Mensagens de Reflexão Evangélicas


"Todo avivamento genuíno precisa realçar esse Deus sublime em amor, graça e soberania". (J. Edwards)

Avivamento é a intervenção de Deus em uma igreja morna, que convive de modo amistoso demais com o mundo em decomposição moral e espiritual. Fico pensando que tempos em tempos quando a medida da ira do Senhor em relação ao pecado sobeja em uma proporção divinamente impossível de suportar, Deus se agracia de si mesmo em enviar sobre os homens um "batismo de fogo e de poder".

Tenho me convencido de que, não se trata de maneirismos humanos ou traquejos de nossa humanidade perdida e caída, avivamento é coisa de Deus! Eu paro a fim de ler sobre avivamento e confesso, tenho dificuldades de segurar as lágrimas, pois começo a imaginar Deus se derramando como foi em 1904 na experiência de Evan Roberts, o galês que orava, "Senhor, dobra-me...". Esse clamor, que foi apenas um dos tantos que noticiamos nas histórias dos grandes avivamentos expressa um desejo de quebrantamento que supera, em muito aquilo que estamos vivendo em nosso tempo onde a mentira da prosperidade financeira como sinal da benção de Deus faz a cabeça dos Edir Macedos, RR Soares e tantos outros tresloucados de plantão!

Nos avivamentos os crentes não se preocupam com a terra, com os negócios, com as conquistas meramente materiais, eles não se punham a construir catedrais, eles oravam e movimentavam toda uma região com os valores impactantes do evangelho. O que acontecia nos tempos áureos dos avivamentos é uma repetição de Atos dos Apóstolos quando as multidões diziam a respeito dos cristãos: "eis os que os tem alvoraçado o mundo (colocado-o de pernas para o ar) chegaram também até nós" (Atos 17.6).

(a) O mundo mudava em tempos de avivamento.

Isso foi estampado na Inglaterra no século XVII, quando os irmãos Wesley viajavam no país inteiro com as suas mensagens proclamadas nas praças, nos púlpitos e nas saidas das minas de carvão. Temos relatos de homens que com seus rostos empretecidos de carvão choravam copiosamente, com as lágrimas fazendo caminho brancos em seus rostos! Aleluia! Homens quebrantados pelo calor da mensagem e pela luz que vinha do entendimento do propósito maior de Deus ao criar o ser humano: tê-lo para si em intimidade!

(b) A igreja era balançada em tempos de avivamento.

Já não havia mais concessões a respeito do pecado. Congregados irregenerados não conseguiam assentar à mesa do Senhor para cear. Tudo era muito sério. Solene. Apoteótico. A vida da igreja era vivida na perspectiva dos santos. Hoje como carecemos de um avivamento! Há meninos nos púlpitos! Há moleques nos ministérios de música! Há crianças no diaconato! Não dá para mantermos esse estado de coisas, é tempo de uma intervenção radical de Deus tirando do meio de nós tanto joio, tanta gente perniciosa que só abre a boca para criticas mordazes e expressões de ridicularização de suas lideranças pastorais!

(c) O coração era moído em tempos de avivamento.

E sabe porquê? Pelo senso de eternidade, de seriedade em relação à vinda do Senhor Jesus. Richard Owen Roberts, um avivalista que conheci recentemente pelas minhas leituras sobre o tema do avivamento disse algo extremamente relevante: "Não há como escapar do fato de que a questão do juizo faz parte integral da vida de um verdadeiro discipulo de Jesus. Uma das razões por que precisamos tanto de um avivamento hoje é justamente por termos deixado de lado esta questão de juízo e por o considerarmos como algo tão irrelevante para a vida do cristão."

Isso é sério, em tempos de avivamento as pessoas viviam na iminência do juízo de Deus e tremiam de pavor em relação ao dia da grande prestação de contas diante do Deus altíssimo. Hoje o que temos é a banalização da vinda do Senhor Jesus, e já há até alguns renomados professores de seminário que já não creêm mais no arrebatamento da igreja!

Pensei alto demais já... paro por aqui... mas prossigo no entendimento de que precisamos orar como Habacuque: "Eu ouvi, Senhor, a tua fama, e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos; faze que ela seja conhecida no meio dos anos; na ira lembra-te da misericórdia" (Habacuque 3.2).

(Ezequias A. Marins)
(Mensagens Bíblicas)

Eu sei que às vezes a dor é grande, e que continuar em frente parece impossível, mas acredite em mim, tudo vai melhorar! Tenha paciência e principalmente fé.

Deus caminhará sempre ao seu lado, e n’Ele você deve buscar forças para continuar lutando. Mesmo no pior momento mantenha o otimismo, jamais abandone a fé, e tenha esperança que o amanhã vai ser melhor e mais feliz, pois assim será!

Entregue suas preocupações ao Senhor
e Ele o susterá;
jamais permitirá que o justo venha a cair.

Salmos 55:22

Não existe maior verdade que a verdade de Deus. E é por isso que as preocupações e as dificuldades não devem ser encaradas de um modo solitário. Não é isso que Ele quer.

Você tem de dividir suas tribulações; tem de tem fé que Ele vai ajudar – porque vai mesmo. É essa fé que salva as pessoas, que salva o mundo! E as coisas vão parecer mais simples quando você acreditar que tudo vai dar certo.

Quem já descobriu que não precisa caminhar sozinho, vai dar todos os passos com o apoio do Senhor. Viver é maravilhoso e está ao seu alcance!

A grandeza não é uma coisa maravilhosa, esotérica, ilusória. Não é uma característica que só existe em Deus e que só as pessoas especiais entre nós vão experimentar. É algo que realmente existe em todos nós. É muito simples. Eu acredito nisso e estou disposto a morrer por essa ideia. Ponto final. É simples assim. Eu sei quem eu sou, eu sei o que eu acredito, e isso é tudo que eu preciso saber. A partir daí você faz o que precisa fazer. O que normalmente acontece é que nós tornamos a situação mais complexa do que ela realmente é.
Eu não cresci com a sensação de que onde estava era onde ia ficar. Eu cresci com a sensação de que onde eu estava quase não importava, porque eu estava me tornando em algo maior.

(Will Smith)

Quero agradecer a Deus por ter me ajudado a superar as dificuldades e a tornar possível a realização de um sonho muito importante para mim.

Não posso esquecer todo apoio que a universidade me deu através dos recursos disponíveis e de toda estrutura que facilita a grande harmonia entre todos os intervenientes.

Aos professores reconheço e agradeço profundamente a confiança e a orientação. Sem eles não teria conseguido.

À minha família e amigos tenho um agradecimento muito especial porque acreditaram em mim desde o primeiro instante. Sou quem sou porque vocês estiveram e estão sempre ao meu lado.

Por fim, mas não menos importante, deixo uma palavra de gratidão a todas as pessoas que de alguma forma tocaram meu coração e transmitiram força e confiança em mim.

Parece que foi ontem que aqui estivemos, todos que amamos você, para nos despedirmos e levar você para sua última morada, onde esperava um anjo do Senhor para guiar você.

Neste dia de finados lembramos com amor, e ainda muita dor, o dia da sua partida. O dia triste em que você nos deixou. A sua falta é ainda muito sentida por nós.

Falta você na nossa mesa, falta a sua risada no fim das nossas piadas, falta a sua voz trazendo gargalhadas, falta o seu coração batendo quente perto de nós.

Passe o tempo que passar, a saudade que sentimos e o desejo de ter você por perto nunca vão passar. Você é parte presente das nossas histórias e nossas vidas.

Mas não podemos e não somos nada contra a vontade Deus. Por isso cabe-nos apenas pedir conforto para nossos corações, paz e muita luz para guiar os nossos caminhos sem você.

Que Deus nos abençoe e nos dê sabedoria para lidar com a sua dolorosa ausência. E que Ele lhe conceda a mesma paz que você sempre trouxe para as nossas vidas. Amén!

Hoje digo-lhe adeus, um adeus forçado e terrivelmente triste e doloroso. Você se foi, dizem que para sempre, mas eu não quero acreditar. Pois dói a alma e até o corpo só de pensar que jamais voltarei a ver você.

Hoje digo-lhe adeus em silêncio e com o coração despedaçado. Choro e visto o luto na alma, mas sinto que nada disso fará aliviar este sofrimento, e principalmente nada nunca substituirá sua presença.

Hoje há um lugar que fica vago para sempre na minha vida: o seu! Ficou muito por dizer e fazer, mas de algo eu tenho certeza, e é que jamais vou esquecer você, passe o tempo que passar, doa o que doer. E talvez um dia nos voltemos a encontrar...

Que Deus dê paz e descanso à sua alma!

A sua partida fez o meu peito ficar tão vazio, um vazio profundo e doído. Eu achei que queria terminar, achei que era melhor a separação, mas agora que estamos longe vejo como o meu amor por você é grande.

Eu assumo que fiz tudo errado e tomei as decisões erradas... Você tentou lutar por nós enquanto eu, por fraqueza, preferi dar tudo por perdido.

Os nossos problemas não me deixaram enxergar como o nosso amor era importante para mim. Os conflitos e discussões me cegaram e não me deixaram tomar as atitudes que devia ter tomado. Agora meu coração dói só de pensar em você.

Não tenho a sua presença ao meu lado, como o meu amor, a minha companheira, e também já não tenho mais você na minha vida como amiga. Eu sei que você já seguiu o seu caminho e que não é justo dizer que me arrependo, mas não posso mentir para mim: se eu pudesse, eu faria tudo diferente, porque sinto como você é importante para mim.

Peço a Deus que o tempo nos dê outra chance, pois tenho certeza que jamais vou encontrar na vida um amor igual ao seu. Tudo que eu quero é mais uma chance para amar e ficar ao seu lado!

Quem quer aprender magia, deve começar olhando a sua volta. Tudo que Deus quis dizer ao homem, colocou bem na frente dele, basta prestar atenção: isto é chamado de Tradição do Sol.

Todos nós possuímos a mesma capacidade de entendimento mas precisamos acreditar nas revelações que o dia-a-dia nos traz.

A Tradição do Sol é democrática. Não foi feita para estudiosos ou puros, mas para as pessoas comuns. O poder está em todas as pequenas coisas que fazem parte do caminho de um homem; o mundo é uma sala de aula, o Amor Supremo sabe que você está vivo e vai lhe ensinar.

Em algum canto, num lugar que você talvez não tenha reparado até este momento, está a resposta que você queria, o milagre de que você precisava. Para que este milagre aconteça, basta prestar atenção.

(Paulo Coelho)

Você é motivo de festa. A vida, o mundo são razões de sobra para festejar. Está claro que o Carnaval é a ostentação da carne, o jubilo de adoração a imagens desconhecidas para o coração. Por isso você sabe que sua estrada é a da verdade.

A luz é enobrecer Deus e a sua voz. Você é tão feliz por saber que está vivendo à semelhança da sua palavra! A celebração desta época festiva para alguns, o Carnaval, é um mar de excessos e desvarios. É uma época onde toda a doutrina de Deus é colocada à prova. As danças insultuosas, os excessos, o desrespeito ao próximo, tudo isso está aos olhos do mundo e cabe a você, querido evangélico, decidir o que fazer.

Seja qual for sua decisão, Deus estará a seu lado, porque ele te protege. Se quiser embarcar nas celebrações do Carnaval, coloque em prática os princípios do Evangelho.

Confie e entregue-se a Deus pois com uma fé inabalável você será invencível.

Sou uma privilegiada! Tenho minha irmã como a minha melhor amiga. E isso é uma bênção. É uma dádiva do tamanho do mundo. Todos os dias agradeço a Deus por me ter oferecido uma amiga em que posso confiar plenamente. Uma amiga que me entende e me escuta com atenção. Uma amiga que partilha seus momentos comigo e me faz sentir especial. Você, minha irmã, é essa amiga. Sua amizade é do melhor que tenho na vida.

Você é a pessoa mais querida que já conheci em toda a minha vida. Seu jeito carinhoso faz milagres naquelas noites em que me sinto insegura ou triste até. É incrível como você tem sempre as palavras certas em todas as situações, em todos os problemas e em todos os momentos. Sua força consegue transmitir uma segurança sem limites. Não sei como seriam meus dias se a vida nos tivesse trocado as voltas. Felizmente, a vida tem sido a nossa grande amiga. Graças a Deus temos conseguido viver de forma clara e verdadeira. O orgulho que sinto por você não está cabendo mais em meu coração.
Obrigado por ser assim, tão querida.
Beijo.

Deus, em muitos momentos eu tenho dúvidas e a minha fé vacila. Deus, eu quero dar-te a minha devoção, eu quero estar certo, eu quero seguir o caminho do bem, quero ser constante e leal em minha fé. Mas o caminho é duro, é frio, é longo. As tempestades não passam e muitas vezes eu chego a duvidar que você tenha um plano para mim.

Deus, eu tenho a minha mão estendida agora. Está frio e preciso de algo que aqueça a minha fé! Eu quero entregar-me a ti, quero dar a minha devoção a ti. Mas, Deus, está difícil não duvidar. Já foram muitas as quedas e sei que a culpa muitas vezes é minha. Quero acreditar que ainda tenho salvação. Será que eu terei a chance de viver a minha redenção.

Eu quero ser fiel à minha fé, eu quero ser fiel a ti. Mas não me deixe em eterna provação. Mostre-me um caminho de luz, e eu entrego todos os meus propósitos e todos os meus atos a ti, em nome da minha salvação.

Querido genro, é com muita alegria que o recebemos na nossa família, pois desde o primeiro instante se percebeu que você é uma excelente pessoa. Deus foi muito generoso quando o colocou na vida da minha filha, pois você é uma bênção dos céus, e a faz muito feliz.

Peço ao Senhor que abençoe você e minha filha, e que o caminho de ambos seja sempre iluminado pela luz de Deus e pela paz e amor de Cristo!

Esta é a época da reflexão, da opção de Jesus e da graça do Senhor perante o sacrifício do seu filho! É Páscoa, mamãe! É hora de celebrar o amor e a paz junto de toda família e dos amigos.

Sou feliz, porque você tem sido meu grande apoio, meu pilar, meu jardim de flores. Desejo que renovemos todos os sentimentos, minha mãe. Adoro você por tudo que eu sou! Beijo. Feliz Páscoa!

Em tempos difíceis, como quando atravessando um período de doença, é fundamental manter a fé e a esperança vivas e ativas. Nunca desista de lutar, pois desistir é o primeiro passo rumo à derrota.

Seja forte e confiante. Seja persistente na sua fé, Deus irá ajudar você. Mantenha a esperança viva em um amanhã radiante de felicidade, pois ele irá chegar!

Algumas pessoas que estão presentes em nossas vidas merecem ser acarinhadas. Por tudo aquilo que representam para nós, devemos estimá-las para que permaneçam eternamente ao nosso lado.

Você sabe que é muito importante e esta mensagem serve para confirmar isso mesmo. Que sua tarde seja de plena alegria, repleta de bons momentos e muito abençoada por Deus!

Uma amizade como a sua é uma bênção vinda de Deus. É maravilhoso ter alguém ao nosso lado em todos os momentos, uma amiga capaz de me dar conforto nos piores momentos e companhia para viver as melhores aventuras.

Quero agradecer muito por ser uma pessoa especial que eu quero na minha vida para sempre. Que nenhuma circunstância jamais leve você para longe de mim!

Deus. Ó Deus infante. O mais precioso filho do céu. Concebido pela união da graça divina com a nossa desgraça. Durma bem.

Durma bem. Banhado pela fresca da noite cravejada de diamantes. Durma bem, pois o fogo da ira ferve bem perto. Goze do silêncio do berço, pois o ruído do tumulto se faz sentir em seu futuro. Saboreie a doce segurança de meus braços, pois chegará breve o dia em que não poderei protegê-lo.

Descansem bem, mãos pequeninas. Pois apesar de pertencerem a um rei, vocês não tocarão o cetim, não possuirão ouro. Não pegarão numa pena, não guiarão um pincel. Não, suas mãos pequeninas foram reservadas para obras mais preciosas:
tocar a chaga viva de um leproso
enxugar a lágrima triste de uma viúva,
agarrar-se ao chão do Getsêmani.

Suas mãos, tão minúsculas, tão ternas, tão brancas — fechadas hoje em forma de punho infantil. Elas não foram destinadas a empunhar um cetro nem abanar do balcão de um palácio, mas reservadas para o cravo romano que irá pregá-las numa cruz romana.

Durmam bem, olhos pequeninos. Durmam enquanto podem. Pois logo virá a claridade e você vai ver a confusão que fizemos do seu mundo.

Verá nossa nudez, pois não podemos ocultar-nos.
Verá nosso egoísmo, pois não podemos dar.
Verá nossa dor, pois não podemos curar.
Ó olhos que verão o abismo escuro e seu terrível príncipe... durmam, por favor, durmam; durmam enquanto podem.

Fique quieta, boquinha pequenina. Fique quieta boca pela qual falará a eternidade.

Língua minúscula que em breve chamará os mortos,
que irá definir a graça,
que silenciará nossa insensatez.
Lábios de botão — sobre os quais paira um beijo de estrelas concedendo perdão para os que crerem em você, e de morte para os que o negarem — fiquem quietos.

Pezinhos pequeninos que cabem na palma de minha mão, descansem. Pois passos difíceis estão à sua frente.

Sentem o cheiro do pó das estradas que terão de palmilhar?

Sentem a água fria e salgada sobre as quais andarão? Recuam ao sentir o prego que terão de suportar? Temem a descida íngreme pela escada em espiral até o domínio de Satanás?

Descansem, pezinhos pequeninos. Descansem hoje para que amanhã possam andar com poder. Descansem. Pois milhares irão seguir os seus passos.

Pequeno coração... coração santo... bombeando o sangue da vida através do universo: quantas vezes iremos quebrantá-lo?

Você será dilacerado pelos espinhos de nossas acusações.
Você será devastado pelo câncer do nosso pecado.
Você será esmagado pelo peso de sua própria tristeza.
E será traspassado pela lança da nossa rejeição.
Todavia nesse ato de traspassar, nesse último rompimento de músculo e membrana, nessa precipitação final de sangue e água, Ele irá encontrar descanso. Suas mãos serão libertadas, Seus olhos verão a justiça, Seus lábios sorrirão, e Seus pés o levarão para casa.

E ali descansará de novo — desta vez nos braços do Pai.

(Max Lucado)

Seja forte e acredite que é possível vencer essa doença. No início é normal sentir receio e ansiedade sobre como lidar com um problema desses, mas o tempo acabará por mostrar sua capacidade de superação.

Não deixe que nada seja maior que sua determinação em vencer cada adversidade. Que Deus oriente você da melhor forma para que seja encontrada uma boa solução!

Sorrir nem sempre é possível, pois a vida é cheia de altos e baixos. Tão depressa somos vencedores, como de repente ela nos passa uma rasteira e caímos.

Mas o segredo é nunca perder a esperança e a fé. Dias ou momentos maus vêm, mas também vão. Lute e procure sua força dentro e fora de você, e jamais esqueça:

Deus está ao seu lado, amparando na queda, ajudando a levantar, empurrando para que siga caminhando. Confie n’Ele, mantenha a fé viva e encha seu coração de esperança, ânimo, amor e paz!

Você é uma pessoa maravilhosa e dona de um lindo coração de ouro. Só desejo que Deus te abençoe todos os dias e todas as noites em qualquer situação. Aproveite as dádivas do Senhor com um sorriso no rosto.

Confie, foque no essencial e viva de acordo com o que lhe parece correto. Você merece ser feliz todos os dias e pode ter certeza que Deus está atento e providenciará instantes ímpares de paz e amor na sua vida.

Chegou a Páscoa mais uma vez. E na correria da vida, com tantos compromissos e tarefas para cumprir, muitas vezes esquecemos o que realmente importa nesta data. Será comprar? Comer? Isso é o que a sociedade quer colocar em frente aos nossos olhos. É essencial enxergar para lá da cortina de fumaça.

A Páscoa é a celebração daquilo que se faz novo. É valorizar a morte e a ressurreição de Jesus, que nos ama e quer ter um relacionamento com cada um.

Não sei como está o teu coração nesta data, mas a minha oração é que, assim como Jesus voltou à vida, que Deus também possa fazer renascer a tua alegria, a tua esperança e os sonhos que você pensava que não voltariam mais. Nem a morte conseguiu parar Jesus, por isso creia n’Ele e tudo será possível!

Boa Páscoa para todos os meus amigos e família!

Às vezes a tristeza bate no nosso coração e sem remédio permitimos que ela entre. Às vezes não há muito mais a fazer senão deixar essa tristeza se transformar em lágrimas.

Pois nem sempre temos força para combater a dor que esmaga nosso peito. Mas é preciso nunca perder a fé, limpar as lágrimas e acreditar que amanhã vamos conseguir nos levantar.

Para tudo Deus tem um tempo, um plano que para nós é impossível de imaginar. Mas podemos acreditar, confiar e lutar! Tenha fé, mesmo quando a tristeza parece ser mais forte, pois o melhor ainda está para vir!

Você nunca me decepcionou, enganou ou mentiu. Você sempre foi uma esposa exemplar! E acredite que nunca me senti tão feliz na vida como desde que assumimos perante Deus que nos queremos de verdade.

E como poderia desejar outra coisa, porque seu coração é ouro e sua mente é aberta o suficiente para nos entendermos sem discussão! Você é a mulher ideal e felizmente seu papel na minha vida é muito especial. Te amo, meu bem!

Deus é meu pai e foi um grande impulsionador do meu percurso e desta oportunidade única e por isso agradeço ao Senhor com todo meu coração.

Em relação à universidade só posso garantir que jamais sairão da minha memória instantes ímpares e que trouxeram conforto, alegria e a ambição necessária para alcançar esta etapa na minha vida.

A todos os professores e orientadores eu deixo um agradecimento gigante, porque sem eles jamais teria conseguido. Foram eles que me fizeram acreditar que era possível.

Finalmente quero agradecer à minha família e amigos o incentivo, a confiança e todas as bases que fizeram de mim quem sou hoje.

Não esqueço – é claro – todas as pessoas que não referi mas que fizeram parte do meu percurso. A todas eu deixo um agradecimento honesto e muito sentido.

Minha mãe, você era minha certeza de amor, conforto e apoio. A vida era mais fácil quando tinha você ao meu lado, e nem sabia. Você partiu e ficou um vazio enorme na minha vida, e esta saudade eterna.

Todos os dias procuro seu olhar, suas palavras de apoio, mas apenas restam as lembranças. Mas não me queixo, mãe, apenas agradeço a Deus e a você, pois são essas lembranças que me dão força para seguir quando o ânimo falha.

É a recordação da maravilhosa mãe que você foi que me incentiva a ser melhor, a lutar mais. Pois quero prestar homenagem à sua memória, e que de lá onde você está, possa sentir orgulho de mim.

Sentirei saudades eternas, minha mãe, e terei você sempre presente no meu coração!

Você é um segundo pai para mim, querido avô. Nossos anos de diferença podem ser muito grandes e termos formas de pensar que não são iguais, mas nada disso impediu que nos uníssemos e criássemos esta linda relação de companheirismo.

Todos os dias agradeço a Deus a oportunidade de ter pessoas como você na minha vida, que me ensinam muitas coisas e me inspiram a lutar pelas coisas em que acredito. Quanto mais o tempo passa, mais você se torna uma verdadeira bênção para mim!

Você é uma pessoa muito especial. Agradeço sempre por ter encontrado você em minha vida e que tenhamos nos aproximado, pois aprendo muito com esse relacionamento. Sua fé é imensa e por isso sei da pessoa incrível que é.

Que Deus abençoe o seu caminho e cuide seus passos. Acredite sempre, pois você sabe bem que é necessário ter fé sempre.

Que Deus te abençoe.

Feliz Páscoa para todos!
Que este momento de festa e
celebração do triunfo de Jesus
sobre a morte, seja de alegria
e reflexão para todos.

Que cada um possa olhar
dentro do seu coração e lá
encontrar fé e determinação.
E que hoje e sempre a palavra
de Deus nos guie e oriente.

Desejo felicidade para todos,
e que em família todos possam
festejar o amor e a paz
desta época tão especial.