Mensagens de Despedida


Faz tão pouco tempo que papai faleceu, que parece nem ser realidade. Não passou muito desde que o ouvi batendo a porta, em jeito de despedida. Um adeus que eu pensava ser apenas até ao final da tarde, como acontecia todos os dias. Mas afinal, essa despedida era eterna. Era uma despedida de nosso mundo, de nossa família. Um adeus à vida, como a conhecíamos até àquele momento.

Essas lembranças estão tão vivas em minha memória, que meu coração ainda espera o regresso dele, como se nada tivesse ocorrido. Há algo em mim que ignora o acontecimento dessa morte e é isso que talvez me continue impedindo de seguir em frente.

Meu pai me faz tanta falta, que sinto um vazio por dentro. As saudades aumentam a cada dia e custa a encarar verdadeiramente esta perda. Imaginar como será minha vida nos tempos que se seguem é um verdadeiro desafio. Mas quando nada podemos fazer para mudar nosso passado, resta honrarmos os valores que nos foram deixados por aqueles que amaremos eternamente.

Não importa para onde vamos, mas sim quem carregamos no coração. Até um dia, amigos!

Minha amiga, querida, eu sei como este momento é importante e como foi esperado por você. Agora é hora de ir embora, de se abrir para o mundo, de deixar a sua zona de conforto para desbravar o mundo. Eu sei que você tem muita coragem e determinação, e sei que em muitos momentos vai se sentir só, pois nos dias mais difíceis, você não poderá correr para os braços dos seus velhos amigos, ou para o sofá de casa. Mas você vai conseguir sobreviver a isso.

Você é inteligente, destemida e excelente pessoa. Logo fará novos amigos, pessoas que saberão e merecerão te acolher e ter você por perto. E nós, seus bons e velhos amigos, estaremos aqui torcendo por você, e sempre de braços abertos para quando você quiser pousar por aqui novamente.

Você começa agora um novo caminho, e desejo do fundo do meu coração que ele seja bonito, com belas paisagens e encontros maravilhosos. Desejo que você faça grandes amigos pela estrada e aprenda muitas coisas boas e bonitas sobre a vida. E nós estaremos aqui, esperando você voltar para contar as suas histórias, e depois seguir viagem novamente.

Desejo que você seja muito feliz, e desejo que me leve sempre no seu coração.

Já passaram dez anos desde que você se foi. Sua falta é bastante sentida ainda, aliás, será sempre – tenho certeza! É inacreditável como sinto falta de seu abraço todas as manhãs ao levantar. Lembro com todos os pormenores de quando você dizia que a vida é um ciclo onde todo o princípio tem fim.

São coisas dessas que aquecem nossa mente, nossa alma, nosso coração! Continuo sentindo seu cheiro por toda a parte. Tenho certeza que você continua por aí cuidando de mim. Até sempre!

Depois de meses de um amor que agonizava, hoje o enterro. Ele morreu, acabou. Muito já sofri, é verdade, mas sei que o pior ainda está por vir. Agora é o luto e a ausência. Não é fácil ver um amor morrer. Mas posso dizer que lutei, lutei até o último minuto para que ele sobrevivesse, fiz tudo o que podia fazer, fiz tudo o que tinha para fazer.

Se há uma culpa que não carrego é de ter sido fraca. Mas há uma hora na vida em que é preciso assumir, por mais dolorosa que seja, que uma hora as coisas chegam ao fim.

Há muito tempo que já carregava um cadáver nas costas, o cadáver de um relacionamento. Ele já começava a pesar demais e cheirar mal. Era hora de enterrá-lo de vez, colocar um punhado de terra por cima e virar as costas para seguir com a vida.

Outros amores virão, partirão, mas espero que o amor de verdade chegue e que venha para ficar, se for para me fazer feliz. Mas agora, enterro um amor que morreu, um amor que acabou. Deixo rosas sobre o túmulo, mas levo comigo os espinhos. Espero em breve deles me livrar.

Você irá fazer muita falta aqui, mas é hora de mostrar o seu talento para o resto do mundo. Tenha muita sorte e conquistas, colega!

Uma parte de mim foi embora com você, meu pai! Desde a hora que você se foi, minha vida virou mar sem onda. Não importa o tempo, não interessam novas chances na vida, porque sem você junto a mim tudo é cinzento, tudo é sem graça. Na verdade, meus sonhos viraram nostalgia, meus projetos não passam de pedra na calçada! Sinto muito sua falta!

Você foi embora faz tempo. Sinto que é hora de retomar minha vida, de colocar um sorriso no rosto sem sentir culpa. Eu sei que você pretende o melhor para mim, mas não tenho conseguido viver direito. Então, me ajude! Me dê força! Faça com que a fé invada novamente meu coração. Preciso de jogar fora essa tristeza que me impede de continuar meu caminho!

Eu vou conseguir dar a volta por cima! Tenho de acreditar que a vida continua. Preciso honrar seu nome através de minha felicidade, de meu sucesso. Esse será meu grande objetivo, meu pai! Até um dia!

Dói. É uma dor física, é uma dor na alma. É uma dor que dura, é uma dor feita para durar. Dói enterrar um amor, dói como poucas coisas são capazes de doer na vida.

Um amor que morre é um amor que morre é um potencial de vida que deixa de existir. São projetos, são expectativas, são sonhos que nunca vão se realizar.

O amor tem essa estranha capacidade de nos fazer acreditar, que nos querer fazer lutar. Mas quando está destinado a acabar, a morrer, o melhor é aceitar.

No amor como na vida, não há como lutar contra a morte. Quando ela anuncia a sua chegada, é preciso respeitar. Não há mais nada a fazer, a não ser preparar o coração e alma para um período de luto e sofrimento, para os dias escuros, para a tristeza.

Mas não podemos nos entregar a dor. Um amor que morre é uma vida que renasce. Sonhos vão, mas outros vem. É preciso saber aceitar, é preciso sabedoria e força para seguir em frente, ainda que o corpo pareça pesado, e o coração pareça não mais querer bater.

Dói enterrar um amor.

Escolho outro caminho, mas os amigos eu levarei sempre comigo no meu pensamento.

Eu gosto de você! Já fomos muito felizes juntos. Nosso namoro teve momentos absolutamente inesquecíveis de tão positivos. Acontece que na vida tudo tem fim. Por favor, não insista mais, porque jamais vou voltar para você!

Desejo que a vida lhe sorria todos os dias, todos os momentos. É que você é gente boa! É mega encantador e tenho certeza que vai ser muito realizado no amor. Como amiga, espero que você saia dessa e encontre felicidade num outro rosto, numa outra mulher!

Foi com muita tristeza que soube de sua intenção de ir embora, mas há decisões que somos forçados a tomar para nosso bem. Compreendo as razões que levam você a querer partir, por mais falta sua que eu venha a sentir. Quero que saiba que nossa amizade é eterna e ela vai superar nossa distância. Há coisas que temos de deixar para trás, mas uma amiga como você, sempre estará presente em minha vida!

Hoje tenho um combate marcado com a tristeza e a alegria. Por enquanto os dois estão igualmente empatados, divididos entre vários sorrisos e alguns períodos de melancolia. É muito triste ter que abdicar de estar ao lado de pessoas queridas para ter que alcançar o maior sonho da sua vida.

O período que passarei ausente será longo, e a saudade também será imensa, vocês iluminam completamente a minha vida, e com certeza será essa luz que me dará forças para continuar todos os dias.

Quero agradecer imensamente por todos que de qualquer forma me ajudaram a seguir em frente, o medo, certas vezes, se fez presente, mas o estímulo e o carinho que vocês me envolveram, deixou toda aquela apreensão inicial totalmente dormente.

A partida está próxima, mas distância nenhuma é tão grande para interferir na ligação que tenho com todos vocês. Cada um tem um lugar muito especial aqui dentro, e são impossíveis de remover.

O retorno ainda está longe, mas como tudo nesta vida, não há nada que o tempo não resolva. Estarei aguardando ansiosamente pelo nosso reencontro, vamos torcer para a saudade expulsar o mais rápido possível a tristeza e logo logo a converter em felicidade.

Amos vocês! Sentirei saudades!

A saudade volta toda vez que você vai embora, e ela já me disse quando volta. O meu coração já começa a ficar apertado, os meus olhos enchem de lágrima e apesar de ainda ter você comigo, não consigo conter a tristeza de saber que mais uma vez você estará longe de mim.

Sabemos que o sentimento que temos por alguém é verdadeiro quando sentimos saudade, e saudade é diferente de apenas sentir falta. Sentir falta e estar desabituado a ausência, é estar acostumado demais com o outro. Mas a saudade é mais profunda, é um sentimento intenso, que surge do amor, da amizade, do carinho.

Quando você vai embora, eu sempre me agarro a saudade. Fico triste por uns dias, com frequência choro. Mas depois começo a lembrar de você com alegria, ainda que o coração se mantenha apertado! O que me conforta é que eu sei que vou voltar a te ver novamente, por mais que demore algum tempo. O que me conforta é saber que você continua em meu coração, em minha vida.

Quando você me diz que vai embora, a saudade anuncia a chegada dela. Quem me dera poder trocar a saudade por você. Mandar a saudade embora e te guardar nos meus braços.

Minha querida, agora que você vai embora, quero que saiba que longe ou perto, você será sempre minha amiga!

Não haverá distância, universos de tempo ou espaço capazes de separar nossos corações. Vou morrer de saudades, mas sei que construímos uma amizade eterna e que nada abalará nosso sentimento. Te adoro, amiga!

Chegamos ao fim de mais uma jornada, meus queridos alunos e alunas. Fico um pouco triste, mas o sentimento maior que carrego no meu peito é de orgulho.

Alegro-me em saber que fiz parte da caminhada de vocês. Eu aprendi muito este ano com cada um dos meus alunos e tenho certeza que eles completam este ano com uma bagagem de conhecimento muito importante para seu futuro.

A cada um de vocês, desejo um futuro brilhante e que nós possamos nos encontrar em breve!

Chegou a hora de mostrar a todos o que nós já sabemos. Tenha muito sucesso na sua nova jornada, colega!

Gostaria que nossa vida em conjunto fosse diferente. Gostaria que nosso amor fosse possível! Mas não! Apesar de nosso casamento ser recente, sinto que estamos chegando ao final da nossa história.

É que nossa ligação é impossível! Nossas diferenças são fortes demais e tudo que podemos ser e fazer não passa de uma ilusão dos nossos sentidos. Adoraria que tudo mudasse e que um milagre nos ajudasse a sermos felizes para sempre! Beijo.

Somos as pessoas mais compatíveis de sempre, os melhores amigos, os verdadeiros cúmplices, os maiores confidentes. E por essas razões será impossível acontecer algo mais entre nós! Sinto muito, porque até eu já cheguei a confundir o que sentia por você.

Mas não podemos jogar fora tudo que construímos até hoje. Temos uma amizade maravilhoso e isso nos realiza verdadeiramente. Algo mais seria estranho e um mistério que poderia estragar nossa ligação! Beijo.

Quando entrei para a faculdade, vinha com expectativas de enriquecer meu conhecimento. Na minha ideia seria apenas mais uma experiência para construir meu percurso profissional. Logo percebi que estava errada, porque este foi o lugar onde também vivi anos de muitas aventuras, companheirismo e onde fiz amigos que levarei comigo para sempre.

Hoje tenho um sentimento de dever cumprido, tristeza e nostalgia. Tudo me provocará saudade sempre que me lembrar deste tempo que passou voando. Mas a vida prossegue e nós temos apenas de continuar procurando novos lugares para sermos felizes.

Você escolheu partir sem dar qualquer explicação e todo o esforço que fiz para que ficasse foi em vão. Talvez estivesse cansado de todo o amor que dei ou decepcionado por eu lhe ter sido sempre fiel. Você não pensou um segundo antes de quebrar tudo o que nos unia. Agora me sinto no dever de pedir desculpa.

Perdoe-me se sempre dei meu melhor e dediquei todo o meu esforço para ver você feliz. Provavelmente fui fria demais quando todos os dias beijava seus lábios e me perdia no seu abraço. Eu nunca entendi bem o que é estar em um relacionamento e por isso só agora fiquei sabendo que as separações é que fazem todo o sentido.

Desculpe-me por ter lutado para que se sentisse amado. Desculpe-me por ter prometido nunca o deixar e ter cumprido isso verdadeiramente. Compreendo agora que vá embora sem me dar uma única palavra. Eu não merecia qualquer consideração. Eu sempre mereci alguém diferente para mim.

Eu gosto muito de você e confesso que gostaria que as coisas tivessem sido diferentes. Mas agora não tem como voltar atrás! Nossa união quebrou! O amor chegou ao final e agora é impossível continuarmos juntos.

Eu desejo que a vida seja sempre sua amiga, mas você precisa entender que o máximo que lhe posso oferecer é minha amizade. Força! Um beijo.

É muito bom vê-los completar mais uma etapa nesta jornada incrível que é o conhecimento. Parabéns, alunos!

Está chegando o momento de você ir embora e eu já sinto um grande vazio no peito. No meu pensamento surgem memórias de tudo que vivemos, agora que sei que tudo mudará em nossas vidas.

Você é uma pessoa muito especial e será difícil encarar que estamos longe. Mas que esta mudança lhe traga pessoas novas, maravilhosas descobertas e, acima de tudo, felicidade.

Chegamos ao final. Acabou! Basta de lutar por uma batalha sem vencedor. Eu amo você, mas é impossível conhecermos a felicidade plena. Vivemos um amor proibido, um amor sem saída; um amor que não conhece paz!

É um amor que adoraria viver para sempre, mas que traz guerra para minha vida. Vou sentir sua falta, jamais vou esquecer o que vivemos. Mas vou procurar ser feliz de verdade. Faça igual. Até um dia!

Agora é o momento de vocês respirarem novos ares, queridos alunos. Boas férias!

Queridos alunos, depois de tanto esforço, vocês vão poder finalmente descansar. Mas não esqueçam que ano que vem começa tudo outra vez.

Tenho certeza que foi um ano com muitos aprendizados e belas amizades. Com certeza, vou lembrar de cada um de vocês com muito carinho. Vocês foram alunos dedicados e tenho certeza que terão um grande futuro pela frente!

Até logo, alunos e alunas, e aproveitem o descanso!

Com o ano letivo perto do seu final, não poderia deixar de salientar como foi entusiasmante para mim ter um grupo de alunos tão dedicado e com tanto potencial. Cada aula foi um desafio único e especial porque todos vocês estavam determinados a serem bem-sucedidos. Sinto que ensinei, mas que também aprendi durante todos os dias que trabalhamos juntos.

Levarei cada um de vocês no meu coração e guardarei todo carinho que recebi durante o tempo que permanecemos lado a lado nessa batalha. Gratidão é aquilo que hoje sinto. Muitas felicidades!

Este ano foi inesquecível, alunos! Tenho certeza que o conhecimento que vocês irão levar, vai ajudar vocês a construir um futuro melhor.

Agora é hora de relaxar e aproveitar o descanso para voltar ano que vem com ainda mais energia, pois a estrada do conhecimento é infinita. Lembrem-se que podem sempre contar comigo para o que precisarem.

Vocês são alunos muito especiais e foi uma honra acompanhá-los durante este ano!

Querida turma de alunos e alunas, o ano passou voando e já estamos chegando no final do ano. As férias já estão logo aí e em breve a única preocupação vai ser como fazer para se divertir ainda mais.

Espero que vocês tenha aproveitado muito este ano que vivemos juntos e que as ferramentas que receberam dentro de sala de aula também sirvam para a vida toda. Boas férias para todos vocês!

O final de todas as coisas boas é sempre nostálgico, meio triste. Alunos e alunas, vocês se tornaram oficialmente inesquecíveis para mim. Sentirei muito a falta de todos.

Aproveitem as férias para descansar e estudar! Nunca deixem de perseguir os sonhos que os atormentam, os desejos mais secretos! Parabéns a todos pelo final de ano simplesmente espetacular!