Mensagens para Professor

Com alegria e motivação,
Às aulas vamos regressar;
A ansiedade cresce no coração,
Há muitas metas para conquistar.

Respondemos “sim” à chamada,
Aprender nunca é demais;
Estamos juntos nessa caminhada:
Professores, alunos e pais.

O futuro começa agora,
Colheremos o que hoje semearmos,
O sucesso está perto, não demora,
Se hoje e sempre trabalharmos.

Com toda força de vontade,
Na escola construiremos uma ponte
Para transformarmos em realidade
Os sonhos que vemos no nosso horizonte.

Sejam bem-vindos! Esta é a hora de retomar os estudos e evoluir a cada novo dia junto dos professores e de toda comunidade de ensino. Sintam-se em casa e desfrutem da sabedoria de todos.

Não desistam nem se sintam desconfortáveis, porque ninguém espera que saibam tudo ou que aprendam com a mesma velocidade. Aceitem as críticas e os desafios com espírito de aventura e aprendizado. Boas aulas para todos!

Voltar às aulas causa sempre uma enorme expectativa e muitas interrogações a todos os alunos.

Será que vou fazer novos amigos? Será que vou aprender muita coisa nova? Será que os professores vão implicar comigo?

Todas estas perguntas e outras andam às voltas nas suas cabeças.

Mas podem ficar tranquilos, o ano vai correr bem e vão aprender muito mais do que imaginam.

Bom início de aulas para todos!

Só nós sabemos quanto aprendemos ao longo deste ano que termina agora. Vocês foram os alunos mais competentes que algum dia conheci em toda minha carreira. Nunca mudem, queridos! E procurem sempre conhecimento.

Foram dias, semanas e meses de muito trabalho. Claro que também houve lugar para muita risada e conversas leves sobre tudo e ainda mais alguma coisa. O importante, na verdade, é que se aprenda algo que melhore nossa vida.

Claro que é importante conhecer a matéria, mas nada é tão crucial como nos conhecermos individual e profundamente. E às vezes só apreendemos o que está escrito ou falado na boca de um professor ou professora como eu.

Vamos confiar em quem somos e na grande capacidade que temos para evoluir dia após dia. Mas agora é tempo de descansar, porque foi um ano inteiro de sacrifício, entrega e dedicação. Alunos queridos, sejam felizes a aprender! Até um dia.

Ninguém vai contestar que estar de férias é maravilhoso, mas chega uma hora que dá um aperto no peito e uma saudade incrível de aprender e rever nossos colegas e professores. Ainda bem que não precisamos esperar mais! Bem-vindos de volta às aulas!

Vai começar mais um capítulo na nossa história e tenho certeza que será de muitas aventuras, alegria e conhecimento, pois é disso que é feita a escola. Espero que aproveitem cada segundo deste novo ano!

Boas aulas!

A todos os professores do meu curso, mas especialmente ao meu orientador, agradeço os muitos ensinamentos e as múltiplas sugestões que contribuíram para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do meu trabalho.

Aos meus pais que nunca mediram esforços e que sempre me apoiaram e aturaram, um profundo obrigado.

Aos meus irmãos que são a alegria da minha vida e aos meus amigos que muito me ajudaram nesta e noutras alturas da minha vida, agradeço do fundo do meu coração.

A todos os que de alguma forma tornaram possível este trabalho, peço a Deus que dê a vocês muitas e grandes bênçãos.

Chegou o momento de voltar às aulas. Confesso que sinto uma mistura de sentimentos.

Fico feliz por poder rever meus amigos e professores, mas também fico triste por ter que me despedir dos dias gostosos de férias.

O que espero deste ano é que seja incrível. Mal posso esperar tudo que me espera, tudo que posso aprender e todas as coisas novas que irei conhecer.

Que seja um grande ano para mim, para os meus amigos e professores!

O que mais aprendi durante toda a minha trajetória é que a verdadeira felicidade não anda só. E é por isso que quero dividir este momento especial com pessoas que me ajudaram e me apoiaram.

Esforcei-me muito para chegar onde estou, para finalizar este trabalho e esta etapa da minha vida e agradeço muito a esta universidade e aos meus professores que me guiaram neste caminho.

Agradeço aos meus pais, minha família, próxima e distante que sempre se faz presente.

Aos meus amigos e amiga, companheiros e companheiras, colegas queridos que viveram esta experiência comigo.

Não estaria aqui sem vocês!

É hora de voltar às aulas. Mais um ano se inicia agora e precisamos que você esteja com a maior das motivações para novas aprendizagens e experiências que certamente serão inesquecíveis.

Contamos com seu esforço e sua dedicação porque o caminho não será fácil, mas estamos certos que com o apoio de todos os professores e colegas você estará à altura dos objetivos propostos.

Sei que a maioria dos alunos vai dizer que ainda queria estar de férias, mas a verdade é que eles nunca vão admitir que já estavam loucos para voltarem para a escola, reverem os amigos e aprender muitas coisas novas!

A volta às aulas traz um sentimento agridoce para muitos alunos - e para alguns professores também - mas é sempre um grande prazer fazer parte de um momento tão único na vida de tantas pessoas.

Que a volta às aulas traga além de grandes momentos de aprendizado, uma nova visão de união e comunidade para a nossa escola. Sejam todos muito bem-vindos!

É hora de voltar, de aprender, de descobrir novos mundos. É com muita alegria que recebemos de novo nossos alunos e alunas.

Que este momento seja de muita alegria, de rever velhos amigos, professores. Que possamos trabalhar juntos para criar uma rotina de saber.

Uma nova fase se inicia agora e só depende de nós fazê-la uma jornada incrível!

No primeiro dia de aula nosso professor se apresentou aos alunos, e nos desafiou a que nos apresentássemos a alguém que não conhecêssemos ainda.

Eu fiquei em pé para olhar ao redor quando uma mão suave tocou meu ombro. Olhei para trás e vi uma pequena senhora, velhinha e enrugada, sorrindo radiante para mim. Um sorriso lindo que iluminava todo o seu ser. Ela disse:

“Ei, bonitão. Meu nome é Rosa. Eu tenho oitenta e sete anos de idade. Posso te dar um abraço?” Eu ri, e respondi entusiasticamente: “É claro que pode!”, e ela me deu um gigantesco apertão.

Não resisti e perguntei-lhe: “Por que você está na faculdade em tão tenra e inocente idade?”, e ela respondeu brincalhona: “Estou aqui para encontrar um marido rico, casar, ter um casal de filhos, e então me aposentar e viajar”. “Está brincando”, eu disse.

Eu estava curioso em saber o que a havia motivado a entrar neste desafio com a sua idade, e ela disse: “Eu sempre sonhei em ter um estudo universitário, e agora estou tendo um!”

Após a aula nós caminhamos para o prédio da união dos estudantes, e dividimos um milk shake de chocolate. Nos tornamos amigos instantaneamente. Todos os dias nos próximos três meses nós teríamos aula juntos e falaríamos sem parar.

Eu ficava sempre extasiado ouvindo aquela “máquina do tempo” compartilhar sua experiência e sabedoria comigo. No decurso de um ano, Rosa tornou-se um ícone no campus universitário, e fazia amigos facilmente, onde quer que fosse.

Ela adorava vestir-se bem, e revelava-se na atenção que lhe davam os outros estudantes. Ela estava curtindo a vida!

No fim do semestre nós convidamos Rosa para falar no nosso banquete de futebol. Jamais esquecerei o que ela nos ensinou. Ela foi apresentada e se aproximou do podium. Quando ela começou a ler a sua fala, já preparada, deixou cair três, das cinco folhas no chão.

Frustrada e um pouco embaraçada, ela pegou o microfone e disse simplesmente: “Desculpem-me, eu estou tão nervosa! Eu não conseguirei colocar meus papéis em ordem de novo, então deixem-me apenas falar para vocês sobre aquilo que eu sei”. Enquanto nós ríamos, ela limpou sua garganta e começou:

“Nós não paramos de jogar porque ficamos velhos; nós nos tornamos velhos porque paramos de jogar. Existem somente quatro segredos para continuarmos jovens, felizes e conseguir o sucesso.

“Primeiro, você precisa rir e encontrar humor em cada dia. Segundo, você precisa ter um sonho. Quando você perde seus sonhos, você morre. Nós temos tantas pessoas caminhando por aí que estão mortas e nem desconfiam!

“Terceiro, há uma enorme diferença entre envelhecer e crescer... Se você tem dezanove anos de idade e ficar deitado na cama por um ano inteiro, sem fazer nada de produtivo, você ficará com vinte anos. Se eu tenho oitenta e sete anos e ficar na cama por um ano e não fizer coisa alguma, eu ficarei com oitenta e oito anos.

“Qualquer um, mais cedo ou mais tarde ficará mais velho. Isso não exige talento nem habilidade, é uma consequência natural da vida. A ideia é crescer através das oportunidades. E por último, não tenha remorsos. Os velhos geralmente não se arrependem por aquilo que fizeram, mas sim por aquelas coisas que deixaram de fazer. As únicas pessoas que têm medo da morte são aquelas que têm remorsos”.

Ela concluiu seu discurso cantando corajosamente “A Rosa”. Ela desafiou a cada um de nós a estudar poesia e vivê-la em nossa vida diária. No fim do ano Rosa terminou o último ano da faculdade que começara há tantos anos.

Uma semana depois da formatura, Rosa morreu tranquilamente em seu sono. Mais de dois mil alunos da faculdade foram ao seu funeral, em tributo à maravilhosa mulher que ensinou, através de seu exemplo, que nunca é tarde demais para ser tudo aquilo que você pode provavelmente ser, se realmente desejar.

Lembre-se: Envelhecer é inevitável, mas crescer é opcional!

Quero agradecer a Deus por ter me dado força e confiança para acreditar no meu sonho e lutar por alcançar aquilo que acredito.

Não esqueço o papel que a Universidade teve ao longo de todo meu percurso e por isso agradeço os recursos e o apoio que sempre me ofereceu.

Aos professores e orientadores eu deixo uma palavra de gratidão porque reconheço a paciência e o esforço de todos sem exceção.

À minha família e a todos os amigos eu quero gritar bem alto meu agradecimento porque nunca duvidaram das minhas capacidades e tornaram possível a realização do meu grande objetivo.

A todas as pessoas que não mencionei eu quero deixar bem claro que não estão esquecidas: se me tocaram de algum modo podem ter certeza que agradeço com toda intensidade.

Quero agradecer a Deus por ter me ajudado a superar as dificuldades e a tornar possível a realização de um sonho muito importante para mim.

Não posso esquecer todo apoio que a universidade me deu através dos recursos disponíveis e de toda estrutura que facilita a grande harmonia entre todos os intervenientes.

Aos professores reconheço e agradeço profundamente a confiança e a orientação. Sem eles não teria conseguido.

À minha família e amigos tenho um agradecimento muito especial porque acreditaram em mim desde o primeiro instante. Sou quem sou porque vocês estiveram e estão sempre ao meu lado.

Por fim, mas não menos importante, deixo uma palavra de gratidão a todas as pessoas que de alguma forma tocaram meu coração e transmitiram força e confiança em mim.

Querida diretora, você é a melhor pois todos os dias dá ferramentas a alunos e professores para que cresçam e evoluam.

Primeiramente, quero agradecer a Deus, pois sem sua força e sem a minha fé, não seria possível encarar os desafios deste trabalho.

Agradeço também a esta Universidade que me deu o incentivo e os meios necessários para correr atrás do meu sonho. Ao corpo docente que me deu o maior bem do mundo: o conhecimento.

A todos professores e professoras e principalmente ao meu orientador, que me guiou durante os momentos difíceis e me auxiliou sempre que necessário.

Por último, mas não menos importante, quero agradecer à minha família pela paciência e afeto durante os meses de elaboração do trabalho e a todos aqueles que de forma direta ou indireta fizeram parte da minha caminhada acadêmica.

Muito obrigado!

Hoje não posso esquecer o papel que Deus teve ao longo do meu percurso. Agradeço ao Senhor pela força que colocou no meu coração para lutar até alcançar esta grande meta na minha vida.

À universidade eu só posso demonstrar minha gratidão e reconhecimento porque sem todos os recursos que ela oferece não seria fácil.

A todos os professores eu agradeço a orientação repleta de conhecimento, sabedoria e paciência.

À minha família e a todos os meus amigos eu deixo uma palavra de gratidão por todo conforto e ânimo que me deram. Vocês são maravilhosos!

A quem não mencionei mas esteve presente ao meu lado eu quero lembrar que não estão esquecidos: vocês foram imensamente importantes para concluir meu curso.

Primeiramente quero agradecer a Deus, pois sem Ele me dando saúde e força para continuar lutando, eu não teria chegado até aqui.

Depois agradeço à universidade e a todos os professores, assim como a todos os meus queridos colegas que me acompanharam desde o início, e aos que apanhei na metade do caminho.

Agradeço ao meu orientador pela paciência, pela dedicação, por nunca ter desistido de mim. E acima de tudo, pelo incentivo, pois muitas vezes foi o empurrão que precisava.

Um dos agradecimentos mais especiais é dedicado aos meus pais, que me puseram no mundo e desde então me acompanham, me apoiam e sempre acreditaram em mim.

Por fim, agradeço a todos de coração, os que foram aqui mencionados e os que não, porque não dá para falar de todos em particular, mas todos foram importantes para meu percurso.

Agradeço a Deus por ter me fortalecido ao ponto de superar as dificuldades e também por toda saúde que me deu e que permitiu alcançar esta etapa tão importante da minha vida.

A esta universidade e a toda sua direção, eu deixo uma palavra de agradecimento por todo ambiente inspirador e pela oportunidade de concluir este curso.

Aos professores eu agradeço a orientação incansável, o empenho e a confiança que ajudaram a tornar possível este sonho tão especial.

À minha família e amigos, que nunca desistiram de mim e sempre me ofereceram amor, eu deixo uma palavra e uma promessa de gratidão eterna.

A todas as pessoas que de alguma forma fizeram parte do meu percurso, eu agradeço com todo meu coração.

Chegou a hora de agradecer e, por isso, começo por Deus que esteve sempre ao meu lado em todos os momentos para garantir que minha meta seria alcançada.

Pelo ambiente maravilhoso que encontrei todos os dias nesta instituição tão respeitada eu agradeço, porque só com um clima tão inspirador é que se atingem os grandes objetivos.

A todos os professores e orientadores que acompanharam meu percurso ao longo dos últimos anos eu deixo uma palavra sincera de gratidão, porque sem essa paciência e sabedoria eu jamais seria esta pessoa tão realizada.

À minha família e a todos os meus amigos de verdade eu quero que saibam que reconheço tudo que fizeram por mim, a força que incutiram no meu pensamento para não desistir e o conforto de saber que nunca estarei só e serei sempre capaz de tudo por maiores que sejam as dificuldades.

A quem não mencionei, mas fez parte do meu percurso eu deixo um profundo agradecimento porque com toda certeza tiveram um papel determinante nesta etapa da minha vida.

Porque você é incansável, tem
um dom tremendo para educar
e compartilhar sabedoria. Mais
do que uma gestora, uma bela
professora e diretora, você é um
ser humano rico e simplesmente
inesquecível! Quero deixar uma
homenagear para você por tudo
que tem oferecido aos alunos e à
escola que é hoje uma referência
e modelo a seguir para todos nós.

Seja qualquer for o problema ou
dificuldade eu sinto que você tem
a arte de o resolver com calma e
serenidade. Que sua dedicação a
tudo e todos se mantenha forte e
inabalável do jeito que tem sido
até hoje. E orgulhe-se de todas
as coisas boas que fez e ofereceu
através do seu profissionalismo
e alma gigantes. Em meu nome e
de todos eu lhe agradeço de coração.

Deus esteve ao meu lado e me deu força, ânimo e crença para não desistir e continuar lutando por este meu sonho e objetivo de vida. A Ele eu devo minha gratidão.

A esta instituição tão imponente eu agradeço pelo ambiente propício à evolução e crescimento, bem como a todas as pessoas que a tornam assim tão especial para quem a conhece.

Ao longo de todo meu percurso eu tive o privilégio de trabalhar de perto com os melhores professores, educadores, orientadores. Sem eles não seria possível estar aqui hoje de coração repleto de orgulho.

Amigos, família, a vocês eu deixo uma palavra gigante de agradecimento. Hoje sou uma pessoa realizada e feliz porque não estive só nesta longa caminhada. Vocês foram meu apoio.

A quem não mencionei, mas esteve junto eu prometo reconhecer essa proximidade, ajuda e incentivo todos os dias da minha vida.

Você é um líder nato, um exemplo para os professores e uma inspiração para os alunos. Querido diretor, deixo aqui as minhas felicitações pelo seu dia.

Agradeço sempre por ter alguém como você por perto, um grande profissional e uma pessoa muito especial. Seu jeito atencioso com todos, sua simpatia e sua habilidade para lidar com qualquer situação é algo que inspira a todos.

Desejo que você continue realizando este trabalho impecável e alegrando a vida de todas as pessoas que fazem parte desta instituição. Parabéns pelo seu dia, diretor!

Começo por agradecer a Deus por, ao longo deste processo complicado e desgastante, me ter feito ver o caminho, nos momentos em que pensei em desistir.

Não posso deixar de agradecer a esta universidade por ser um espaço que privilegia o conhecimento e onde todas as ideias são bem recebidas.

Deixo também um agradecimento especial aos meus professores, pois sem eles este monografia não teria sido possível.

Aos meus pais, eu devo a vida e todas as oportunidades que nela tive e que espero um dia poder lhes retribuir.

Agradeço ainda aos meus amigos e familiares que ao longo desta etapa me encorajaram e me apoiaram, fazendo com que esta fosse uma das melhores fases da minha vida.

Primeiramente quero agradecer a Deus que esteve comigo ao longo de todo este percurso e tornou possível a realização do meu sonho.

A esta universidade eu deixo meu agradecimento profundo porque sempre encontrei os recursos necessários para evoluir e alcançar todas as metas.

Ao meu lado tive os professores e orientadores repletos de sabedoria e paciência e por isso a todos agradeço do fundo do meu coração.

À minha família e a todos os meus amigos eu deixo uma palavra de gratidão por todo apoio, carinho e inspiração. Sem eles nada de bom teria acontecido.

A todas as pessoas que interferiram nesta minha grande viagem eu agradeço, porque de alguma forma influenciaram meu percurso.

O dia da minha formatura! Uma das mais importantes fases da minha vida é celebrada hoje e uma nova começa também neste dia. Ao longo de todo este tempo eu tive de lutar com todas as minhas forças e ao lado de pessoas incríveis: vocês. Sintam-se convidados!

Quero muito agradecer à minha família e a todos os amigos, professores, pessoal da instituição e colegas. Acho que todo mundo foi importante para eu chegar onde estou hoje. Este é um sonho tornado realidade.

Foi sempre graças a cada um de vocês que ergui minha cabeça nas horas mais difíceis. Foram sempre vocês que me ajudaram e encheram de confiança. É por isso que este dia merece a presença de todos. Vamos comemorar!

Deus é meu pai e foi um grande impulsionador do meu percurso e desta oportunidade única e por isso agradeço ao Senhor com todo meu coração.

Em relação à universidade só posso garantir que jamais sairão da minha memória instantes ímpares e que trouxeram conforto, alegria e a ambição necessária para alcançar esta etapa na minha vida.

A todos os professores e orientadores eu deixo um agradecimento gigante, porque sem eles jamais teria conseguido. Foram eles que me fizeram acreditar que era possível.

Finalmente quero agradecer à minha família e amigos o incentivo, a confiança e todas as bases que fizeram de mim quem sou hoje.

Não esqueço – é claro – todas as pessoas que não referi mas que fizeram parte do meu percurso. A todas eu deixo um agradecimento honesto e muito sentido.

Quero começar por agradecer a Deus; foi Ele que levantou minha cabeça e me deu força para não desistir nos momentos mais difíceis.

Agradeço à universidade por ter me reebido tão bem e de forma tão carinhosa. Nunca esquecerei esta linda casa que será sempre minha.

Aos professores e orientadores eu deixo uma palavra de agradecimento pela oportunidade, paciência e confiança que depositaram em mim.

Em relação à minha família e a todos os meus amigos eu só posso agradecer também, porque representam quem sou de verdade e sempre foram a resposta para todas as minhas dúvidas.

Para quem não mencionei, mas de alguma forma teve interferência neste caminho que percorri eu deixo minha lembrança e agradecimento.

Pela conclusão deste trabalho, gostaria de agradecer a Deus por ter me dado tudo que sempre precisei para alcançar este objetivo.

Agradeço de coração também esta instituição por toda a ajuda e pela educação dada. Tenho este lugar meu segundo lar.

Aos meus orientadores e demais professores que tanto me ajudaram a chegar na conclusão deste trabalho.

Toda minha gratidão para minha família, amigos e colegas de curso. Vocês são o motivo do meu empenho e dedicação.

Por fim, agradeço todas as pessoas que de alguma forma estiveram envolvidas na realização deste trabalho.

Ser professora não é fácil, e diretora mais difícil ainda. É por isso que hoje quero lhe deixar uma palavra de agradecimento e profundo respeito pelo trabalho que tem realizado na escola, junto de todos.

Não há aluno que não lhe reconheça mérito nem alguém da equipe que não esteja grato por trabalhar ao seu lado. Sinto que todos nos sentimentos agradecidos porque percebemos que sua intenção é elevar o ensino e a educação ao ponto que ela merece estar. Que belo trabalho você tem feito!