dos piores momentos da minha vida Tu me deste forças para lutar e coragem para enfrentar meus medos.

Graças à Tua bondade e ao Teu amor superei mais uma dificuldade. Obrigada, Senhor, pois sem Ti nada seria possível!

Tu és a brisa que na noite fria aquece meu coração, e a luz que ilumina todos os dias o meu caminho.

Eu Te devo a vida e tudo que já conquistei nela, pois é a Ti que vou buscar o que preciso para triunfar.

Chegou o dia de me despedir de todo a gente desta empresa. Acaba sendo um momento de tristeza também, visto que todos vocês foram marcantes nesta minha passagem por cá. Sei que saio desta casa mais rico, de tantas experiências vividas e levarei cada um de vocês em meu coração.

A meu incrível chefe, um agradecimento em particular. Não é fácil trabalhar em uma posição de tanta responsabilidade. Mas você sempre exerceu sua autoridade de forma justa, me respeitando como pessoa e funcionário. Seu lado humano se sobressai em todas as alturas e eu pude sentir isso diversas vezes.

A meus colegas que me proporcionaram um ambiente de trabalho fantástico, um genuíno e sincero obrigado por tudo. Nada foi impossível para nossa equipe, tal era a cooperação entre todos. O apoio e o companheirismo de vocês são únicos, algo que terei dificuldade em reencontrar em outro lugar.

Ante as dificuldades do cotidiano, exerçamos a paciência, não apenas em auxílio aos outros, mas igualmente a favor de nós mesmos.
Desejamos referir-nos, sobretudo, ao sofrimento inútil da tensão mental que nos inclina à enfermidade e nos aniquila valiosas oportunidades de serviço.

No passado e no presente, instrutores do espírito e médicos do corpo combatem a ansiedade como sendo um dos piores corrosivos da alma. De nossa parte, é justo colaboremos com eles, a benefício próprio, imunizando-nos contra essa nuvem da imaginação que nos atormenta sem proveito, ameaçando-nos a organização emotiva.

Aceitemos a hora difícil com a paz do aluno honesto, que deu o melhor de si, no estudo da lição, de modo a comparecer diante da prova, evidenciando consciência tranqüila.

Se o nosso caminho tem as marcas do dever cumprido, a inquietação nos visita a casa íntima na condição do malfeitor decidido a subvertê-la ou dilapidá-la; e assim como é forçoso defender a atmosfera do lar contra a invasão de agentes destrutivos, é indispensável policiar o âmbito de nossos pensamentos, assegurando-lhes a serenidade necessária...

Tensão à face de possíveis acontecimentos lamentáveis é facilitar-lhes a eclosão, de vez que a idéia voltada para o mal é contribuição para que o mal aconteça; e tensão à frente de sucessos menos felizes é dificultar a ação regenerativa do bem, necessário ao reajuste das energias que desastres ou erros hajam desperdiçado.

Analisemos desapaixonadamente os prejuízos que as nossas preocupações injustificáveis causam aos outros e a nós mesmos, e evitemos semelhante desgaste empregando em trabalho nobilitante os minutos ou as horas que, muita vez, inadvertidamente, reservamos à aflição vazia.

Lembremo-nos de que as Leis Divinas, através dos processos de ação visível e invisível da natureza, a todos nos tratam em bases de equilíbrio, entregando-nos a elas, entre as necessidade do aperfeiçoamento e os desafios do progresso, com a lógica de quem sabe que tensão não substitui esforço construtivo, ante os problemas naturais do caminho. E façamos isso, não apenas por amor aos que nos cercam, mas também a fim de proteger-nos contra a hora da ansiedade que nasce e cresce de nossa invigilância para asfixiar-nos a alma ou arrasar-nos o tempo sem qualquer razão de ser.

O que ninguém nos conta é que a vida é muito mais difícil do que imaginamos, mas nunca é mais do que podemos suportar.

Além de deixar claro que não devemos ter medo, Moisés transmitiu outra ordem de Deus ao povo: “Fiquem firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes trará hoje!” Ex 14:13. O povo de Deus devia permanecer sempre firme na fé, sem se preocupar com o que ocorria ao redor deles. A essência da salvação é que “O justo viverá pela fé” Gl 3:11. Essa mesma fé deve caracterizar nossa vida diária em Cristo. A fé traz estabilidade em tempos de incertezas, ao passo que a falta de fé gera hesitação. As palavras escritas pelo apóstolo Paulo aos cristãos de Corinto também se aplicam a nós: “Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, tenham coragem e sejam fortes.” 1 Co 16:13.

Essas palavras se assemelham à conversa de vestiário antes de um jogo de futebol importante. Na verdade, a ordem de Deus para cada dia de nossa vida é: caminhar sempre pela fé no Senhor.

Não de vez em quando ou na maioria das vezes, o importante é SEMPRE ter fé e coragem no Senhor. Os cristãos cuja fé vacila em períodos de estresse e dificuldades precisam lembrar que “é pela fé que vocês permanecem firmes” 2Co 1:24. Não é necessário “empregar o máximo de esforço” para fazer o certo, mas, sim, ter fé no que Deus pode fazer e fará por nós.

Quando os israelitas se viram encurralados entre o mar Vermelho e o exército egípcio, Deus disse: “Permaneçam firmes na fé”. Os carros de guerra de faraó ameaçavam atacar um povo que não tinha experiência militar alguma, mas Deus disse: “Confiem em mim. EU resolverei a situação”.

A ordem de sempre permanecer firmes Nele foi escrita com o intuito de nos instruir e incentivar, ainda hoje, a enfrentar os problemas e impossibilidades com coragem sabendo QUEM batalha por nós.

Se você duvida da importância de permanecer firme na fé, pense nesta alternativa: “Se vocês não ficarem firmes na fé, com certeza não resistirão!” Is 7:9. Se sua confiança em Deus vacila, você está brincando com o perigo e com a derrota. As palavras a seguir não são melodramáticas, mas uma advertência Bíblica:

“Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm, ela será ricamente recompensada. Vocês precisam perseverar de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que Ele prometeu; pois em breve, muito em breve Aquele que vem virá, e não demorará. Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele. Nós porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que crêem e são salvos.” Hb 10:35-39

Sejam quais forem as ameaças e problemas, obstáculos e dificuldades, devemos buscar a face de Deus e esperar n'Ele com fé.

(Jim Cymbala)
(blog Salmo 37)

Hoje que estou concluindo mais uma etapa da minha vida, quero agradecer a Deus e à minha família pela minha formatura.

Deus foi o meu grande apoio nestes últimos tempos. É preciso sermos muito fortes mentalmente para ultrapassar os obstáculos. Ao longo desta caminhada houve muitos altos e baixos, mas com fé em Deus consegui escolher o melhor caminho e avançar.

À minha família, agradeço a força e o apoio que me deram. Todas as caminhadas são mais fáceis quando temos companhia e sem minha família eu não teria conseguido chegar a este dia.

Mais um dia de trabalho se inicia e peço a bênção de Deus para que seja pleno de realizações. Certamente não será fácil porque a vida profissional também é feita de muitos obstáculos e vários desafios, mas quero encarar tudo com otimismo e ter a atitude certa para terminar o dia com um sorriso e com o sentimento de dever cumprido.

Partir em busca de conhecimento é dos maiores investimentos para nos tornarmos mais humanos. É lutar por obter o alicerce que nos fará alcançar os mais diversos sonhos e combater o conformismo que impede o verdadeiro progresso.

E você, meu querido marido, elevou suas expectativas, foi atrás de objetivos concretos e ingressou nesse curso que agora termina. Tantas foram as dificuldades ao longo de seu percurso e você mantendo sempre sua motivação elevada. Vários foram os momentos em que podia cair em desânimo, mas você conseguiu contornar todas as contrariedades.

Me sinto tão orgulhosa por finalmente se estar a formar, que tamanha felicidade nem cabe em mim. Você é um exemplo de esforço e uma prova de que nunca é tarde para atingirmos nossas metas de forma brilhante. Espero que seu futuro lhe continue sorrindo e eu estarei do seu lado para amar e ver você ir ainda mais longe.

Quando o amor é verdadeiro ele resiste ao tempo, às dificuldades e à distância.