Mensagens de Reflexão

Desde o nosso primeiro dia de vida somos cercados pelos mais diversos pensamentos e perspectivas sobre todos os assuntos que aparecem no nosso dia a dia. Não demora muito para percebemos que a maneira que vemos o mundo nem sempre é a mesma dos que estão ao nosso lado.

Dependendo da forma que encaramos esta diversidade, temos nas mãos a chance de absorver ótimos aprendizados, até porque não existe verdade absoluta e através dos constantes questionamentos evoluímos como sociedade.

Ao fim de cada dia chegamos a conclusão de que os diferentes sentidos que podem ser atribuídos à vida dependem diretamente da extensão do horizonte de cada indivíduo, e consequentemente diversidade de experiências ao longo da vida. Quando temos contato com novas formas de compreensão do que está a nosso redor, adquirimos sabedoria, que nos tornam capazes de reconhecer novos sentidos para o que antes parecia definitivo.

É por isso que não é totalmente verdadeiro dizer que tudo nesta vida existe apenas dois lados para serem apreciados, as visões para o mesmo acontecimento podem ser infinitas. Uma pessoa que sempre teve muito dinheiro e uma “boa vida”, dificilmente dará o mesmo valor a um pão com manteiga que outra que nunca imaginou que um dia poderia comer fora de casa.

O dia que mais gosto: sábado! Passo a semana esperando ele. Não me interessa se vai ter sol ou chuva, se vai ter nevoeiro ou se o céu vai estar despido. Nada disso é relevante para mim.

Quero é que seja sábado rápido porque sinto boas energias, parece que fico mais feliz que em outros dias. Parece até que respiro melhor quando acordo e lembro que dia é esse! Aproveitar o sábado é desfrutar da felicidade, é encarar a vida de frente e sorrir com o coração!

Talvez você pense que seus pais restringem muito sua vida e lute pela sua liberdade, pela conquista do seu próprio espaço diariamente. Mas nós não estamos aqui para impedir que você seja feliz. Pelo contrário, nós faremos sempre o que for necessário para ver você bem.

Olhe para nossos conselhos como uma prova de amor. Não queira seguir um caminho independente porque não há ninguém neste mundo que goste mais de você do que nós.

O ciúme vai atrasar sua vida. Ele é um monstro que machuca seu coração, que inventa histórias na sua cabeça. Ele se alimenta do melhor que você tem. E por isso mude! Mude já! Imediatamente!

Não permite que algo tão triste consuma seu tempo e destrua sua relação com as pessoas e com o mundo! A vida depende de confiança, as relações precisam de verdade. Faça sua parte e descanse, porque se algo acontecer a culta não foi sua!

Sofrimentos de amor acometem homens e mulheres. Quem já não sofreu a pungente dor de um amor não correspondido ou complicado? Quantas vezes ficou com os olhos fixos no telefone e ele não tocou? A pessoa amada não ligou. Quantas vezes você checou seus e-mails à espera de um e-mail do seu amor? A caixa lotada, mas nenhuma linha da pessoa amada. Amor sem beijos, sem carinhos e quase sem a presença da pessoa amada.

Algo em comum aumenta o sofrimento do amor não correspondido: a desilusão e a esperança. A dor é forte, mas um fiozinho de esperança acalenta seu coração. O que é proibido e complicado parece mais saboroso. Quando a pessoa amada liga, depois de semanas sem dar notícias, seu coração dispara. Ouvir a voz dele (a) é um consolo para suas noites insones. Na caixa de e-mails, lá está o e-mail esperado. Seu coração se aquece; a esperança retorna com mais força.

Se você vive um amor complicado ou não correspondido há algum tempo, pare e pense. Os minutos da sua vida estão passando. E o que você tem feito da sua vida a não ser esperar e esperar pela atenção da pessoa amada? Os amores impossíveis ou platônicos têm algo em comum: a inacessibilidade da pessoa amada. Ela nunca está presente. Fugidia, irreal e inconstante. Uma pessoa que não está “na sua". No entanto, é difícil acordar para a realidade.

A vida é feita de escolhas. Traçamos nossos destinos baseados (a) em nossas emoções e sentimentos. Atraímos as pessoas e os amores. Você quer ser feliz ou não? Gostaria de viver um amor correspondido? O destino está lhe preparando um grande amor. Basta sua decisão: parar de sofrer. Parar de roer as unhas de raiva, ciúme e desilusão. Ponha um ponto final neste amor doido em que você ama e a outra pessoa é sempre difícil e inacessível. Você pode dizer: “Meu amor basta para nós dois!" Será?

Para viver um amor complicado você precisa de uma certa dose de masoquismo. Sofrimento misturado à alegria, quando você recebe uma migalha de carinho. Algumas pessoas não sabem viver um amor correspondido. Atraem para si pessoas complicadas. Gostam do mistério e do irreal. Não deixa de ser um motivo para fugir à realidade sofrida.

O fortalecimento da sua auto-estima será muito promissor para sua felicidade amorosa. Invista em você mesmo (a). Renove sua esperança. Chega de masoquismo! As pessoas que sofrem muito por um amor não correspondido, não têm fé no futuro. Recarregue a bateria da sua fé. Você vai encontrar alguém que corresponda ao seu amor. Por que não? É difícil abandonar este alguém tão maravilhoso e difícil? Por que valoriza tanto esta pessoa? Mais uma vez, a imaginação lhe pregando peças. Saiba diferenciar o amor verdadeiro da fantasia e da ilusão. O amor verdadeiro é uma troca real de carinho, presença e comprometimento.

Faça as pazes com seu espelho. Afirme para si mesmo (a) que você merece amor, carinho e respeito. E se a outra pessoa não corresponde ao seu amor, azar o dela! Não sabe o que está perdendo! Aliás, você sim, está perdendo uma chance maravilhosa de encontrar outra pessoa e ser verdadeiramente feliz!

(Sandra Cecília)
(Fonte para Reflexão)

Mais um ano se passou na minha vida. Mais uma vez é chegado o dia do meu aniversário, dia de reflexão, de silêncio, gratidão e comemoração.

Nem sempre as coisas são como desejamos, nem acontecem como sonhamos. Mas tudo tem uma razão de ser. Na vida não adianta apenas sonhar e desejar. É preciso lutar, batalhar, e estar pronto para quando a sorte passar por nós.

Este ano que passou na minha vida não foi um ano especial, mas me fez perceber que não tenho tempo a perder. Pois o tempo é o que de mais valioso temos na vida.

Eu agradeço por tudo o que vivi, pois o que não deixou uma boa recordação, deixou uma lição. E as lições, assim como as recordações, levo comigo para o resto da vida, e farão parte de mim sempre.

Obrigado por mais um ano vivido, obrigado pela oportunidade de viver mais um ano para fazer tudo aquilo que não fiz até agora! E que este ano seja de realizações e muita felicidade.

É tempo de Páscoa, momento de celebração da vida em família, mas também de reflexão e mudança. Páscoa é sinônimo de renascimento, de renovação, pelo que é o momento certo para refletir e fazer renascer sentimentos mais nobres.

O importante é que cada um cultive sentimentos bons, fraternais e altruístas. Dessa forma todos poderemos contribuir para um mundo melhor e mais justo.

A Páscoa é também uma data que simboliza o triunfo da vida sobre a morte, do amor sobre o ódio. É a época ideal para refletir sobre o verdadeiro significado da vida, e sobre a importância do amor.

A Páscoa é, assim, tempo de celebrar o amor e triunfo de Cristo, mas também de refletir, renovar e mudar para melhor, tal como Ele nos ensinou.

Meu amor, depois de muita reflexão, de muito esforço para tentar encontrar as palavras certas, as melhores, as mais perfeitas, para devidamente lhe explicar o que sinto por você, descobri que não existe nada melhor que dizer: “Eu te amo!”.

E o que realmente importa não são as palavras, mas o sentimento e o que fazemos com ele. O que importa é que desde que você faz parte da minha vida, meu coração já não conhece a tristeza, o desânimo ou o pessimismo.

Com você passei a ver o mundo com olhos coloridos, e o simples fato de você existir é motivo para meus olhos brilharem. Você não mudou só meu mundo, você se transformou no meu mundo!

Com isto, meu amor, quero dizer que eu amo você, amo nosso amor, amo namorar você! Não existe melhor lugar em todo universo do que aqui ao seu lado, meu perfeito namorado!

Conta-se que numa cidade do interior um grupo de pessoas se divertia com o idiota da aldeia.

Um pobre coitado, de pouca inteligência, vivia de pequenos biscates e esmolas.

Diariamente eles chamavam o idiota ao bar onde se reuniam e ofereciam a ele a escolha entre duas moedas: Uma grande de 400 RÉIS e outra menor de 2.000 RÉIS.

Ele sempre escolhia a maior e menos valiosa, o que era motivo de risos para todos.

Certo dia, um dos membros do grupo chamou-o e lhe perguntou se ainda não havia percebido que a moeda maior valia menos.

- Eu sei, respondeu o tolo. Ela vale cinco vezes menos, mas no dia que eu escolher a outra, a brincadeira acaba e não vou mais ganhar minha moeda.

Podem-se tirar várias conclusões dessa pequena narrativa.

A primeira: Quem parece idiota, nem sempre é.

A segunda: Quais eram os verdadeiros idiotas da história?

A terceira: Se você for ganancioso, acaba estragando sua fonte de renda.

Mas a conclusão mais interessante é:

A percepção de que podemos estar bem, mesmo quando os outros não têm uma boa opinião a nosso respeito. Portanto, o que importa não é o que pensam de nós, mas sim, quem realmente somos. O maior prazer de um homem inteligente é bancar o idiota diante de um idiota que banca o inteligente.

Preocupe-se mais com sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam... é problema deles.

Boa reflexão!

Conheço pessoas que afirmam que para ser feliz é preciso amar. Amar a família, os amigos, a terra, as árvores e até as alfaces. Sem esquecer, é claro, de um amor desses de tirar o fôlego e bater mais forte o coração.

Porém, já ouvi vários relatos de quem já amou muito, já teve seu coração saindo pela boca e mergulhou em abismo de paixões, de onde sempre demorava para emergir. Por isso mudaram o discurso e dizem que ser feliz é amar a si mesmo e proteger-se. Eles defendem que o melhor romance é aquele com data para terminar.

Num pensamento rápido, é interessante essa corrente. Todo mundo que tem medo de se envolver demais com alguém, poderia se atirar em paixões programadas para terminar antes que ultrapasse seu limite e comece a amar. Haveria apenas paixão entre os namorados, casais e amantes. Seriam todos ficantes, na verdade. A volta da poligamia. A extinção da traição. Mas fazendo uma reflexão maior, não sou adepto de paixão efêmera, que não possibilite o amor.

Talvez não seja tão pós-moderno ou nem moderno para entender esses amigos que pensam assim. Tampouco confiaria plenamente em alguém que não se entrega os próprios sentimentos e propusesse datar a minha paixão.

(Elder Nunes Corrêa Junior)
(Repórter de Bicicleta)

Neste dia de saudade e reflexão vou homenagear aqueles que partiram com uma profunda oração.

Uma pessoa muito especial, mas que não se encontra mais entre nós, faria aniversário no dia de hoje e, mesmo que o sentimento de saudade seja o que prevalece, gostaria que esta data fosse celebrada com um momento de reflexão.

A importância que esta pessoa teve em vida, serve de lição para nos conscientizar de que devemos dar valor ao tempo que temos e às pessoas que nos rodeiam.

Espero que esta pessoa se encontre em paz e receba todo este pensamento e reflexão que fazemos hoje em seu nome no dia do seu aniversário.

Hoje o dia é muito especial para todos nós! Esta é a data que traz à memória todos aqueles que amamos e que partiram cedo demais. Vamos fazer com que seja um dia de paz, tranquilidade e reflexão.

Eu sei que não é fácil aceitar que a vida ou a morte leve aqueles que tanto adoramos. Com saudade no coração com a saudade e a esperança em um reencontro, vamos celebrar a vida no dia de hoje!

Vinte e cinco anos, meu amor!
Tanta coisa que passamos juntos, tanta história em comum, tanta coisa vivida e tanto ainda para viver. Obrigado por ser um marido tão bom para mim e sempre tão bem-intencionado para nosso casamento.

São nossas Bodas de Prata! Mais uma meta conquistada, mais uma missão em que nossa união saiu vitoriosa. Não cabe em mim mais alegria! Nossa família tão bonita é a razão para acordar toda manhã com um sorriso honesto em meu rosto. Coisas dessas não tem preço. Coisas dessas não se compram – são conquistadas com um empenho e um amor enormes.
Nós, meu amor, estamos definitivamente de parabéns!

Hoje, quero somente refletir sobre todos esses mais de nove mil dias de matrimônio. Quero que a palavra de ordem seja reflexão. Não porque necessite de confirmar nossa relação, nada disso. Pretendo apenas que a gente contemple os momentos inesquecíveis e únicos que nossa ligação proporcionou à família que é nossa.

Tudo foi e será possível graças ao homem de minha vida – você.
E isto é ainda o início de tudo que a gente merece.
Os votos são de prosperidade.
São de verdade.
São de amor.

Se despedir do que quer que seja nunca é algo muito simples, depois do adeus, as lembranças tomam conta de quase todos os pensamentos do dia, tornando cada vez mais doloroso o processo de aceitação da despedida.

Como tudo nesta vida, um afastamento também pode ter seu lado positivo. Quando ele está relacionado a algo que gostamos imensamente, a dor inicial é inevitável e intensa, mas não tenha dúvidas que também será passageira.

É impossível não sentir nenhum sofrimento ao se distanciar de uma pessoa querida ou algo que lhe era bem quisto. Por mais que tentemos resistir ao descontentamento, ele sempre chegará primeiro, mas isto não quer dizer que ele deve permanecer na sua vida o tempo inteiro.

Pense nas despedidas como um ponto de transição, onde se inicia mais um novo ciclo sua vida, sem a presença do que ocasionou a despedida. Apesar de toda dificuldade, caso o distanciamento seja irreversível, faça o possível para focar apenas nas lembranças positivas.


Não se concentre no lado ruim da despedida, faça dela um momento de reflexão e a utilize como mais um ponto de partida, onde infelizmente a presença não pode ser mais esperada, mas as boas recordações permanecerão para o resto da vida.

Hoje é domingo! É um dia de reunião, de família, de reflexão. É hora de colocar as diferenças de parte e aproveitar para descontrair, para conviver. E principalmente é hora de desfrutar do bem mais precioso que temos: a família!

Na verdade, a família deveria estar sempre na primeira posição, mas nem sempre é essa a prioridade infelizmente. Eu vou aproveitar todos os momentos deste domingo!

O fim de um namoro é como uma explosão no centro de uma cidade. Tudo o que está ao redor acaba sofrendo consequências. Em seu caso, a rutura de seu relacionamento não significou apenas o desaparecimento de um amor. Mas toda a sua vida, seus hábitos, suas rotinas, seus sonhos, foram afetados com essa difícil decisão.

No entanto, aquilo que pode parecer ser uma fase triste, onde tudo sai errado, também pode ser encarado como uma época de esperança e renovação. O desfecho de seu namoro acabou sendo conturbado, com muita mágoa e discussão. Você se sente cansado com as tentativas de reconciliação. Mas agora que seguiu seu caminho sozinho, você poderá ter paz, tempo para reflexão e a possibilidade de lutar por seus objetivos pessoais.

Não pense que o mundo acabou. Agora é que ele te está abrindo realmente às portas. É altura de provar como você é forte e como nunca desiste perante adversidades. Não duvide que você será feliz e eu estarei sempre de seu lado.

Feliz Páscoa, meu amor! É maravilhoso passar momentos tão lindos assim do seu lado. Esta é uma época de reflexão nas palavras do Senhor e na ressurreição de Jesus.

Mas também é o momento ideal para renovarmos o amor que nos une, o sentimento que faz de nós pessoas ímpares e com uma ligação eterna. Que a paz e a harmonia estejam sempre do nosso lado, meu bem! Eu te amo.

É hora de dar as boas-vindas a dezembro e em breve será hora de dizer adeus ao ano que está acabando. As festas estão chegando e a hora de reunir todos os que amamos perto de nós está quase aí.

Este é o melhor mês do ano e aquele que deve servir de reflexão por tudo que passou e de tudo que está para vir. Seja bem-vindo, dezembro!

Boa tarde, pessoal! Chegamos na metade do dia e agora é hora de olharmos para o que já fizemos hoje e para o que ainda podemos fazer.

A manhã já passou e a noite ainda está por vir, talvez a tarde possa ser uma boa oportunidade para reflexão e planejamento.

Vamos trocar energias positivas para que todos possam vivenciar esse momento do dia de forma sábia, serena e com muita paz. Uma boa tarde para todos!

Quando aparece um período mais difícil nas nossas vidas, onde as emoções estão confusas e o futuro se torna algo muito mais distante e incerto, é hora de recordar a enorme quantidade de obstáculos já superados e como nem todos eles foram tão difíceis assim.

Diariamente somos forçados a tomar decisões, umas mais fáceis, quase que instintivas, e outras mais arriscadas, onde a escolha tem que ser muito bem pensada. Essas alternativas mais dispendiosas não devem ser tratadas como o fim do mundo, e sim como uma montanha um pouco mais alta que a anterior que já foi escalada.

Temos que ter em mente que o tempo não para quando estamos passando por algum problema, e enquanto continuarmos a adiar uma reflexão, consequentemente, estaremos adiando muito mais a sua solução. Devemos pensar como mais um obstáculo que deve ser ultrapassado, como todos os outros que já foram superados.

Hoje o dia é de festa, muita folia, animação, mas também de reflexão. E é aí que recordo momentos incríveis que passei até hoje, o dia da minha formatura. Encontrei pessoas deslumbrantes que vou carregar no coração eternamente, autênticos amigos. E por tudo que fizeram por mim eu deixo um agradecimento profundo.

Pessoas assim tão especiais como vocês só merecem conhecer a felicidade e acreditem que é isso que farei sempre que puder. Sem corações tão especiais ao meu lado eu acho que não teria conseguido. Vocês encheram meu pensamento de força. Agradeço por tudo, amigos!

Deus sempre esteve presente na sua vida, meu neto querido, mas a partir de hoje estará bem dentro de você! Sua primeira comunhão representa o passo maior rumo à vivência com o Senhor.

Tenho uma admiração muito grande por ter você como neto e por poder testemunhar este grande dia e também esta grande festa. Faça uma profunda reflexão e orgulhe-se de pertencer ao reino de Deus.

Eu estarei sempre aqui para tudo que você precisar, mas lembre-se que jamais caminhará sozinho neste mundo. Sua companhia será sempre a divina, pois em qualquer situação Ele estará junto.

E Ele o apoiará e dará força e discernimento para todas as situações do seu dia a dia. Eu gosto de você de uma forma inexplicável! Você é meu menino, meu netinho, meu tudo nesta vida. Parabéns pelo seu dia!

Feliz Páscoa para todos!
Que este momento de festa e
celebração do triunfo de Jesus
sobre a morte, seja de alegria
e reflexão para todos.

Que cada um possa olhar
dentro do seu coração e lá
encontrar fé e determinação.
E que hoje e sempre a palavra
de Deus nos guie e oriente.

Desejo felicidade para todos,
e que em família todos possam
festejar o amor e a paz
desta época tão especial.

Uma sexta-feira santa de muita luz para todos; um dia inesquecível de reflexão e amor. Desejo que hoje tudo seja bondade, que não falte alegria nem esperança; que a beleza da vida faça casa em todos os lares.

Esta é a verdadeira época de Jesus, do legado que Ele tanto lutou e se sacrificou por nós. A Ele devemos gratidão. A Ele eu entrego meu coração. Que a bênção deste dia se prolongue para toda eternidade.

Fé e coragem, solidariedade e compaixão: espero e desejo profundamente que valores maiores como os que indiquei estejam presentes nas ações do Homem. Que estejam sempre presentes. Eu encado esta data como uma dádiva e tudo farei para a aproveitar intensamente.

Quando nascemos e damos os primeiros passos e caimos e levantamos e aprendemos a falar e depois a ler e a escrever somos novos. Quando o tempo passa e nos tornamos mais quietos e cansados aí nós somos velhos. Podemos também ser idosos, é uma questão de vocabulário.

Ninguém deve se sentir a mais por ser mais velho. Todos temos uma importância e uma missão neste mundo. E quem tem a felicidade de alcançar uma idade mais avançada tem também o privilégio de olhar para trás e perceber o que fez certo, mas também o que fez errado.

E isso não tem mal! Pior seria não poder fazer essa reflexão. Quem tem mais idade tem também mais sabedoria, experiência e enxerga o mundo de uma forma mais leve e serena. A pressa é menor ou deixa até de existir. Só os anos dão essa erudição que os novos em novos jamais conhecerão.

É por isso que devemos olhar os velhos (ou idosos) com respeito, não só por serem iguais, mas também por terem essa sabedoria, esse conhecimento do que é a vida. São eles que nos ensinam algo novo, os velhos! São eles que parecendo que desistem da vida acabam por nos dar grandes lições de humanidade.

Alguns de nós vemos as dúvidas como algo relacionado apenas a indecisão, como se elas só aparecessem em pessoas inseguras e confusas que nunca sabem o que querem da vida. Esquecemos que são através das respostas destes questionamentos que evoluímos e ampliamos o nosso conhecimento.

Ao ligarmos o surgimento das dúvidas somente a falta de esclarecimento, excluímos os benefícios que podem ser originados como os bons questionamentos. É através deles que surgem outros argumentos, que nos levam às ótimas reflexões e assim, a chegada de bons fundamentos.

É por isso que jamais devemos reprimir as nossas dúvidas, pois por mais boba que possa parecer, pode ser através da resposta dela que encontre a chave para outros problemas. Utilize suas dúvidas como instrumento de reflexão, como o princípio do raciocínio e quanto mais vezes for incentivado a isto, mais facilmente conseguirá ter seus questionamentos respondidos.

Seja qual for o conteúdo da dúvida, jamais a abandone, caso não consiga obter a resposta prontamente, faça sempre o possível para alcançar a solução. Sozinho, com um amigo ou até um mero conhecido, não importa, desde que o questionamento seja transformado em bons argumentos, todos os métodos são válidos.

Queridos amigos e familiares, estamos chegando no dia de maior significado para aqueles que levam suas vidas pelos caminhos de fé, amor e compaixão que Jesus nos mostrou, a Sexta-feira Santa.

Foi neste dia que Jesus morreu, mas também é o dia em que fica marcado como o de Seu maior feito, o de Se deixar ser crucificado para nos salvar por toda a eternidade.

Este gesto é único e não pode passar sem que nós façamos uma reflexão sobre seu significado e, por consequência, sobre nossas próprias atitudes.

Vamos ponderar sobre nossas ações e fazer desta Sexta-feira Santa um dia de muita união. Tenham um dia abençoado!

Feliz Páscoa, meu amor! Desejo que todo sacrifício que Jesus passou por nós seja relembrado em todos os instantes desta época de reflexão. Farei tudo para renovar os sentimentos positivos e as sensações mais belas da vida.

Você é o melhor namorado que algum dia imaginaria encontrar. E sou feliz por ter seu apoio constante; por sorrir de verdade. Adoro você, meu bem! Beijo.

A páscoa é a época mais linda do ano,
a união das famílias e da amizade de
verdade, das cerimonias mais nobres
é a bela época da reflexão, de Deus e
da mágica renovação de sentimentos.

Esta é a etapa dos sonhos e da clareza
da perfeita ligação entre Jesus e todos
os seres da Terra, de toda natureza e de
quaisquer coisas que aqui morem.

É a harmonia vivida no tempo que passa
e é a alegria em todos os lares de todo
mundo e a paz que se deseja e se luta para
alcançar e a igualdade e o dever e liberdade.

A páscoa é a palavra mais gritante de Jesus
é a bênção de Deus distribuída para todos
nós e é a calma e a serenidade e o amor de
verdade e é a doce noção que a vida existe
porque um dia Jesus morreu por todos nós.

Recomendados para você

O poder da gratidão: reflexão sobre a importância do agradecimento na nossa vida
O poder da gratidão: reflexão sobre a importância do agradecimento na nossa vida