Mensagens de Reflexão

Quando estamos aborrecidos, é fácil culpar os outros. Entretanto, a verdadeira causa dos nossos sentimentos está dentro de nós.

Por exemplo, imagine-se como um copo de água. Agora, imagine que os fatos negativos do passado formam uma sujeira que se deposita no fundo do copo.

Depois, pense nos outros como colheres. Quando alguém se mexe, a sujeira deixa a água turva. Pode parecer que foi a colher que fez isso - mas, se não houvesse a sujeira, a água permaneceria transparente, apesar de tudo.

A chave, portanto, é localizar sua sujeira e trabalhar ativamente para removê-la.

Obstáculos fazem parte da vida, bem como a força e a superação para os ultrapassar.

Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer...

Queria ter aceitado
As pessoas como elas são
Cada um sabe alegria
E a dor que traz no coração...

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...

Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos
Ter morrido de amor...

Queria ter aceitado
A vida como ela é
A cada um cabe alegrias
E a tristeza que vier...

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...

Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr

Tem gente que não sabe demonstrar carinho. Há pessoas duras e frias, que acham que expressar os sentimentos é revelar uma fraqueza. Pobres destas pessoas, mal sabem que o carinho é uma forma de mostrar a força do amor, e é o amor que nos traz coragem e determinação para sermos sempre melhores.

O amor é o que há de mais valor que podemos compartilhar na vida. Não demonstrar amor é como ter uma linda flor e deixá-la morrer sem água. Não dar carinho é como aprisionar o que de melhor há dentro de nós. Guardar somente para si aquilo que de mais nobre um homem pode doar, é ser mesquinho e avarento.

Deixe que o amor saia de dentro de você em um abraço, em um beijo, em um gesto de carinho. Dar carinho não custa nada, pelo contrário, amor com amor se paga. O que você der, receberá de volta!

Sr. Raul, homem probo, que sempre lutara contra uma enfermidade incurável, estava no quintal da sua casa em cidade litorânea, fazendo um buraco no solo a fim de plantar uma muda de mangueira, quando uma vizinha que o observava por cima do muro perguntou:

Sr. Raul, o senhor já está em idade avançada e não ignora que a enfermidade pode levá-lo a qualquer momento.

Assim sendo, sabe que não comerá mangas dessa mangueira. Por que tanto esforço em plantá-la?

Aquele homem simples pensou um instante, olhou para a vizinha e respondeu com sabedoria:

Até hoje como mangas que nunca plantei.

A resposta curta traz em si mesma grande conteúdo que vale a pena ser meditado.

Se todos agíssemos como o Sr. Raul, certamente o mundo teria outra feição em pouquíssimo tempo.

Quantas coisas nos beneficiam sem que tenhamos tomado parte nelas.

Quantas frutas saborosas temos comido sem que tenhamos plantado as árvores que as produzem.

Quanta sombra temos aproveitado de árvores frondosas que jamais plantamos.

Quantos acidentes são evitados porque alguém passa, percebe o buraco na estrada, e trata de sinalizá-lo para os que virão em seguida.

Quantos medicamentos aliviam nossas dores sem que sequer saibamos quem os elaborou.

Quantas atitudes louváveis de criaturas que pensam mais nos outros que em si mesmas.

Ghandi sabia que não desfrutaria de uma Índia livre do jugo da Inglaterra, mas lutou por libertá-la pensando nos seus irmãos.

Martin Luther King Junior sabia que seu sonho estava distante da realização, mas deu a vida para que suas ideias pudessem beneficiar brancos e negros.

Albert Schweitzer não pensou em si mesmo quando abandonou a vida de conforto e opulência para se embrenhar na selva africana e ajudar os nativos, desinteressadamente.

Madre Teresa de Calcutá não hesitou em abandonar a vida confortável do convento para auxiliar seus irmãos a sorver as gotas de sofrimento, em nome do amor.

Marie Curie foi vítima da radioatividade, mas contribuiu grandemente com a Humanidade nas pesquisas que empreendeu sobre o elemento rádio.

Em momento algum essas criaturas pensaram em si mesmas, mas tão somente no benefício que seu esforço poderia trazer para os demais.

Como Madame Curie, outros tantos cientistas passam anos enclausurados em seus laboratórios em busca de novas fórmulas para aliviar as dores da Humanidade inteira.

Agir dessa forma é agir com altruísmo. É não ser egoísta. É pensar no bem comum ao invés de pensar somente em si.

Quando todos nós pensarmos assim, estaremos preparados para contemplar um mundo melhor. Um mundo construído por todos e para todos, como verdadeiros irmãos.

A Justiça Divina conduz aos nossos lábios a taça que nós próprios envenenamos e igualmente leva aos nossos olhos as maravilhas que houvermos semeado em nossa estrada evolutiva.

Na esteira do progresso e através da reencarnação receberemos de conformidade com as nossas obras.

Todos procuramos a felicidade, mas nem todos sabemos onde a encontrar. E apesar de não haver uma fórmula mágica para a alcançar, a verdade é que é mais simples do que parece.

A felicidade está nas pequenas coisas, no dia a dia, no que às vezes parece insignificante. Pense na sua vida, em tudo que possui e nas pessoas que rodeiam você, e verá como encontra infinitos caminhos até à felicidade.

Um dia bonito, uma risada entre amigos, um sorvete gostoso ou simplesmente estar vivo são razões para ser feliz. Por isso seja feliz, com o que puder, com o que tiver!

Quando te decidires: Segue!
Não esperes que o vento
Cubra de flores o caminho.
Nem sequer esperes o caminho.
Cria-o. Fá-lo tu mesmo.
E parte... Sem lembrar,
que outros passos pararam,
que outros olhos ficaram,
te olhando seguir.

O ensinamento de Deus é importante, simples e a razão da nossa existência: é o amor.

A vida tem duas faces:
Positiva e negativa
O passado foi duro
mas deixou o seu legado
Saber viver é a grande sabedoria
Que eu possa dignificar
Minha condição de mulher,
Aceitar suas limitações
E me fazer pedra de segurança
dos valores que vão desmoronando.
Nasci em tempos rudes
Aceitei contradições
lutas e pedras
como lições de vida
e delas me sirvo
Aprendi a viver.

(Cora Coralina)

Eu duvido de muitas coisas na vida, mas não duvido do poder do amor. O amor é capaz de mudar uma vida, é capaz de transformar uma pessoa, é capaz de salvar o mundo. O amor é a grande essência da vida. O começo, o meio e o fim da nossa existência.

Só através do amor somos capaz de nos conhecermos, somos capazes de saber quais são os nossos limites, e como somos fortes. Quem nunca amou, não conhece a si mesmo. O amor é o presente que Deus deu aos homens, é o mistério da vida, é a mágica da salvação.

Cultive o amor. O amor ao próximo, o amor pela vida, o amor pelo mundo, o amor do seu coração. A vida fica vazia sem amor, perde a razão de ser, fica sem sentido. O amor é aquilo que dá vida ao coração. Viva o amor. Ame, ame-se!

Onze pessoas estavam penduradas em uma corda num helicóptero.

Eram dez homens e uma mulher. Como a corda não era forte o suficiente para segurar todos, decidiram que um deles teria que se soltar da corda.

Eles não conseguiram decidir quem, até que, finalmente, a mulher disse que se soltaria da corda, pois as mulheres estão acostumadas a largar tudo pelos seus filhos e marido, dando tudo aos homens e recebendo nada de volta e que os homens, como a criação primeira do mundo, mereceriam sobreviver, pois eram também mais fortes, mais sábios e capazes de grandes façanhas...

Quando ela terminou de falar, todos os homens começaram a bater palmas...
E caíram da corda...

Nunca subestime o poder e a inteligência de uma mulher!

Pai eu venho pedir em oração que o Senhor tire a inveja dos meus caminhos, não tire as pessoas, mas a inveja das pessoas, ou até mesmo minha, se porventura sem saber estou com esse mal.

Nesta hora vou usar a autoridade que o Senhor me deu pela fé! E digo a todo o mal que tenta se infiltrar em minha vida através de uma inveja! Saia agora! Em nome de Jesus!

Inveja sai agora! A inveja que tenta me fazer andar para trás! Trazendo, amarração, tristeza, e até mesmo doenças!

Inveja eu digo a você, vai embora! Agora dos meus caminhos! Em nome de Jesus Cristo! Desde, já Pai, muito obrigado pela graça alcançada através desta oração!

Amém, e Amém!

(Pr. André Clébio)
(Oração do Dia)

Exclua os problemas da mente,
valorize as coisas boas que lhe
acontecem durante o dia, a semana.
Pense nelas. Espere coisas boas,
surpresas agradáveis.
Faça por onde. Lembre-se que às
vezes é sorte, mas na maioria das
vezes é merecimento!

(Renata Medeiros)

Os nossos tempos não são nada fáceis. Os problemas são como um vento forte que nos tenta derrubar e as preocupações como uma chama que nos consome os pensamentos.

Porém, se a nossa família se mantiver unida, não eliminaremos os desafios, mas vamos conseguir superá-los com mais facilidade.

Pois é o amor que nos mantém firmes, e a cooperação que nos deixa mais próximos. A família é um verdadeiro refúgio e é nela que encontro forças para continuar sempre!

Um pai pode até dar todos os presentes para um filho e ainda assim faltar o mais importante: sua atenção. Não há nada como pai e filho passarem tempo de qualidade juntos e nenhum dever profissional ou pessoal deve estar em primeiro lugar.

É necessário interiorizarmos e nos questionarmos sobre nossas prioridades. Quando uma criança cresce só e desamparada, o mais provável é que ela seja infeliz e um dia lamente a triste infância que viveu.

Chegou o momento de pensarmos naquilo que nos trouxe até aqui. Sim, agora é a ocasião de refletirmos nos sentimentos que nos uniram e nos fizeram começar este precioso relacionamento.

O nosso namoro não está tão estável como no início e as nossas brigas passaram a ser constantes, mas eu quero mudar isso porque gosto verdadeiramente de você. Se você também quiser, ainda há tempo para que tudo volte a ser como antes.

Realizar a vontade de Deus consiste em amar o próximo e praticar o bem todos os dias.

Um novo dia representa um mundo de surpresas, um universo de momentos inesquecíveis e uma infinidade de sensações. Essa é a bênção da vida, e só precisamos aceitá-la com um abraço a cada manhã.

Na verdade, a vida serve para ser vivida intensamente. Ela representa esperança, força, fé! Toda nova luz do sol é sinal que milagres acontecem a toda a hora. Seja feliz! Viva a Vida!

Na vida, muitas vezes é mais importante errar do que acertar. Nós erramos para aprender, para tentar de novo, para melhorar a nossa forma de fazer as coisas.

Quem não erra, é porque não tenta. E não tentar é não viver. Só erra quem não está satisfeito e pretende mudar as coisas, pretende evoluir.

Então, da próxima vez que você estiver com medo de cometer um erro, lembre: é melhor tentar e errar do que viver uma vida sem conquistas sem errar nenhuma vez.

Conserve o calor
de um amor já vivido

Calcule o tempo
que não foi perdido

Reserve uma parte
do que a vida ensina

Coloque no canto
de tua lembrança

Viva os momentos
em plena alegria

Solte do teu intimo
uma nova esperança!


(Lúcia Biazetto )

O pensamento positivo é meio caminho andado para a felicidade. Acorde com um sorriso no rosto e diga a você mesmo que o dia será incrível!

Uma dose diária de otimismo ajuda a tornar a vida mais leve. Confie em você, acredite no seu potencial e assim, com certeza, chegará mais longe.

Na vida, nós recebemos sempre o que damos, por isso, comece o dia espalhando amor e tudo isso voltará em dobro para você!

Tenha um bom dia!

Eu espero que a vida te surpreenda e que você não se prenda, não se acanhe, não duvide. Porque parte das coisas boas vem das lutas, mas a outra parte vem sem avisar. Eu desejo que os dias te peguem desprevenido, desajeitado, despreocupado. Afinal, o que não foi programado também funciona, nem toda ação inesperada merece ser descartada e algo não planejado pode estar trazendo sua felicidade!

(Fernanda Gaona)

A vida é mais breve que aquilo que pensamos. E muitas vezes acabamos perdendo tempo com coisas fúteis que apenas nos roubam energia, e não nos trazem verdadeira satisfação.

Aprenda a distinguir e aproveitar as grandes oportunidades que surgem dia após dia. Siga seu coração, pois ele levará você ao que é realmente importante e, acima de tudo, seja muito feliz sempre!

Quem procura as coordenadas certas jamais se perde no caminho. Tenha um bom dia!

É preciso refletir, pensar na vida e no mundo para evoluirmos como seres humanos.

Um dia você olha para trás e sente tristeza, arrependimento, decepção e angústia. E por muito que queira não consegue encontrar algo de bom para lhe dar ânimo.

Um dia você olha para a sua vida e sente desespero, como se nada mais valesse a pena. Mas acredite, há pelo menos um dia assim na vida de cada um de nós.

Mas esse dia não é o fim, e pelo contrário, será o início de uma nova vida. Basta mudar o que está errado, nem que seja preciso mudar tudo.

Você não pode se entregar à tristeza! Nesse dia você pode não conseguir enxergar tudo de bom que existe à sua volta, mas chegará o dia em que sim.

Aprendemos que, por pior que seja um problema ou situação, sempre existe uma saída. Aprendemos que é bobagem fugir das dificuldades. Mais cedo ou mais tarde, será preciso tirar as pedras do caminho para conseguir avançar.

Aprendemos que perdemos tempo nos preocupando com fatos que muitas vezes só existem na nossa mente. Aprendemos que heróis não são aqueles que realizam obras notáveis, mas os que fizeram o que foi necessário e assumiram as consequências dos seus atos.

Aprendemos que amar, não significa transferir aos outros a responsabilidade de nos fazerem felizes. Cabe a nós a tarefa de apostar nos nossos talentos e realizar os nossos sonhos. Aprendemos que o que faz a diferença não é o que temos na nossa vida, e sim Quem nós temos. E que boa família são os amigos que escolhemos.

Aprendemos que as pessoas mais queridas podem às vezes nos ferir. E talvez não nos amem tanto quanto nós gostaríamos, o que não significa que não amem muito, talvez seja o máximo que conseguem. Aprendemos que o tempo é precioso e não volta atrás. Por isso, não vale a pena resgatar o passado. O que vale a pena é construir o futuro. O nosso futuro ainda está por vir!

Sei que não temos conseguido ter o melhor dos relacionamentos, mas você é minha sogra, a mãe do meu marido e o respeito que eu tenho por você me leva a querer que tudo melhore entre nós.

Nós divergimos em alguns assuntos e somos diferentes em várias coisas, mas temos em comum o facto de gostarmos muito da mesma pessoa. Sim, vamos tentar que haja paz entre nós, porque dessa forma seu filho se sentirá mais feliz.

Liberar todos os sentimentos que cercam a nossa mente nem sempre é algo muito fácil de ser feito. A honestidade quando está relacionada aos sentimentos mais íntimos, muitas vezes é transformada em covardia e nos obrigando a passar um grande período com todos eles presos dentro da gente.

Mas isso não pode se tornar uma rotina, pois o mais prejudicado com essa prisão é aquele que não consegue se desprender de todos esses sentimentos. Sejam boas ou más, todas as emoções deve ser libertadas para não se desenvolverem e passarem a trabalhar inseridas no subconsciente.

A honestidade deve ser sua melhor parceira, quando ligada aos sentimentos. Mesmo quando as consequências correm o risco de não ser as melhores, pelo menos tudo será resultado da verdade, e por mais que doa, tudo será determinado naquele momento.

Caso insista em não revelar tudo aquilo que sente, mais cedo ou mais tarde as consequências virão do mesmo jeito, só que desta vez relacionada com uma mentira e não com a verdade. Isso certamente tornará todo o processo muito mais doloroso, caso optasse por ter sido honesto.

Me arrependo de ter te conhecido, de ter vivido uma pequena história com você, de ter te amado, pois isso não passou de uma primeira impressão. Hoje eu vejo quem você é, me deixou, não disse o porquê e não cumpriu o que disse: "Jamais irei te deixar". Não desejo mal a ninguém, mas se você sofrer o que eu sofri, desculpe, mas de alguma forma você mereceu.

(Natty Queiroz)

Recomendados para você

O poder da gratidão: reflexão sobre a importância do agradecimento na nossa vida
O poder da gratidão: reflexão sobre a importância do agradecimento na nossa vida