Mensagens de Reflexão

A beleza de verdade não tem nada a ver com moda, maquiagem ou um corpo esbelto. A beleza de verdade é aquela que nem sempre vemos, mas sem dúvida sentimos. Mas para descobrir essa beleza, é preciso ir além do olhar. Esta beleza nem sempre tem o impacto da primeira impressão.

Mas quando nos sentimos bem com a nossa imagem, essa beleza interior, que é a nossa beleza real, parece ficar à flor da pele. E para deixar essa beleza florescer, precisamos nos livrar de todos os preconceitos acerca da beleza, e nos livrarmos dos padrões.

Quando nos olhamos no espelho, a nossa tendência é identificar aquilo que nos desagrada. E aquilo que nos desagrada, geralmente, se baseia naquilo que aprendemos sobre o que é ser bonita nas revistas, na TV, no cinema. Mas o que esse mundo nos mostra é um tipo de beleza muito limitado, muito exclusivo. É uma beleza cruel, que nos massacra.

Mas cada um possui uma beleza. E a beleza está justamente no que temos de mais singular, no que temos de nosso. Você é linda e única! Celebre a sua beleza, o seu sorriso, liberte-se dos padrões. Deixe a sua beleza interior aflorar. Mostre-se para o mundo. Agora, olhe-se no espelho como se estivesse se vendo pela primeira vez. O que você vê?

O sol brilha lá no céu. Há dias em que o vemos, há momentos em que ele está tapado pelas nuvens, mas ele sempre cumpre sua função. E mesmo que não lhe demos nossa atenção, a verdade é que ele é essencial para nossa vida.

Assim também é o amor que temos por você, meu filho. Acredite que você sempre terá todo o carinho e atenção da nossa parte. E mesmo que não sinta isso, a nossa intenção, em todos os nossos conselhos, é ajudar você a encontrar a sua felicidade.

Estavam ali parados. Marido e mulher.
Esperavam o carro. E foi que veio aquela da roça
tímida, humilde, sofrida.
Contou que o fogo, lá longe, tinha queimado seu rancho,
e tudo que tinha dentro.
Estava ali no comércio pedindo um auxílio para levantar
novo rancho e comprar suas pobrezinhas.

O homem ouviu. Abriu a carteira tirou uma cédula,
entregou sem palavra.
A mulher ouviu. Perguntou, indagou, especulou, aconselhou,
se comoveu e disse que Nossa Senhora havia de ajudar
E não abriu a bolsa.
Qual dos dois ajudou mais?

Donde se infere que o homem ajuda sem participar
e a mulher participa sem ajudar.
Da mesma forma aquela sentença:
"A quem te pedir um peixe, dá uma vara de pescar."
Pensando bem, não só a vara de pescar, também a linhada,
o anzol, a chumbada, a isca, apontar um poço piscoso
e ensinar a paciência do pescador.
Você faria isso, Leitor?
Antes que tudo isso se fizesse
o desvalido não morreria de fome?
Conclusão:
Na prática, a teoria é outra.

Lá ia eu, de mãos nos bolsos descosidos;
Meu paletó também tornava-se ideal;
Sob o céu, Musa! Eu fui teu súdito leal;
Puxa vida! A sonhar amores destemidos!

O meu único par de calças tinha furos.
- Pequeno Polegar do sonho ao meu redor
Rimas espalho. Albergo-me à Ursa Maior.
- Os meus astros nos céus rangem frêmitos puros.

Sentado, eu os ouvia, à beira do caminho,
Nas noites de setembro, onde senti tal vinho
O orvalho a rorejar-me as frontes em comoção;

Onde, rimando em meio à imensidões fantásticas,
Eu tomava, qual lira, as botinas elásticas
E tangia um dos pés junto ao meu coração!

(Arthur Rimbaud)

Há um momento na aprendizagem de cada homem em que este chega à convicção de que a inveja é ignorância; que a imitação é suicídio; que ele tem que se tomar a ele próprio tanto para melhor, tanto para pior, como a sua parcela; que embora o universo esteja cheio de coisas boas, nenhuma semente de milho nutritiva chegará a ele senão através da labuta que ele ofereça nesse lote de terreno que lhe foi dado para cultivar.

O poder que reside nele é novo na natureza, e nenhum outro senão ele sabe o que é que pode fazer, e não o saberá até que o tente. Não é por nada que uma cara, um caráter, um fato, causa muito impressão nele, e outros não têm qualquer efeito. Esta escultura na memória não existe sem uma harmonia pré-estabelecida.

O olho foi colocado onde um raio deve cair, de forma a testemunhar esse raio em particular. Nós apenas nos exprimimos pela metade, e temos vergonha da ideia divina que cada um de nós representa. Podemos ser de confiança e de motivações boas e proporcionais, e darmo-nos fielmente, mas Deus não terá o seu trabalho mais manifesto feito por cobardes.

Um homem está seguro e tranquilo quando coloca todo o coração no seu trabalho ou outra atividade e faz o seu melhor de acordo consigo próprio; mas o que ele diz ou faz de outra maneira, não lhe dará nenhuma paz.

É uma entrega que não rende nada. Na tentativa o seu gênio abandona-o; nenhuma musa o ajuda; nenhuma invenção, nenhuma esperança. Confia em ti próprio: todo o coração vibra a essa corda de ferro.

(Ralph Waldo Emerson)

Transforme dias difíceis em dias de vitória! Vire rostos fechados em rostos de felicidade. Conquiste alegria com abraços, ofereça seu afago sem medo, sem receio! Essa é sua arma! Essa é sua chance de brilhar!

O abraço deve ser oferecido, ele representa mudança no mundo, ele é sinónimo de calor. Ele, o abraço, é capaz de mover mundos, de jogar fora tristezas, de rasgar céus que são de ninguém. Abrace hoje! Abrace muito!

Egoísmo dói, machuca. Mata! Todo egoísta joga fora toda oportunidade de faz o bem, de mostrar gratidão à vida e a tudo que ela lhe proporciona.

É algo mesquinho, ruim e está ao alcance de todo aquele que se presta para uma vida de singularidade sem sucesso. É preciso dar, oferecer o que é nosso; dizer “sim”, não ter medo de emprestar o que é só dele. Egoísmo é pecado, pecado quase capital!

Eu quero que seus valores e princípios sejam seu rosto, sejam sua marca pessoal. Eu quero que você entenda que o egoísmo, minha filha, é um dos sentimentos mais mesquinhos, mais fúteis e vazios que existem.

Viver é compartilhar, é dar e é receber. Não tenha medo de oferecer seu amor, seu carinho, sua verdadeira pessoa. Eu te amo, minha filha! Viva bem, e dê sem receios!


Quando penso que tudo o quanto cresce
Só prende a perfeição por um momento,
Que neste palco é sombra o que aparece
Velado pelo olhar do firmamento;

Que os homens, como as plantas que germinam,
Do céu têm o que os freie e o que os ajude;
Crescem pujantes e, depois, declinam,
Lembrando apenas sua plenitude.

Então a idéia dessa instável sina
Mais rica ainda te faz ao meu olhar;
Vendo o tempo, em debate com a ruína,

Teu jovem dia em noite transmutar.
Por teu amor com o tempo, então, guerreio,
E o que ele toma, a ti eu presenteio.

(William Shakespeare)

Quando alguém se apaixona realmente, isso acontece sem premeditação, sem consciência. Tudo se dá de um momento para o outro, e sem perceber como, seu coração quer pular do peito quando está junto da pessoa por quem ele bate.

E em todo esse processo o coração é cego, surdo e mudo; ele apenas sente e bate mais forte, desconhecendo o gênero, a cor, a idade, da pessoa por quem se encantou.

O coração é livre de se apaixonar por quem o conquista, mas muitas vezes a pessoa a quem pertence esse coração sofre descriminação pela sua preferência. Mas onde há amor, nada mais deveria importar!

Cada um de nós tem um coração rebelde para cuidar, e assim deveria ser, cada um cuidando do seu e respeitando o outro! Sem discriminação, sem preconceito, apenas com amor e a liberdade para viver esse amor!

A vida é um palco; é um cenário maravilhoso, uma experiência memorável. Mas o mundo e as pessoas exigem o melhor de você, meu filho! Temos de ser guerreiros, temos de nos superar a cada instante.

É que nem tudo são flores, nem tudo é alegria. A felicidade tem de ser conquistada, e ela só acontece quando você a abraça com uma intensidade desconhecida. Força, filho! Seja sempre o meu guerreiro!

A páscoa é a época mais linda do ano,
a união das famílias e da amizade de
verdade, das cerimonias mais nobres
é a bela época da reflexão, de Deus e
da mágica renovação de sentimentos.

Esta é a etapa dos sonhos e da clareza
da perfeita ligação entre Jesus e todos
os seres da Terra, de toda natureza e de
quaisquer coisas que aqui morem.

É a harmonia vivida no tempo que passa
e é a alegria em todos os lares de todo
mundo e a paz que se deseja e se luta para
alcançar e a igualdade e o dever e liberdade.

A páscoa é a palavra mais gritante de Jesus
é a bênção de Deus distribuída para todos
nós e é a calma e a serenidade e o amor de
verdade e é a doce noção que a vida existe
porque um dia Jesus morreu por todos nós.

Hoje é um dia perfeito para uma grande limpeza, mas não daquelas às quais você se acostumou, não falo de limpar o corpo ou a casa, mas sim a alma. Porque tantas vezes é inevitável, porque tantas vezes não conseguimos deter esses sentimentos ruins, e eles se vão acumulando em nosso coração, hoje reflita sobre eles, e olhe para o seu interior.

Se conseguir identificar sentimentos desses dentro de si mesmo, como a inveja, a raiva, ou ideias preconceituosas, faça o esforço por se livrar deles, pois nada bom vem com sentimentos desses, com ideias dessas. Limpe a sua alma, o seu coração de tudo o que é ruim, de tudo o que lhe vai provocar más sensações, por você e por quem gosta de você. Eventualmente acabará se tornando um hábito como outro qualquer, e você irá se sentir muito mais leve, mais limpo, mais feliz!

O que é um dia maravilhoso se não tivermos alguém com quem compartilhar? O que são as nossas alegrias e aventuras sem ninguém para as compartilhar conosco? Compartilhar é bom, e isso é verdade para tudo.

No momento em que se descobrem as maravilhas de dar, dividir, compartilhar, uma alma se torna mais feliz e completa. O egoísmo em doses pequenas não fere ninguém, mas quando é demais ele acaba isolando a pessoa. Mas há sempre forma de lutar contra esse mal, e é compartilhando, ou ensinando a compartilhar.

Sentimentos bons sempre acabarão atraindo outros ainda melhores, e assim é com tudo. Se falta amor em sua vida, distribua amor e verá como ele retornará a você. A melhor forma de conseguir as coisas é dando sem cobrança, dando com sinceridade, e por isso o egoísmo é tão mau.

Pessoas felizes compartilham, dividem e espalham o bem, aquilo que muitas vezes lhes faltava, elas dão, e eventualmente acabam recebendo em dobro. Então dê e seja feliz!

De todas as pessoas que você conhece, quem é feliz? Quem você acha que é realmente feliz? Será que as mulheres de sucesso profissional, mas que não têm tempo para ficar com os filhos são felizes?

Será que os homens dentro de seus grandes carros parados no trânsito engarrafado são realmente felizes? Será que a celebridade que fez plástica no mês passado e que vai para celebrar o seu quinto casamento é feliz?

Será que o palhaço que vende pipocas na praça é feliz? Será que a família que largou tudo para viver no campo é feliz? Será que a dona do apartamento dos sonhos é feliz? Será que o terceiro homem mais rico do país é feliz?

Será que a felicidade está nas coisas grandes ou pequenas? Será que podemos ver a felicidade ou apenas senti-la? Será que a felicidade é ter ou ser? Quem é realmente feliz?

Os Samurais existiram por quase 8 séculos (século VIII ao XV), ocupando o mais alto status social porquanto existiu a ditadura militar nipônica denominada Shogunato. Pessoas treinadas desde pequenos para seguir o Bushido, o caminho do guerreiro.
O samurai era uma pessoa muito orgulhosa, tanto que se seu nome fosse desonrado ele executaria o seppuku, era preferível morrer com honra do que viver sem honra.
Seppuku, suicídio honrado de um samurai em que usa uma tanto (faca) e com ela enfia no estômago e puxa para cima cortanto tudo o que tem por dentro. Uma morte dolorosa e orgulhosa.

Inicialmente, os samurais eram apenas coletores de impostos e servidores civis do império. Era preciso homens fortes e qualificados para estabelecer a ordem e muitas vezes ir contra a vontade dos camponeses.

Posteriormente, por volta do século X, foi oficializado o termo "samurai", e este ganhou uma série de novas funções, como a militar. Nessa época, qualquer cidadão podia tornar-se um samurai, bastando para isso adestrar-se no Kobudo (artes marciais samurais), manter uma reputação e ser habilidoso o suficiente para ser contratado por um senhor feudal. Assim foi até o xogunato dos Tokugawa, iniciado em 1603, quando a classe dos samurais passou a ser uma casta. Assim, o título de "samurai" começou a ser passado de pai para filho.

Um grande samurai foi Miyamoto Musashi, um guerreiro que veio do campo, participou da batalha de Sekigahara e iniciou um longo caminho de aperfeiçoamento. Ele derrotou os Yoshioka em Kyoto e venceu o grande Sasaki Kojiro, outro grande samurai.
Pelo fim da era Tokugawa, os samurais eram burocratas aristocráticos ao serviço dos daimyo, com as suas espadas servindo para fins cerimoniais. Com as reformas da era Meiji, no final do século XIX, a classe dos samurais foi abolida e foi estabelecido um exército nacional ao estilo ocidental. O rígido código samurai, chamado bushido, ainda sobrevive, no entanto, na atual sociedade japonesa, tal como muitos outros aspectos do seu modo de vida.

Os Samurais, como classe social, deixaram de existir em 1868, com a restauração Meiji, quando o imperador retomou o poder do país.
Seu legado continua até nossos dias, influenciando não apenas a sociedade japonesa, mas também o ocidente.

(Uzukashi Ogawa)

Você foi embora, e eu vi a minha felicidade ir embora e a solidão chegar. Eu disse adeus amor, adeus felicidade, e disse olá, vazio. Eu chorei, e achei que ia morrer. Eu via a chuva cair lá fora e pedia a Deus para eu desaparecer, como a água que era sugada pela terra.

Mas o tempo passou e agora começo a amar novamente. Estou apaixonada. Eu que pensei que o amor tinha acabado para mim, eu que achei que nunca iria conseguir parar de chorar. Sinto-me novamente pronta para ser feliz. Sinto-me reconstruída.

Com tudo isso aprendi, que amar é uma capacidade humana individual, o nosso amor não está no outro, está em nós. Amar é querer amar, estar apaixonada é querer estar apaixonada.

Mas para isso, antes de tudo, é preciso cultivar o amor próprio, estar bem consigo mesmo. Só assim um relacionamento pode acontecer em nossa vida, e nos trazer tranquilidade e felicidade. Hoje, me sinto em paz comigo, pronta para amar e ser feliz.

Viva um dia de cada vez, não permita que a pressa ou a ansiedade se apoderem do seu coração. Desfrute com calma de tudo o que cada momento lhe pode oferecer. Permita que a vida aconteça ao seu ritmo.

O verdadeiro sucesso não é sobre quem chega mais rápido, mas sim sobre quem vai mais longe. Cada dia é uma nova oportunidade de subir mais um degrau rumo aos seus objetivos. Um passo de cada vez e todos eles serão alcançados.

A vida me ensinou que quem abraça vive de um modo mais especial. Não tem como ser feliz sem afeto, sem carinho, sem paixão.

E de todas as formas de demonstrar o amor que se sente, o abraço é a mais pura e a mais eficaz que conheço! Se você ama, não tenha medo; se sente desejo, cuide; se o sentimento fala mais alto, revele-se.

Chega uma hora na vida em que fugir dos destinos do coração é o maior pecado de todos. Não comete a atrocidade de ignorar sua felicidade. E para isso olhe nos olhos de quem ama e abrace como se o mundo acabasse nesse momento!

Deixe um pouco de si mesmo a todas as pessoas que encontrar e espalhe o melhor do seu amor por todos os lugares por onde passar. Dizem que tudo aquilo que damos, um dia volta até nós.

Semeie com generosidade e colherá em abundância. É essa a regra da vida para conseguirmos a felicidade entre todos nós. Boa semana!

Ser um casal significa duplicar alegrias, dividir o trabalho e ter alguém perto que ampare nossas lágrimas e se alegre com nossas conquistas.

Mas viver a dois é também um compromisso sério e importante que quando se assume se deve levar adiante sem fraquejar ou desistir aos primeiros obstáculos.

Há um tempo de adaptação, um tempo para cada um aprender a lidar com os hábitos do outro. E para isso é fundamental a tolerância e continuar investindo no relacionamento de forma mais romântica.

Pois não há melhor forma de conhecermos a outra pessoa do que compartilhando o dia a dia juntos.

A vida é do jeito que você a olha. Não existem caminhos perfeitos e constantes, as tristezas e as alegrias sempre farão parte do nosso dia-a-dia. Não podemos eliminar os acontecimentos negativos, mas somos nós que decidimos se vamos paralisar e desistir perante as adversidades, ou se vamos focar no que de positivo temos e continuar em frente.

Escolha olhar com a perspetiva certa, encare cada desafio como uma oportunidade de demonstrar sua capacidade. Acredite que seus sonhos são possíveis e deixe que a felicidade seja o ar que você respira. Tenha um dia maravilhoso!

A vida é muito curta, demasiado preciosa, única e a maior das dádivas para ser levada com medo. A precaução é necessária, é claro, mas muito mais é necessária a ousadia. Sem ousar não se arrisca, sem arriscar não se inova, não se conquista, não se deixa marca.

Tome as rédeas da sua vida, ouse arriscar para poder triunfar! Se não der certo pelo menos você tentou, você foi, e no final não ficará se lamentando, sentindo arrependimento do que não fez.

Ousadia não é falta de respeito; não é falta de educação, nem é besteira ou bobagem! Ser ousado é conhecer o caminho difícil do sucesso, do topo, da luta e do empenho.

Para tudo na vida, a ousadia bem trabalhada é capaz de realizar seus sonhos, de concretizar suas lutas, de alcançar suas metas. Não seja igual, mostre a irreverência que vive aí e com a ousadia na medida ideal, você vai ter o mundo a seus pés!

Quando penso em quem eu sou e qual o meu papel no mundo, não consigo deixar de sentir que há algo maior que eu, maior que nós, maior que tudo. É quando penso em Deus e me sinto parte do seu plano divino, do que Ele escreveu há muitos anos e hoje faço parte.

Se Deus depositou Seu amor em mim, então devo servir da melhor forma ao Seu propósito e a divina missão que me deu.

Lembra quando éramos jovens e parecíamos todos tão promissores? Tínhamos a vida toda pela frente e pensávamos que com dedicação e sorte podíamos ser o que quiséssemos. Podíamos até desistir daquilo que queríamos e mudar de direção porque nós tínhamos tempo.

Os anos passaram, olhamos para trás e vemos que muitos daqueles sonhos e daquele sentimento de poder que a juventude nos traz ficaram pelo caminho. O futuro chegou e já não somos tão promissores como antes. E o futuro também já não nos promete muito. O tempo passou e o que nós queríamos para nós se perdeu entre um e outro dia em que era preciso quebrar pedras.

A vida, afinal, não é fácil como imaginávamos. É bom lembrar do frescor daqueles tempos, mas mesmo que nem tudo tenha dado certo ou tenha sido como esperávamos, sinto-me feliz e satisfeito com o rumo que tomei.

A vida é muito curta e já que não podemos voltar atrás, também não vale a pena ter arrependimentos. O mais importante é tentar entender nossas escolhas e ser compreensivos e gentis com as nossas experiências. Se não foram as melhores, que ao menos tenham nos ajudado a nos tornarmos pessoas melhores.

Amizade é beleza! É encontrar e juntar duas pedras preciosas sedentas uma da outra. Você não sabe o que isso é, porque não passa de uma falsa amiga. Nunca senti tanta indiferença por alguém, sabe?

Sua desonestidade jogou fora uma união que julgava ser invencível, indestrutível. Acontece que seu jeito fez com que tudo desmoronasse. Mas a vida é assim!

Tenho certeza que vou encontrar minha pedra preciosa, porque amizade não se compra nem se joga fora; ela existe e é eterna ou nunca existiu. Seja feliz!

No amor, o ciúme é o maior inimigo da paz! Ele transforma as pessoas, faz com que elas conheçam o lado negro da criatividade. Todo ciumento em exagero merece cuidado, carece de se amar verdadeiramente e vira uma triste e indesejada pessoa.

É necessário confiar, dar a mão e não ficar pensando em bobagem. Depois é só esperar que todas as coisas aconteçam do jeito mais justo possível. Amor é amar, e amar é respeitar. Ciúme em demasia é desrespeito!

Deus, o que eu faço da minha vida? Como eu sei se estou seguindo o caminho certo ou se estou desviando do meu verdadeiro propósito?

Sei que você está ouvindo a minha prece e sabe do meu suplício, por isso eu peço que me ajude iluminando minha trilha, guiando meu coração.

Deus, ajude esta pobre alma que está perdida e precisa da Sua mão.

Você é minha grande amiga! Na amizade, a verdade tem de estar sempre presente. Gosto demais de você, adoro sua forma de encarar a vida, de tratar as pessoas. Nossa cumplicidade é ímpar e fascinante.

Acontece que você tem jogado fora todas as boas oportunidades que a vida lhe tem oferecido – e é difícil ver isso. Tudo isso acontece porque você tem escondido sua ousadia, sua irreverência. Sem coragem de arriscar, nada acontece, amiga!

Estou apelando para que você se mostre sem medo, sem receio. Corra atrás de seus sonhos, de seus ideais! Agarre cada oportunidade como se fosse a última chance de ser feliz. Acredite mais em você! Beijo, querida!

Recomendados para você

O poder da gratidão: reflexão sobre a importância do agradecimento na nossa vida
O poder da gratidão: reflexão sobre a importância do agradecimento na nossa vida
Frases para dia da consciência negra para uma reflexão urgente
Frases para dia da consciência negra para uma reflexão urgente