Mensagens de Juventude

Não tenho mais os olhos de menina
nem corpo adolescente, e a pele
translúcida há muito se manchou.
Há rugas onde havia sedas, sou uma estrutura
agrandada pelos anos e o peso dos fardos
bons ou ruins.
(Carreguei muitos com gosto e alguns com rebeldia.)

O que te posso dar é mais que tudo
o que perdi: dou-te os meus ganhos.
A maturidade que consegue rir
quando em outros tempos choraria,
busca te agradar
quando antigamente quereria
apenas ser amada.
Posso dar-te muito mais do que beleza
e juventude agora: esses dourados anos
me ensinaram a amar melhor, com mais paciência
e não menos ardor, a entender-te
se precisas, a aguardar-te quando vais,
a dar-te regaço de amante e colo de amiga,
e sobretudo força — que vem do aprendizado.
Isso posso te dar: um mar antigo e confiável
cujas marés — mesmo se fogem — retornam,
cujas correntes ocultas não levam destroços
mas o sonho interminável das sereias.

(Lya Luft)

(...) A lenda pessoal é aquilo que você sempre desejou fazer. Todas as pessoas, no começo da juventude, sabem qual é sua lenda pessoal. Nesta altura da vida, tudo é claro, tudo é possível, e não temos medo de sonhar e de desejar tudo aquilo que gostaríamos de fazer.

Entretanto, à medida em que o tempo vai passando, uma misteriosa força começa a tentar provar que é impossível realizar a Lenda Pessoal. Esta força que parece ruim, na verdade está ensinando a você como realizar sua Lenda Pessoal.

Está preparando seu espírito e sua vontade, porque existe uma grande verdade neste planeta: seja você quem for, quando quer com vontade alguma coisa, é porque este desejo nasceu na alma do Universo. É sua missão na Terra.

Paulo Coelho - trecho de "O Alquimista"

Prima, mais um ano se passou, mais um ano tendo o privilégio da sua presença e companhia maravilhosas. Feliz aniversário, querida!

Os anos passam e você está cada dia mais linda e jovem, como se o tempo apenas fosse aprimorando todas suas qualidades. Parabéns prima! Pelo seu aniversário e por ser essa mulher incrível.

Desejo toda felicidade do mundo, muitos anos de vida e que nunca faltem a alegria, a paz, a saúde e o sucesso!

Às vezes, uma dor me desespera...
Nestas ânsias e dúvidas em que ando.
Cismo e padeço, neste outono, quando
Calculo o que perdi na primavera.

Versos e amores sufoquei calando,
Sem os gozar numa explosão sincera...
Ah! Mais cem vidas! Com que ardor quisera
Mais viver, mais penar e amar cantando!

Sinto o que desperdicei na juventude;
Choro, neste começo de velhice,
Mártir da hipocrisia ou da virtude,

Os beijos que não tive por tolice,
Por timidez o que sofrer não pude,
E por pudor os versos que não disse!

(Olavo Bilac)

Você nunca para de surpreender, Vovó! Na verdade, não me admira que você tenha voltado a estudar. É que sua juventude sempre foi motivo de orgulho para mim.

Você é um modelo para outras pessoas, porque está provando que idade é somente um número. Nada mais! Desejo toda felicidade em esse novo desafio em sua linda e rica vida. Continue desse jeito, porque tenho muita admiração dele. Beijo! Felicitações!

Que mais um ano de vida encha seu coração de juventude e alegria. Para meu mano mais velho eu desejo o melhor!

Você é o Avô mais querido do mundo! O mais engraçado, o mais jovem, o mais verdadeiro e carinhoso que algum dia este planeta conheceu. Isso me deixa feliz, sabe?

Na verdade, sinto que sou um pedaço de seus ensinamentos, de sua existência. Talvez por isso sejamos tão amigos, tão cúmplices, tão unidos. Tenho muito orgulho em você, Avô, e minha admiração não para de crescer! Te adoro!

Minha linda netinha, ainda é pequena demais para ler este texto, vai precisar de celebrar mais uns quantos aniversários, mas um dia irá certemente ler estas linhas e compreender o amor que sinto por você.

A sua vinda a este mundo trouxe uma nova alegria à minha vida. Foi como se recebesse um sopro de juventude e voltasse à minha meninice.

E juntamente com essa nova força de vida, veio um amor enorme, um sentimento tão grande que não cabe no peito e que parece transbordar com cada batida do coração.

Feliz aniversário, meu pequeno anjo! Amo você com todas as minhas forças!

Prepare-se para rejuvenescer! Você já sabe que está cientificamente comprovado que mulheres separadas rejuvenescem, ficam mais bonitas, charmosas e atraentes em poucas semanas após a separação.

O gráfico mostra que as quatro primeiras semanas após a separação são dramáticas, e há uma tendência de queda. Mas logo, uma vontade irresistível de viver e ser feliz toma conta da mulher recém solteira. O primeiro sintoma é a vontade incontrolável de passar batom vermelho e usar saltos.

Mudar a cor e o corte do cabelo também são indicativos de mudança positiva no gráfico. Recuperação da autoestima e desejo de crescimento profissional vêm logo em seguida. Depois olhares de homens interessados fazem o gráfico chegar ao topo.

É isso, minha amiga, bem-vinda novamente à vida de solteira. O mundo é bonito lá fora, e você é jovem e linda. Há muito para ser feliz! Passado é passado, agora é presente e futuro.

Não existe nada mais emotivo que lembrarmos o maior tesouro que qualquer pai pode ter, o maior laço que qualquer mãe pode conhecer: o vínculo que os une aos seus filhos.

E neste dia especial eu não poderia esquecer que este privilégio que foi me concedido é inigualável. Ter filhos nos transforma em pessoas muito melhores.

Não é fácil educar jovens e crianças nos dias em que vivemos, e incutirmos neles os valores mais importantes.

Mas a paciência compensa infinitamente, pois assim como uma flor bem cuidada acaba por florir, um filho bem educado se torna em um verdadeiro orgulho e fonte de alegria para seus pais.

Que hoje todos possamos refletir sobre a importância da família, sobre a responsabilidade de cada um e, acima de tudo, sobre a necessidade de permanecermos incondicionalmente juntos.

Os filhos são uma dádiva única, e é por isso que eles merecem o melhor, hoje e sempre!

Mais um ano da sua magnífica vida se completa hoje, meu querido avô, feliz aniversário! Que maravilhoso exemplo você é para todos nós.

Seu espírito jovem e ativo é uma inspiração para todos e sua companhia a mais procurada, pois além de toda a sabedoria que você carrega, dos conselhos e histórias que tem para compartilhar, você sabe ser divertido e sempre jovial.

Que Deus continue nos agraciando por muitos anos com sua inestimável presença, meu avô, e que você se mantenha tal como é e nunca falte felicidade em seu coração!

Parabéns, debutante! Hoje é dia de festa, e eu desejo que seja um verdadeiro conto de fadas. São 15 anos de vida lindos e durante os quais você encheu o peito de quem ama você de orgulho e alegrias.

Aos pouco você se aproxima da idade adulta, mas por enquanto espero que continue curtindo muito essa linda juventude.

Que a vida seja sempre generosa com você e que nunca lhe falte amor, felicidade, saúde e amizade. Feliz Aniversário!

Você tem sido um guerreiro e um exemplo para todos nós. A idade está passando e seu corpo já conta muitos dias. As forças já não são as mesmas que tinha na juventude, mas ainda assim você continua com a garra e a alegria de uma criança.

Não há nada que o faça temer. Sua coragem de viver é uma maravilhosa lição. Que continue por muitos anos junto de nós com essa atitude digna de um herói.

Ao professor de educação infantil estendo meus sinceros elogios e manifesto gratidão pela forma como tem exercido essa profissão muito nobre. Não é fácil educar os mais jovens, mas esse ensino que recebem é essencial para que nutram pelo processo de aprendizagem um gosto elevado.

Desejo que continue seu bom trabalho e que a vida lhe sorria cada vez mais.

Felicitações, meu amor! Hoje deveríamos passar o dia juntos, namorar em todas as horas, lembrar de coisas de quando éramos mais jovens. Gostava de me dedicar vinte e quatro horas ao nosso casamento, a você, a nós!

É que você está no topo dos melhores maridos do mundo, sabe? Na verdade, acho até que você está em um patamar diferente de todos os outros. Já viu minha sorte? Tenha um dia maravilhoso. Eu amo você!


Quando penso que tudo o quanto cresce
Só prende a perfeição por um momento,
Que neste palco é sombra o que aparece
Velado pelo olhar do firmamento;

Que os homens, como as plantas que germinam,
Do céu têm o que os freie e o que os ajude;
Crescem pujantes e, depois, declinam,
Lembrando apenas sua plenitude.

Então a idéia dessa instável sina
Mais rica ainda te faz ao meu olhar;
Vendo o tempo, em debate com a ruína,

Teu jovem dia em noite transmutar.
Por teu amor com o tempo, então, guerreio,
E o que ele toma, a ti eu presenteio.

(William Shakespeare)

Feliz Aniversário, irmã! Já tivemos nossas brigas – e não foram poucas, já viramos costas um ao outro e já desconstruímos a personalidade de cada um, mas tudo isso aconteceu quando éramos crianças e muito jovens ainda.

Hoje, nossa ligação é indestrutível e interminável. Você é mais que minha irmã mais velha: é minha mentora, minha estrada, meu caminho. Tenha um dia muito feliz, querida irmã!

Anjo, solte sua renda pelos campos verdes, de forma que sobre a relva tenhas poder
Anjo, liberte os corações, refrigera os males que o ardor do ódio faz
Anjo, ó anjo, traz, faz; com teus olhos verdes oliva iluminados pelo brilho do sol, faz
Anjo, faz me sentir como nuvens, que flutue contigo, ó anjo, se soubesses que desejo
o ar e invejo a chuva, farias de mim o que fazes com teus pássaros, libertarias minha alma
e deixarias eu pelejar sobre teu céu
Anjo, pós morte , observas o que fora destrinchado pela maldição do olho negro
ou apenas observas com afeto o que lhe seria amável
Anjo, tua renda vislumbraste desliza sobre as pedras do rio, teu cavalo
branco galopeia, forte, ávido a desvendar conexões novas entre o mundo do amor e o mundo natural
incessante desejo de aventura
Anjo, das carícias que fazes em meu rosto frio e apático, torna-me cada vez mais jovem
Anjo, faz-me voar, ó altura, que de tão longe a vejo e tão perto sinto
Anjo, que pela palavra és espírito, que pelo sentido oculto é carne, se faz presente
Anjo, ensina-me a extinguir a maldade, meus dias já não são calmos, manifeste-se Anjo
Rogo-te, pois a esperança não finda e a carne de meu corpo ainda suporta o meu pesar
Mostra-me o final deste tempo, e não apenas viverei nesse frenesi, consumido pela emoção
Anjo, ó anjo, esse sorriso que esboça com lábios vermelhos e delicadamente tracejados
só faz aumentar sua beleza, seu olhar intenso, lento, que me paralisa, êxtase incansável
Lança-me ao abismo mortal que devo a honra de gozar tal experimento com os braços fechados
Anjo, Anjo, Anjo, silêncio que precede o esporro, as guerras mortais é pura discórdia do amor
se conheces a necessidade da existência amenize o sofrer
Anjo, tentei dar socos no ar para tentar parar de chover, más minhas lágrimas fizeram parte das
águas cristalinas que caiam sobre minhas vestes, olhando para o chão molhado vi a traços do meu
rosto cansado e descobri que chegara a velhice
Anjo, por que te desejo? não sei bem certo a verdade de ti, só sei que vivo melhor quando desta não cogito.

Meus queridos pais, o tempo passou e eu não sou mais aquela criança de há uns anos. Hoje me tornei em uma pessoa diferente, mas tudo o que sou agora, eu devo a vocês.

Não há palavras que possam demonstrar toda a gratidão que sinto pelo esforço que vocês fizeram por mim. A educação que me deram, os valores que vocês me ensinaram, tudo isso foi muito útil e eu me honro de ainda os aplicar na minha vida.

Recordo com carinho todo o zelo que vocês demonstraram. Sempre tive o que comer e vestir, fruto do suor do seu trabalho. Sempre passei momentos de felicidade, resultado da sua vontade de me proporcionar verdadeiras alegrias.

Mesmo quando eu não era o jovem mais fácil de se lidar, vocês não desistiram de mim e nas ocasiões em que eu mais precisei, vocês me deram todo o apoio possível. Nunca esquecerei todos os cuidados que vocês tiveram comigo!

O mundo mudou. Parece que nunca houve tantas doenças, tantos complexos, tantas síndromes. Com tantos meios de comunicação, em plena era da informação, o homem nunca esteve tão solitário e ansioso. Hoje vivemos em um mundo de excessos, mas na verdade estamos vivendo tempos em que mais é menos.

O mundo mudou. Nunca tivemos tanta tecnologia, tanta velocidade, tantas oportunidades de viver em perfeição, de manter a beleza e juventude. Mas talvez nunca tenhamos sido tão infelizes, tão vazios, porque estamos cada vez mais voltados para fora e alimentando pouco a alma e o coração de sentimentos reais e de relações sólidas.

O mundo mudou, e é impossível fugir disso. Mas temos opções. Cabe a nós filtrarmos e tirarmos do excesso de coisas que o mundo nos oferece aquilo que nos faz bem. É preciso ter discernimento e bom senso para isso. Cada vez mais, ter bom senso é o que pode fazer a diferença no mundo de hoje.

O mundo mudou, e nem tudo foi para melhor. Mas temos a vantagem de podermos escolher, entre tantas coisas, aquilo que nos faz bem. É preciso buscar sabedoria. É preciso com urgência aprender a transformar menos em mais, e levar uma vida verdadeira, honesta, sincera, e simples.

Este é um dia muito importante para nós. É que em um casamento tudo é compartilhado, tudo é dos dois! Feliz Aniversário, meu amor! Você está envelhecendo, mas não se nota.

Parece até que você está mais bonito que antes. E sua juventude continue em alta! Sou muito feliz por você me amar, por cuidar de mim incondicionalmente. Talvez por isso você seja o homem da minha vida! Eu te amo, meu bem!

Feliz Bodas de Ouro, minha irmã! A idade não precisa ser requisito para ser feliz; e vocês são a prova de um amor que dura há anos e que vai terminar na eternidade.

É que um amor assim não acontece todos os dias, nem dura para sempre. Aproveite para viver com a juventude que lhe é caraterística para festejar os próximos cinquenta anos!

Eu fiz tudo o que pude, minha filha! Gostaria que muita coisa tivesse sido diferente, que o rumo da nossa vida tivesse sido um pouco melhor. Mas eu sei que não poderia ter feito mais.

Só espero que um dia você sinta orgulho em mim, minha querida! Eu sei que agora seus pensamentos e seu jeito de agir e de enxergar o mundo e as pessoas estão diferentes. Mas é natural!

Você é uma jovem rebelde. Tem todo direito de se sentir assim! Mas não esqueça de um dia abrir sua mente e dar o verdadeiro valor à família. Eu te amo, minha filha!

Queridos avós, não há palavras que possam demonstrar toda a gratidão que sinto no meu coração. Desde que nasci, vocês cuidaram de mim como se fosse um filho e apesar de eu ter dado muito trabalho, o cansaço nunca foi uma desculpa, pois sempre fui bem acarinhado.

Agora nossa idade aumentou, vocês já não são mais jovens e eu deixei de precisar de tanta atenção. Ainda assim, em cada palavra sábia que vocês falam eu aprendo uma nova lição. Vocês nunca deixarão de estar no meu coração.

Feliz aniversário! Você é a mãe que qualquer pessoa desejaria ter na vida. Eu gosto muito da minha – confesso, mas você é moderna, parece quase da nossa idade.

Eu adoro sua filha e passo a vida dizendo que ela tem muita sorte com você! Bom, desejo que seu dia seja muito feliz e repleto de energia positiva. E parabéns por continuar cada vez mais jovem a cada ano que passa! Beijo.

Faz 6 meses que você me perguntou se eu queria namorar. É claro que respondi que sim no mesmo segundo.

Desde então, estive ao seu lado todos os dias e isso me faz muito bem. Sei que o que temos é algo muito especial e por isso quero aproveitar cada momento.

Estarei aqui para comemorar cada mês, cada ano, cada década ao seu lado, pois sei que você é o amor da minha vida. Ainda somos jovens, mas eu soube que era amor desde o nosso primeiro beijo.

Te amo demais, amor!

Mano, meu querido mano, como eu me sinto feliz por marcar presença em mais um aniversário do seu nascimento. Você é meu irmão mais velho, mas parece até mais jovem do que eu. Que ótimo!

Continue assim, com esse brilho no ar e essa luz no rosto, que o deixam sempre novo. Você é uma das pessoas mais especiais que algum dia encontrei neste mundo. Tenho muito orgulho por você ser meu irmão!

Gostaria que se divertisse, não só hoje, mas todos os dias da sua vida. Aproveite com toda intensidade, com muita alegria e felicidade a sua festa. Abra muitos presentes e pare de se preocupar comigo só por você ser mais velho! Brincadeira!

Feliz aniversario, meu irmão herói!
Eu simplesmente adoro você.

Hoje é o dia das crianças.
Das que têm poucos e muitos anos de vida,
Que acham graça no mundo
E mesmo sem entender tudo,
Olham para as coisas com sabedoria,

Ser criança é ser jovem de coração,
É levar na brincadeira as dificuldades,
Fazendo amizades com facilidade,
Não vê maldade na humanidade,
Mas sim, novidade e bondade em cada um.

Criança é quem assim se sente,
E se assim como eu,
Também tem a infância na mente,
Meus parabéns e um feliz dia para você!

O dia das crianças é uma data engraçada. Quando ainda pequenos, nós temos a maior felicidade em comemorar essa data, mas após alguns anos deixamos de celebrá-la por nos sentirmos velhos demais ou por vergonha de passarmos por infantis perante nossos amigos ou família. Mas isso não precisa ser assim.

Quanto mais velhos ficamos, mais perto chegamos na conclusão que ser criança não é só uma questão de idade, mas também de estado de espírito. Não há nada mais gratificante que nos sentirmos jovens de coração e mente.

Brinque, divirta-se, ria de bobagens e traga de volta a criança que existe dentro de você. Um feliz dia das crianças!

Olho para trás, vejo tudo que já vivemos, tudo que construímos em um casamento tão jovem e anseio o que ainda está por vir. Hoje completamos 5 anos de casados e eu não poderia estar mais feliz. Que nossa vida siga iluminada e que nós possamos estar sempre juntos celebrando nosso amor! Amo você!