Mensagens de Luto

No dia em que você se foi, chovia. No dia em que você se foi, a chuva ficou em meu coração e as nuvens negras tomaram conta da minha alma.

No dia em que você se foi, senti saudades do que não íamos viver. Senti saudades do que fomos. Uma saudade que me fulminava, enquanto via você partir.

Para a morte, não há explicação possível. A morte é a pior parte da vida. Não sei se ela é pior para quem vai ou para quem fica. Viver com a morte ao lado, sempre à espreita, esperando pela próxima oportunidade para levar aqueles que amamos é angustiante.

Mas para viver, às vezes é preciso esquecer a morte. Eu quero poder esquecer a sua morte e lembrar a sua vida. Hoje e para sempre quero lembrar do que vivemos, do tempo maravilhoso em que eu tive a sorte e a felicidade de ter você ao meu lado.

Eu quero poder espalhar essas nuvens e fazer a chuva parar; eu quero chegar ao fim do arco-íris e encontrar a paz que me trazia o seu sorriso para sentir novamente algum conforto e alegria no meu coração.

Sinto tanto sua falta minha mãe! Desde a hora que você se foi que o mundo parece ter desabado aos meus pés. Parece que tudo que faço não tem o mesmo carinho de antes, nem a mesma força. Sinto até que a vida tem outro sabor, um sabor ruim!

Tenho pensado muito em nós duas e acredite que eu dava minha vida por você – sem hesitar! Adorava ter mais uns minutos do seu lado para trocar umas últimas palavras, uns últimos gestos de carinho e conforto. Um último beijo! Adorava olhar em seus olhos mais uma vez e agradecer tudo aquilo que você fez por mim!

Em breve, vou retomar meu caminho, vou honrar você para meus filhos e prometo manter vivo seu nome todos os dias, porque você merece, porque você é a razão de minha existência! Muito obrigada por fazer parte de minha vida, minha mãe! Até sempre! Beijo.

Você deixará saudades, querida avó. Saudades do carinho e do amor incondicional que sempre dava como ninguém e também das palavras sábias que se transformavam em conselhos oportunos. Deixará saudades e um grande vazio, pois você é insubstituível e esta perda é irreparável.

Todos nós nos achamos preparados para a partida dos mais velhos, mas quando ela acontece o sofrimento acaba invadindo nosso coração. Dizer adeus a quem faz parte da nossa vida, é vermos uma parte de nós mesmos desaparecer e fica difícil aceitar que algumas das pessoas que amamos já não estão mais entre nós.

Você viveu uma vida de muita felicidade. As dificuldades fizeram parte do seu caminho, mas o seu espírito guerreiro combateu todas elas. Houve tempo suficiente para amar, ser amada e, acima de tudo, construir uma linda família que nunca deixou de ter orgulho em você.

Descanse em paz!

Amiga, queria estar com você para abraçá-la e confortá-la neste momento tão difícil. É uma perda muito grande para todos nós e sei como você deve estar se sentindo muito abalada com tudo. Sinto muito.

Mesmo que esteja longe, quero que saiba que pode contar comigo para o que precisar e que estou orando para que você tenha as forças necessárias para superar este momento.

Minhas profundas e sinceras condolências, querida amiga.

Até um dia, minha mãe! É esse o pensamento que nunca desaparece da minha memória. Tenho a grande esperança de reencontrar você um dia para beijar sua mão e seu rosto uma vez mais; para abraçar seu corpo até machucar seus ombros.

Sinto saudade – muita! E especialmente hoje, estou com memórias nossas no pensamento. Vou amar você eternamente, mãe! Descanse em paz!

“O Senhor é a minha luz e a minha salvação;
de quem terei temor?
O Senhor é o meu forte refúgio;
de quem terei medo?”
Salmos 27:1

Perder alguém que amamos é doloroso, principalmente quando pensamos que a despedida é para sempre. Mas ainda que seja um sofrimento terrível, não se esqueça que a morte é apenas uma passagem, o encerrar de uma etapa.

Jesus disse que quem acredita nele ainda que morra, viverá (João 11:25-26), por isso tenha fé e na eternidade reencontrará aqueles que ama e um dia viu partirem antes de você.

Ore a Deus e peça para que Ele console seu coração nesta hora de dor e perda. Mas não tema nem se revolte. Confie no Senhor e na sua vontade, pois Ele é seu maior aliado, seu refúgio de todas as horas e o único que nunca abandonará você!

Hoje me despeço de você com a consciência de que este é um dos piores momentos da minha vida. A tristeza invadiu meu coração, pois saber que não posso mais ver você é muito doloroso.

Quero acreditar que esta despedida não é para sempre, que nos voltaremos a encontrar um dia em outro plano da existência. Mas neste momento dói muito ter de aceitar que você se foi sem um último adeus.

A Deus oro por conforto e paz, um pouco de amparo nesta hora de dor. Comigo ficarão as lembranças de tudo que vivemos, e que para sempre vou guardar, e estas saudades que serão eternas.

Descanse em paz!

Faltam palavras para expressar a dor que estou sentindo neste momento. Perdi uma amiga, uma irmã, das melhores pessoas que a vida me deu.

Não há nada mais doloroso no mundo do que perdermos alguém que muito acarinhamos e que tanto amamos, querida amiga, principalmente quando se trata de alguém da nossa família.

Peço a Deus que lhe dê a força que precisa para que consiga suportar a dor da perda sofrida. Você e sua família estão nas minhas orações. Os meus sentimentos.

Hoje todas as recordações estão mais vivas que nunca! Parece que as lembranças estão trazendo você de volta, querida mãe. E quem me dera que isso fosse possível.

Sabe, mãe, cada dia que passa a saudade cresce juntamente com a aceitação – e isso é positivo! Finalmente estou encarando a sua partida como algo natural; difícil, mas natural. Descanse em paz, minha mãe! Até um dia.

Sua casa continua a ser meu coração, meu pensamento; minhas memórias, minha vida. Você vai estar sempre vivo em mim, meu pai.

Especialmente hoje, seu nome é lembrado intensamente, é recordado com o carinho com que sempre tratou todo mundo. Seus atos, seu percurso, sua imortalidade, tudo isso é lembrado. Eu gosto muito de você, meu pai. Até um dia!

Você se foi, sua alma deixou este mundo e hoje eu sou lágrimas de tristeza e saudade eterna. Sei que o tempo trará serenidade e aceitação, sei que este sofrimento será transformado em saudade.

Mas dói tanto pensar que não mais verei seu sorriso. Que para sempre se fecharam seus lindos olhos. Que suas palavras não mais farão ecos nos meus ouvidos.

Dói tanto, mas tanto, pensar que nunca mais seus braços apertarão meu corpo. Você partiu e tenho certeza que junto levou um pedaço grande do meu coração.

Na hora do adeus também agradeço. Porque não há palavras para descrever a importância que você teve na minha vida. Porque éramos cúmplices e compartilhamos nossos sentimentos mais profundos. Porque nossa amizade trouxe luz aos meus dias e você esteve ao meu lado nos melhores e nos piores momentos.

Ainda parece mentira, pensar que perdi você para sempre. É difícil conter as lágrimas ao lembrar alguém com um coração infinito e capaz de contagiar todo mundo à sua volta.

Na hora do adeus também agradeço porque muito do que sou é graças a você. Hoje nos despedimos, mas o amor e a amizade que nos uniu nunca acabará.

Hoje é só você que está no meu pensamento, vovó! A saudade bate mais forte que nunca; aperta o peito com recordações do tempo em que brincava no seu colo, onde recebia sem mimo tão carinhoso.

Parece mentira, mas continuo sentindo sua presença principalmente nos momentos mais difíceis. É como se de alguma forma você estivesse me apoiando e até encaminhando ao passar dos dias. Amo você até ao infinito, vovó!

Dizem que tudo tem uma razão de ser. Dizem que o tempo cura tudo. Mas nem o tempo e nem a razão são capazes de mudar o que sinto agora, e a falta que você faz na minha vida.

Nem o tempo e nem a razão trarão de volta os seus sorrisos. O tempo não trará de volta os momentos felizes que vivemos juntos. Não há razão que um dia me convença de que há um motivo bom para eu não ter o calor dos seus braços em redor do meu corpo.

Por mais que tentem me confortar, por mais que me digam palavras bonitas e de consolo, não há lição que eu possa aprender com esta dor. Não há lado bom em ter perdido você. Não há nada e nem ninguém que me convençam que isto precisava acontecer.

O meu sentimento agora é de revolta e tristeza. Só peço a Deus que estes sentimentos venham um dia a mudar, embora não me restem dúvidas de que você é único e de que será muito difícil viver sem você.

Enfrentar a perda de um ente querido é um duro golpe. É a despedida mais difícil, e agora que vocês estão passando por isso, meus amigos, eu desejo que nunca lhes falte a força e a esperança.

Pensem que quem partiu apenas seguiu viagem primeiro, e que um dia voltarão a encontrar-se. A morte leva fisicamente a pessoa, mas jamais pode roubar ou apagar a memória de quem foi em vida. E principalmente as lembranças e os sentimentos que ela deixa para trás.

Hoje recordem o seu ente querido com carinho, saudade e muito amor, e assim farão com que a sua memória perdure. Essa é a melhor homenagem que os vivos podem prestar aos mortos.

Força, meus amigos. Quem é amado e lembrado, jamais desaparece completamente.

Você continua viva, minha mãe! É assim que quero viver minha vida: com sua presença nas minhas recordações, nas memórias mais lindas.

É triste querer abraçar você e não poder, querer compartilhar o que está acontecendo no meu coração e não conseguir.

É triste, mas é a vida! Especialmente hoje, seu nome vai ser recordado com toda força, com todo o amor. Até um dia, minha mãe! Vou sempre amar você!

A saudade dói! A saudade traz todo gênero de recordações. A saudade existe e ganha corpo dentro da nossa mente e no nosso coração. Desde a hora que você foi embora, pai, tudo perdeu a cor.

E só agora começo a acordar com outro espírito; com outra alegria de viver, porque é isso que você sempre desejou para mim: que eu seja feliz. Até um dia, meu pai! Te amo eternamente.

É com um coração triste e em pedaços que eu lhe escrevo hoje para oferecer as minhas condolências pela sua perda, amiga. Foi um golpe sentido por todos nós, mas sei que você foi especialmente afetada com isso.

Vou orar para que você encontre forças para superar este momento. Fique com Deus e, mais uma vez, sinto muito por você ter sido afetada por tamanha fatalidade.

Você partiu e nem houve um adeus. Você foi embora e nem demos um último abraço. Foi um acontecimento demasiado trágico e inesperado. Você não está mais aqui e eu, sobretudo, não pude dizer o que mais queria: obrigada amiga.

São muitos os motivos que tenho para agradecer. Pela oportunidade de conhecer uma pessoa maravilhosa como você e pela bênção de ter sua amizade. Quem passa nas nossas vidas deixa sempre uma marca, e a sua foi profunda, será para sempre a marca mais linda gravada no meu coração.

Eu vou sentir eternamente sua falta. Seu sorriso, sua voz, sua companhia, perdi tudo isso e ficou uma profunda saudade. Ao seu lado vivi dos melhores momentos da minha vida, e nos piores também era sempre você que estava comigo para me amparar.

É uma injustiça uma vida preciosa como a sua ter terminado cedo demais. O mundo ficou mais pobre porque você era luz, amor e bondade, mas continuarei lembrando todas as suas conquistas, seu maravilhoso jeito de ser e sua incrível força e determinação. Descanse em paz, amiga.

Não há palavras que nos possam dar algum conforto quando perdemos alguém que amamos, querida amiga.

Você e a sua família passaram por muito nestes últimos tempos. O sofrimento foi grande, por isso, nas minhas orações, peço a Deus, que tudo pode, para que encha a sua casa de amor e que dê algum ânimo aos corações que choram a perda sofrida.

Você partiu! Ficou um vazio em mim. Um coração sem cor, uma estrada sem rumo. Ninguém merece perder um pai. Ninguém. Eu também. Mas a vida nos deu essa prova de fogo eterna.

Mas tenho a esperança de encontrar você um dia para mais um abraço, para conversar mais um pouco sobre aquilo que ficou por falar! Até um dia, meu pai!

Foram muitas as histórias vividas e vários os segredos que ficaram entre nós, amiga. Você foi inúmeras vezes o ombro amigo, a conselheira, a pessoa que nos piores momentos sabia como me fazer sorrir. E agora tenho de dizer adeus e é difícil sentir que perdi uma amizade que significava tudo para mim.

Minha alma está destroçada ao ver você ir embora sem um último abraço apertado, sem eu expressar a minha gratidão por ter conhecido uma pessoa tão maravilhosa. A vida é injusta e as lágrimas invadem meu rosto quando penso em todos os planos e sonhos que você tinha. O mundo ficará definitivamente mais pobre com sua ausência.

No meu coração ficará eternamente a saudade e as memórias de um ser especial que me ensinou muito com sua generosidade, coragem e determinação. Lembrarei para sempre todas as conversas, todas as histórias divertidas e todas as suas conquistas merecidas. Você me fará muita falta, amiga.

Terminaram os abraços sentidos, os olhares de afeto, as palavras de conforto. Entre nós terminou o contato físico! Não é fácil, avô! É duro aceitar que você partiu sem dar um “até breve”, um “adeus”.

Na verdade, toda despedida é cruel; ela vem carregada de saudade e mágoa com os destinos da vida, mas chega a hora de aceitar. É isso que estou fazendo, com a esperança de um reencontro muito caloroso. Até um dia, vovô!

Eu quero que saiba que eu sei que a sua dor é enorme. Perder alguém que amamos é difícil demais e eu sinto muito que esteja passando por isso.

Lembre-se que estou aqui e que sempre estarei, amiga. Seja forte agora, mas saiba que você não está sozinha e que, se precisar de um ombro para chorar, pode contar comigo.

Não existe dor maior do que perder alguém que amamos, alguém que admiramos muito e que esteve ao nosso lado em momentos que jamais esqueceremos. Sinto uma grande tristeza e um vazio que permanecerá para sempre. Descanse em paz.

É difícil dizer adeus a uma amiga que marcou minha vida, a uma pessoa maravilhosa com quem tive a oportunidade de viver momentos inesquecíveis. Agora digo adeus com saudade e tristeza, mas o sentimento que nos uniu ficará guardado eternamente no meu coração.

Não posso acreditar, não posso aceitar que minha amiga partiu deste mundo. Perdi minha maior parceira, minha grande companheira. Que Deus me ajude neste momento difícil e que a fé me guie porque nada mais faz sentido sem ela. Descanse em paz, minha amiga eterna!

Faz parte de vida passarmos por momentos de dor, mas nada nos prepara para o momento da partida de uma pessoa amada como uma amiga do coração que ainda era tão jovem. É uma perda difícil de compreender e, talvez, insuperável, mas o que nos resta é apenas orar pela família e desejar que a sua alma agora esteja em paz e ao lado do Senhor. Esta perda vai ser uma ferida que sempre vai estar aberta.

Ela foi embora sem eu nem poder me despedir e agora carrego a dor desta despedida inesperada. Eu ainda a sinto aqui comigo porque a nossa amizade era única e forte.

Os dias que compartilhamos ficarão para sempre na minha memória e eu nunca esquecerei da amiga e parceira incrível que ela foi. Que ela esteja em paz e que eu possa sempre comigo o sentimento bonito de amizade.

Recomendados para você

50 imagens de luto para dizer adeus a quem partiu e expressar a sua dor
50 imagens de luto para dizer adeus a quem partiu e expressar a sua dor
Reflexões sobre o luto e a perda em 35 frases
Reflexões sobre o luto e a perda em 35 frases