Mensagens de Tristeza Profunda

Fiz uma canção para mim e este coração
Mergulhei em mares de tristeza profunda
Perdi a minha noção
Silenciei medos constantes e inconscientes estão.

Gerei inimigos, caí em imersos abismos
Fiz grandes amigos
porque aonde vou os levo sem nenhum rancor
Senti várias emoções e perdidas na escuridão estarão...

(Ursula Neves)

Sinto uma tristeza tão grande no meu peito que não sei mais o que fazer. Às vezes, a vida pode ser muito difícil e eu fico sem saber qual rumo seguir.

Peço perdão por vir aqui fazer este desabafo, mas em alguns momentos me sinto muito só e não sei com quem conversar.

Talvez eu precisasse apenas de um abraço ou talvez de alguns momentos em silêncio. Só sei que hoje meu coração está sofrendo como se não houvesse mais esperança no mundo.

Sei que tudo melhora e que serei feliz novamente, mas hoje só encontro tristeza para qualquer lugar que olho.

Este é um momento um pouco triste para mim, amigo, apesar de saber que você vai embora para aproveitar uma situação melhor. Pois vou sentir muitas saudades suas, e o local de trabalho jamais será igual.

Sei que continuaremos sendo amigos, que nos encontraremos em outros locais, mas aqui deixa um vazio muito grande. Mas o que importa é que você seja feliz e tenha sucesso. Esta é uma despedida ligeiramente triste, mas que dará lugar a um futuro de alegria e sucesso na sua vida. Felicidades, meu amigo!

Para Boddah

Falando como um simplório experiente que obviamente preferiria ser um efeminado, infantil e chorão. Este bilhete deve ser fácil de entender. Todas as advertências dadas nas aulas de punk rock ao longo dos anos, desde minha primeira introdução a, digamos assim, ética envolvendo independência e o abraçar de sua comunidade, provaram ser verdadeiras.

Há muitos anos eu não venho sentindo excitação ao ouvir ou fazer música, bem como ao ler ou escrever. Minha culpa por isso é indescritível em palavras. Por exemplo, quando estou atrás do palco, as luzes se apagam e o ruído ensandecido da multidão começa, nada me afeta do jeito que afetava Freddie Mercury, que costumava amar, se deliciar com o amor e adoração da multidão - o que é uma coisa que totalmente admiro e invejo.

O fato é que não consigo enganar vocês, nenhum de vocês. Simplesmente não é justo para vocês e para mim. O pior crime que posso imaginar seria enganar as pessoas sendo falso e fingindo que estou me divertindo 100 por cento. Às vezes acho que eu deveria acionar um despertador antes de entrar no palco. Tentei tudo que está em meus poderes para gostar disso (e eu gosto, Deus, acreditem-me, eu gosto, mas não o suficiente). Me agrada o fato de que eu e nós atingimos e divertimos uma porção de gente.

Devo ser um daqueles narcisistas que só dão valor as coisas quando elas se vão. Eu sou sensível demais. Preciso ficar um pouco dormente para ter de volta o entusiasmo que tinha quando criança. Em nossas últimas três turnês, tive um reconhecimento por parte de todas as pessoas que conheci pessoalmente e dos fãs de nossa música, mas eu ainda não consigo superar a frustração, a culpa e a empatia que tenho por todos.

Existe o bom em todos nós e acho que eu simplesmente amo as pessoas demais, tanto que chego a me sentir mal. O triste, sensível, insatisfeito, pisciano, pequeno homem de Jesus. Por que você simplesmente não aproveita? Eu não sei! Tenho uma esposa que é uma deusa, que transipira ambição e empatia e uma filha que me lembra demais de como eu costumava ser, cheio de amor e alegria, beijando todo mundo que encontra porque todo mundo é bom e não vai fazer mal a ela. Isto me aterroriza a ponto de eu mal conseguir funcionar. Mal posso suportar a idéia de Frances se tornando o triste, autodestrutivo e mórbido roqueiro que virei.

Eu tive muito, muito mesmo, e sou grato por isso, mas desde os sete anos de idade passei a ter ódio de todos os humanos em geral. Apenas porque parece muito fácil se relacionar e ter empatia. Apenas porque eu amo e sinto demais por todas as pessoas, eu acho. Obrigado do fundo de meu nauseado estômago queimando por suas cartas e sua peocupação ao longo dos anos. Eu sou mesmo um bebê errático e triste! Não tenho mais a paixão, então lembrem, é melhor queimar do que se apagar aos poucos. Paz, Amor, Empatia.

Frances e Courtney, estarei em seu altar. Por favor, vá em frente, Courtney, por Frances. Pela vida dela, que vai ser tão mais feliz sem mim. EU TE AMO, EU TE AMO!

(Kurt Cobain)

Eu gosto tanto de você, meu irmão! Sinto que temos muito para dar um ao outro. E prometo que esta distância não irá destronar este lindo sentimento que nos une desde sempre.

Você é um ser humano muito especial e merece ser feliz finalmente. Jogue fora essa tristeza. Levante a cabeça; lute!

Não desista nem se perca nos caminhos da infelicidade. Procure se realizar todos os dias e vença quaisquer desafios. Estarei sempre ao seu lado, meu irmão amado!

Sei que é fácil falar, que dizer ‘você precisa ter ânimo’ e coisas parecidas saem com facilidade da nossa boca, mas para quem está em baixo, para quem sofre realmente, esse tipo de apoio vazio nem sempre resulta e às vezes até irrita.

Nesse espírito, minha amiga, e sabendo como está triste, eu não vou pedir para que faça aquilo que você sabe que deve fazer, pois é inteligente suficiente para decidir por si. Hoje eu peço apenas um sorriso, pois amo vê-la sorrir. Você é linda de qualquer jeito, mas quando sorri é muito mais.

Faça isso, apenas isso, por mim, por nossa amizade, por todo amor que eu lhe tenho, e talvez esse sorriso, repetido algumas vezes por dia, acabe ficando no seu rosto e depois no seu espírito.

Adoro você, meu bem, e parte meu coração vê-la triste. Sorria, um pouquinho, por favor!

Amizade é para mim um sentimento tão ou mais sagrado que o amor. Podemos não trocar alianças ou prometer fidelidade eterna, mas a lealdade é algo obrigatório.

Por isso são insuportáveis a decepção e a tristeza quando alguém a quem entregamos a nossa amizade, com quem compartilhamos segredos e esperanças, em quem confiávamos a própria vida, nos apunhala pelas costas de forma tão mesquinha como você fez comigo.

Desde o dia em que seu punhal se afundou no meu peito que eu tento entender o por quê. Por quê? Eu confiava em você, eu amava você! Costuma dizer-se que amigos são a família que escolhemos, pois bem, com você vejo que errei muito na escolha e como o erro foi meu, assumo parte da culpa de ter acreditado em você.

Com o tempo a amargura passará, pois tudo passa, mas ficarei esperando, a vida inteira se for preciso, pela sua explicação, pelas suas desculpas. Meu lado mais emocional esperará sempre pelo dia em que você apresentará uma desculpa lógica para tudo isso, e assim talvez podermos retomar nossa amizade...

A vida não para, meu amor! Apesar dessa difícil novidade, pode ter certeza que juntos vamos dar a volta por cima. Não será fácil, porque perder o emprego sempre deita a moral para baixo.

Acontece que você é um marido muito forte e batalhador, por isso tudo vai melhorar. Levante a cabeça! Coloque sorriso no rosto, porque a tristeza nada resolve e acredite, tenha esperança que o dia de amanhã vai ser bem melhor que o de hoje. Beijo!

O corpo parece ter um mecanismo natural de proteção contra a infelicidade. Sempre que algo não está bem em nossa vida, nos sentimos incomodados, insatisfeitos, inquietos. É o corpo avisando que algo precisa mudar em nossa vida. Quando uma tristeza inexplicável começar a bater, quando a angústia começar a visitar com alguma frequência, e os seus pensamentos começarem a fugir de você, mude!

Olhe para dentro do seu coração, faça uma reavaliação na sua vida e tente descobrir o que não está bem; se for possível fazer alguma coisa para melhorar e se valer a pena, tente! Tente uma vez, tente duas, tente até achar que ainda é possível, mas seja consciente e assuma que há coisas que não dependem apenas do nosso querer. Saiba a hora de parar, saiba a hora de deixar algo sair da sua vida.

Quando abrimos as portas de saída da nossa vida, novos espaços surgem, é aí que as mudanças acontecem. Mudanças na rotina, nos hábitos, nos afetos. Essa mudança pode causar medo, pode causar apreensão, mas se você souber transformar um momento de crise em um momento de oportunidades, as mudanças podem ser muito positivas. Abra o seu coração para a mudança, abra a sua mente para o novo!

Amiga do nosso coração, hoje nos juntamos todas para lhe desejar toda felicidade do mundo, agora que você vai casar e morar longe. Por você nos alegramos, mas por nós sentimos uma terrível tristeza por este ser também um momento de despedida.

Até hoje fomos um grupo unido de mulheres poderosas, grandes amigas, e a partir de agora ficaremos menos fortes, pois ficará faltando você! Nós desejamos sua felicidade em primeiro lugar, mas se pudéssemos escolher, escolheríamos que você fosse feliz mais perto de nós.

Amiga, nós ficaremos morrendo de saudades suas, e esperando suas vistas regulares, mas também estaremos torcendo por você com toda força dos nossos corações unidos.

Seja muito feliz, amiga! Muita sorte para esta nova etapa da sua vida, e por favor, não esquece de nós que ficamos aqui esperando você de braços abertos.

Querida amiga, imagino como deve estar se sentindo feliz e ansiosa com todas as mudanças que vão acontecer na sua vida. Também eu estou feliz, pois você merece toda felicidade do mundo!

Em breve irá casar, iniciará uma família sua, e irá mudar de cidade. É este último fato que está me deixando algo triste, e me perdoe, minha querida amiga, mas vai custar muito me despedir de você e saber que vai estar tão longe.

Eu gosto muito de você e quero que seja muito feliz, seja onde for, mas o meu lado mais egoísta preferia que você fosse feliz juntinho de mim. Como não pode ser possível, resta a esperança de vê-la regularmente, pois pretendo visita-la e exijo que você venha me visitar.

Muitas felicidades, meu bem! Que em seu casamento nunca falte o respeito mútuo, o companheirismo, a amizade, a paciência e muito amor. Que em todos os aspectos da sua vida reine o sucesso, mas não se esqueça nunca de mim, e de que gosto muito de você. Seja feliz!

Carrego no coração o sonho de uma vida sem dor, sem desilusão, sem tristeza! Infelizmente, tudo pode acontecer, porque nada é garantido e tudo é permitido. Você tem de encontrar sua força interior!

É hora de encarar essa doença que está desafiando sua coragem, e partir para a luta! É que não tem outra alternativa senão batalhar de forma incansável com a fé e a esperança no pensamento. Tenho certeza que você vai sair dessa muito em breve! Força!

Parabéns, tio. Desejo que nada falte ao seu dia e nunca na vida surjam momentos de tristeza ao seu coração. Você é uma pessoa muito especial; um familiar encantador e um amigo maravilhoso.

Tenho muito orgulho em compartilhar meus dias com uma pessoa tão inspiradora como você. Lembre-se de ser feliz e de correr atrás de tudo aquilo que lhe traz alegria. Tenha um aniversário muito feliz, tio!

Que nesta semana, que agora começa para todos nós, não exista tristeza nem dias cinzentos. Que tudo o que é de mau tenha ficado no passado e as coisas que estão para chegar sejam muito positivas!

Amor, alegria e muitas realizações é o que sinceramente desejo para todos os momentos da sua vida. Boa semana para você!

Eu estou ao seu lado, amiga! Nem sempre as coisas acontecem do jeito que desejamos, mas temos de levantar cabeça e seguir nosso caminho. Eu sei que você está triste. E isso me deixa triste também!

É que eu gosto muito de você e torço para que a felicidade invada seu coração. E o mais estranho é que você tem tudo para ser feliz: é linda por dentro e por fora. Por favor, querida, sorria! Dê uma chance para alegria!

Meu querido padrasto, não sei por onde começar a explicar tudo que você significa para mim. Já faz um tempo que você entrou em minha vida e hoje já posso dizer que o carinho que sinto, é imenso.

Aprendi a amar a pessoa que você é. Um homem incrível, de palavra e com um coração enorme. Seu jeito brincalhão me conquistou e trouxe muito riso a uma casa que andava triste.

Além disso, você se tornou um grande companheiro para minha mãe e a tornou uma mulher muito feliz e por isso, eu sempre agradecerei.

Amo muito você!

A amizade que nos une é forte demais e envolve todo o tipo de sentimentos e de sensações por parte de pessoas alheias ao que nos une. Somos amigas pra valer! Temos coisas que mais ninguém é capaz de alcançar e tudo isso se deve a algo que nem conhecemos o nome mas que nos mantém juntas.

Acontece que nossa relação de amizade é comentada por outras pessoas, gente que não consegue viver com o bem dos outros! Confesso que isso me incomoda um pouco porque nós não pretendemos machucar seja quem for, mas a verdade é que existe muita inveja da gente.

Somos muito próximas, conversamos de tudo – desde coisas felizes e positivas a coisas tristes e negativas, não temos medo de demonstrar nossa amizade e somos muito cúmplices. Acho que as pessoas se apercebem disso e ficam tentando falar besteira acerca da gente, acontece que nós sabemos nosso caminho e ninguém nos vai separar. Obrigado por ser tão minha amiga!

Minha professora do coração, me sinto muito triste por saber que esta é a nossa despedida, mas reconheço que esta é apenas mais uma das provações que vou encontrar pelo meu caminho.

Você me ajudou a perceber que eu tenho forças para encarar qualquer desafio e que, através do conhecimento, podemos alcançar qualquer objetivo.

Pelas suas aulas aprendi que não é somente pelos livros que recebemos conhecimento, mas que a vida é a maior escola que podemos querer e que os nossos maiores mentores podem ser encontrados em todos os lados.

Agradeço por todas as aulas, conversas, apoio e encorajamento. Você é um modelo em que todas as pessoas deveriam se espelhar. Até uma próxima e toda a felicidade do mundo.

Meu amigo, neste momento em que atravessa uma fase complicada da sua vida eu quero lhe pedir que não ceda à tristeza. Sei que é difícil e que agora onde se encontra parece que o futuro não trará nada de bom.

Mas a verdade é que depois de uma tempestade o tempo sempre melhora. Daqui por diante tenho certeza que sua vida irá melhorar muito, e que em breve você voltará a sorrir de felicidade.

Tenha confiança e lute contra a tristeza. Eu estou do seu lado, torcendo e lutando com você. Força e encha o coração de otimismo!

Uma verdadeira amizade é feita de um amor muito forte. Na verdade, às vezes a distância e o tempo podem fazer com que algumas pessoas desapareçam da nossa vida, mas aquelas que nos são essenciais jamais são esquecidas.

Dedico estas palavras a todos os amigos que dia após dia continuam do meu lado me ajudando a superar os momentos tristes e compartilhando comigo as maiores aventuras. Viver tem um significado especial só porque vocês se cruzaram no meu caminho. Muitas bênçãos para todos!

Por vezes me tenho questiono porque motivo amo tanto você. A dor que seu jeito inflige me tem mantido presa a você. Sinto até que estou cativa da tristeza. Só que na balança, o amor que sinto por você pesa mais que minha angústia por ter um marido tão rebelde, e muitas vezes tão ruim. Esta será a última chance para você, meu bem. Será a última chance para nosso casamento.

Você é um sedutor inveterado. Talvez por isso me sinta sempre conquistada por seu feitiço. A questão é que você anda usando isso fora da porta de nossa casa. Você é tão mulherengo. Quero muito acreditar que a mudança será a palavra de ordem em sua vida daqui para a frente. Preciso que você me prove que não estou fazendo figura de parva, sabe? Dói muito amar alguém, partilhar a cama e as refeições com uma pessoa que está enganado a gente. Dói demais porque quando a gente acredita numa relação, num casamento, a insegurança e a dúvida são inimigas da prosperidade.

Ninguém ama tanto você como eu amo.
Não deite tudo a perder, por favor.

E aí, amiga?
Tudo bem com você?
Estas palavras vão parecer um pouco caretas, mas são de coração. Aqui vai:

A amizade é o tipo de relação que nos engrandece o ego, ela faz com que a gente se sinta abraçada pela vida em todos os momentos – os tristes e os de alegria. Nossa amizade é ainda muito recente, mas alguma coisa me diz que será longa e verdadeira.

Desde nossas conversas, até ao seu jeito, francamente, eu sei que não me vou enganar em relação à sua amizade. Você me parece, acima de tudo, honesta, e o que a gente pretende das pessoas? Não é isso mesmo? A verdade? Então, eu encontro isso em você. Este mundo já é tão cruel e enganador que viver uma amizade como a que a gente está vivendo é ouro, aliás, é mais que ouro – é tudo que existe de bom.

Conte comigo para tudo, sempre.
Mega beijo, amiga.

Hoje tudo perdeu o sentido
e me encontrei triste sem
nenhuma razão aparente.

As lágrimas caem do rosto
e eu só queria alguém para
me abraçar, mas a solidão
se faz presente.

Sinto-me só e não encontro
nenhuma saída.
Cada vez me afundo mais
nesta tristeza profunda.

Será que alguém pode me ouvir?
Será que alguém se importa?

Queria que alguém conseguisse
me entender e talvez assim,
esta tristeza pudesse ter fim.

Chegamos ao fim de mais um ano letivo e junto vem este momento triste de despedidas. Mas claro que a felicidade e orgulho são muito maiores, pois é muito gratificante ver meus alunos crescendo e amadurecendo ao longo das aulas.

Aproveitem o descanso, queridos alunos, afinal, vocês se dedicaram muito e merecem uma folga. Espero que possamos nos ver ano que vem nem que seja só para trocar um abraço caloroso.

Boas férias a todos!

Você é a pessoa para quem eu conto tudo, e não tenho vergonha. Com você, nunca me sinto só. Quando algumas pessoas dizem coisas que me colocam para baixo, você sempre tem a palavra certa para me fazer sentir melhor. Quando alguma coisa acontece e me deixa triste, você sabe como me alegrar. Somos amigos há muitos anos, e já passamos por muitas mudanças, mas sempre estivemos um ao lado do outro. As nossas mudanças nunca nos separaram.

Você é um amigo de verdade, será o meu amigo para sempre. Muitas coisas ainda vão acontecer em nossas vidas, mas eu sei que nada irá nos afastar. Você é a pessoa com quem eu sempre posso contar, como um irmão. E eu sei que você também sente a mesma confiança em mim. Nós construímos uma amizade verdadeira.

Você é meu amigo, sempre e para sempre.

Bom dia para aqueles que acordam todos os dias e escolhem olhar para a beleza do mundo e da vida porque sabem que são abençoados!

É fácil deixar nossa atenção ser chamada por pessoas negativas ou situações desagradáveis, mas nada melhor para deixar nosso dia mais bonito que lembrar que Deus nos dá muito mais alegrias que tristezas.

Hoje o dia, assim como nossas vidas, recebe todo o amor que Deus tem por nós e tem tudo para ser maravilhoso. Esteja sempre com o coração aberto e na companhia do Senhor. Um bom dia abençoado para todos!

Tio, você é uma pessoa muito especial para mim. É quase como um pai que está sempre presente e tem sempre uma palavra amiga e de conforto para oferecer. Por isso e por outras razões lhe desejo um dia lindo. Feliz Aniversário!

Não desista de ser feliz nem permita que a tristeza tome conta da sua vida. Você é um ser humano incrível! Lute, realize seus sonhos e sorria sempre. Parabéns, tio, por mais um ano maravilhoso!

Sinto muito! Eu nem imagino a dor que vocês estão passando. Nenhuma família merece conhecer uma tristeza assim, mas as leis da vida não perdoam.

Chega uma hora em que a despedida tem de ser concretizada, em que a saudade começa a ganhar forma. Desejo que todas as energias positivas estejam com vocês e que a paz nunca desapareça. Meus sentimentos!

A tristeza tem andado junto ao seu coração! Seu rosto não deixa você enganar, não. É que você sempre foi tão alegre e cheia de boa disposição, minha amiga, que eu estranho ver você desse jeito! É muito importante você entender que a vida é uma caixa de surpresas positivas e menos positivas.

O que está acontecendo com você não vai continuar por muito mais tempo, tenho certeza! Levante essa cabeça linda e enxergue seu caminho com força e muita esperança. Aí, nesse estado de confiança, tudo vai começar a melhorar! Beijo. Se cuida!

Passo os dias olhando para um jardim que não é meu. Olho para a grama, sempre verde, mesmo quando as folhas vermelhas do outono começam a cair. Não importa as cores do jardim, a grama está verde. Na primavera, as flores enchem os olhos de quem passa de alegria, no verão a luz do sol deixa tudo mais claro e resplandecente e, mesmo no inverno, os dias gris não tomam conta de grama. Sempre que me sinto triste, vou até a janela e olho para aquele jardim. Indago-me se naquela casa não há tristeza. Será que não há um único dia em que não se esqueçam de regar a grama?

No jardim que não é meu, e onde a grama é sempre verde, há muitas borboletas. Elas estão sempre por lá. São de todas as cores, e às vezes fundem as suas asas com pétalas azuis das flores. Naquele jardim há também frutos, muitos frutos, verdes e maduros. Às vezes irrito-me porque alguns frutos caem das árvores, apodrecem e nunca são recolhidos. Mas depois, lembro-me dos pássaros bicando-os e vejo as cascas dos frutos desaparecem no solo.

Aquele jardim, tão vivo, não é meu. Naquele jardim há cor, há vida, há idas e vindas. E a grama é sempre verde. O meu jardim é um pequeno e inabitado jardim de inverno. Mas não cultivando a grama verde, nem as flores, nem as borboletas, à distância, assumo ser belo o canto dos pássaros.