Mensagens de Tristeza e Mágoa

Que importam as tristezas
que me fizeram chorar
Que importam as decepções
que me fizeram injuriar
Que importam o desespero
que me fizeram lamentar
Que importam as pedras,
que no meu caminho encontrei...
E das tantas quedas que levei
mas com determinação me levantei...
Que importam os altos e baixos
pelo qual tive que passar...
Das tantas noites que sozinha,
chorei, chorei até soluçar...
E das tantas perguntas que fiz
para Deus, sempre dizendo:
Senhor por que, por que?
Nada mais importa...
Tudo agora está explicado
Passei pelas tempestades...
Sobrevivi e renasci
Tudo foi para finalmente
Ter você perto de mim.

Às vezes perdemos as pessoas que amamos e pensamos em estar sós, ficamos com raiva da vida e passamos a olhar o mundo como um buraco fundo e escuro no qual vivemos. E quando menos esperamos descobrimos que esse buraco é ainda mais fundo e escuro. Nos decepcionamos muito com a vida, e pensamos que ela já não vale mais a pena, e de repente descobrimos que o mundo é mais triste e mais sombrio do que imaginávamos.

Nos fechamos, nos calamos, nos escondemos, fechamos os nossos olhos à espera de um milagre, que nem sempre acontece. Só que um belo dia descobrimos que há sim um jeito de iluminar o tão terrível buraco. É uma coisa bem simples, ao alcance de nossas mãos, que ilumina a todos que estão por perto, um simples sorriso, o primeiro passo para a felicidade.

Só que mais tarde descobrimos que não adianta sorrir somente, mas o mais importante é olhar para o buraco escuro e sorrir estendendo a mão para que muitos a segurem; é aprendam a sorrir. Somente assim podemos, com um belo sorriso, transformar esse buraco em um belo paraíso, que no fundo está ao alcance de todos, dentro de cada um de nós, e é preciso somente um empurrãozinho para que a nossa luz ilumine o nosso buraco que ainda é fundo, mas não é mais sombrio.

Jogue fora essa mágoa e perdoe para se libertar da âncora da tristeza.

Nós sofremos mais por causa das pessoas do que por causa das circunstâncias. As pessoas nos fazem chorar mais do que as vicissitudes da vida. As pessoas nos decepcionam e nós decepcionamos as pessoas. Os relacionamentos dentro da família, no trabalho e até igreja, algumas vezes, se tornam tensos.

Feridas são abertas na alma e mágoas profundas se instalam no coração. Amizades são rompidas, casamentos são abalados, relacionamentos sólidos entram em colapso. Nesse processo, a comunicação é rompida, o silêncio gelado substitui as palavras de amor e a desconstrução da imagem do outro se torna uma verdadeira ação de desmonte.

O resultado do adoecimento das relações humanas é a mágoa. Esse sentimento de amargura se instala no solo do coração e lança suas raízes trazendo perturbação para a alma e contaminação para os que vivem ao redor. A mágoa é a ira congelada. A mágoa é o armazenamento do ressentimento. A mágoa é entulhar o coração com rancor, é alimentar-se do absinto do ranço, é afogar-se no lodo do ódio, é viver prisioneiro da armadilha da vingança.

A mágoa é uma prisão. Ela é o cárcere da alma, o calabouço das emoções, a masmorra escura onde seus prisioneiros são atormentados pelos verdugos da consciência. Quem se alimenta da mágoa não tem paz. Não tem liberdade. Não tem alegria. Não conhece o amor. Não tem comunhão com Deus. Não pode adorar a Deus, nem trazer sua oferta ao altar. Quem retém o perdão não pode orar a Deus nem receber dele o perdão.

A mágoa é autodestrutiva. Ferimo-nos a nós mesmo quando nutrimos mágoa por alguém. Guardar mágoa no coração é como beber veneno pensando que o outro é quem vai morrer. Quem guarda mágoa no coração vive amarrado pelas grossas correntes da culpa. Quem vive nessa masmorra adoece emocional, física e espiritualmente. Há muitas pessoas doentes porque se recusaram a perdoar.

Na igreja de Corinto havia pessoas fracas, outras doentes e algumas que já estavam mortas em virtude de relacionamentos adoecidos (“Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo.” 1Co 11.3). Tiago ordena os crentes a confessarem seus pecados uns aos outros para serem curados (“Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.” Tg 5.16). Há muitas pessoas vivendo cativas no calabouço do diabo, prisioneiras do ódio, acorrentadas pela mágoa, cuja vida espiritual está arruinada. Gente que precisa ser liberta dessa prisão existencial, desse cativeiro espiritual.

O Salmista Davi orou pedindo a Deus para tirar a sua alma do cárcere (“Tira a minha alma do cárcere, para que eu dê graças ao teu nome.” Sl 142.7) A chave que abre a porta dessa masmorra é o perdão. O perdão traz cura onde a mágoa gerou doença. O perdão traz reconciliação onde a mágoa gerou afastamento. O perdão traz alegria, onde a mágoa produziu tristeza e dor. O perdão restitui àquilo que a mágoa saqueou. O perdão é a faxina da mente, a assepsia da alma, a limpeza dos porões do coração.

Perdoar é zerar a conta. É nunca mais lançar no rosto da pessoa a sua dívida. Perdoar é lembrar de sentir dor. Perdoar é não retaliar. É pagar o mal com o bem. É abençoar aqueles que nos amaldiçoaram. É fazer o bem àqueles que nos fizeram o mal. Perdoar é ser um vencedor, pois é vencer o inimigo não com a espada, mas com o amor. Perdoar é sair do cárcere da alma, é ser livre, é viver uma vida maiúscula, superlativa e abundante. Perdoar é viver como Jesus viveu, pois ele não retribuiu o mal com o mal, antes por seus algozes intercedeu. Perdoar é ter o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus.

Chegou a hora de raiar a liberdade em sua vida. A Palavra de Deus liberta: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Jo 8.32). Jesus Cristo liberta: “Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (Jo 8.36). É hora de sair do cárcere que prende a sua alma com as grossas algemas da mágoa. É hora de experimentar a liberdade do perdão. É hora de tomar posse da vida abundante que Jesus lhe oferece!

(Rev. Hernandes Dias Lopes)

Com a noite veio a solidão, porque é nas horas mais mortas que a nossa alma se põe de joelhos e começa a refletir sobre as coisas que ama.

E a noite parecia um manto alto trazido pela tristeza e a névoa, enroscando-se na imensidão de vales desolados, amortecendo a própria voz dos ramos batidos pelo vento.

E a solidão veio falar de saudade. Era uma estranha névoa coroada por uma luz que ia entrando lentamente no meu coração.

Era um estranho sentimento que ia acariciando de leve a minha alma, tocando os recantos mais íntimos do meu ser.

Compreendi então, meu amor, a tristeza de estar sozinha, pois junto comigo trazia as infinitas mágoas de sonhar com a ausência de ser amada.

Jamais se arrependerá de ter refreado a língua, quando teve vontade de dizer o que não convinha ou o que não era verdade. De ter formado o melhor conceito sobre o proceder de outrem. De não ter julgado com severidade os atos alheios, ignorando a real motivação de cada ser.

Jamais se arrependerá de ter perdoado aqueles que magoaram você e de ter contribuído para sua evolução espiritual. De ter cumprido pontualmente suas promessas bem pensadas. De ser fiel aos compromissos dignos e nobres a que se vinculou.

Jamais se arrependerá de ter suportado com paciência as faltas alheias. De ter ignorado as mentiras e as maledicências que lhe chegaram aos ouvidos. De ter dirigido palavras bondosas aos desventurados e tristes. De ter simpatizado com os menos afortunados e de ter realizado algo de efetivo e bom em prol de alguém.

Jamais se arrependerá de ter pedido perdão pelas faltas cometidas. De ter reparado o mal que causou. De ter pensado antes de falar. De ter honrado a seus pais, agindo com gratidão por todo o bem que deles recebeu. De ter sido cortês e honesto em tudo e com todos.

Jamais se arrependerás de ter ensinado algo de bom e verdadeiro a uma criança. De ter sido capaz de cativar um coração e de ter feito uma amizade verdadeira. De ter oferecido pão a um faminto e consolo a um aflito. De se desviar do caminho errado e seguir pelo caminho correto, por mais árduo que esse possa ser.

Pode escolher os caminhos que vai seguir no curso de sua vida. Pode optar quais posturas assumirá diante das mais variadas circunstâncias da vida. Você é o senhor dos seus passos e o dono de seu futuro. Não compete a mais ninguém as escolhas que afetarão a sua história.

Por mais que terceiros possam atingi-lo, somente os seus próprios atos, suas reações definirão o rumo do seu destino. Antes de agir, reflita com ponderação e sabedoria. O arrependimento nas decisões equivocadas, tomadas sob a influência do egoísmo e da ira, o fará sofrer.

Fazer o bem sempre é motivo de satisfação e alegria. Para o homem de bem não interessa o reconhecimento pelo seu ato, nem gratidões e honrarias. A consciência tranquila e a certeza de que se fez o melhor e o possível, é o suficiente para apaziguar o coração.

Não tenha medo de ousar e fazer coisas que nunca fez antes e nem tampouco de mudar em sua vida aquilo que for necessário. Siga sempre pelo caminho do bem e jamais se arrependerá dessa escolha. Controle-se e procure escutar o que seu coração tem para lhe contar e investigue suas razões. Compartilhe seus desejos com a pessoa amada, quem sabe também ela tenha algo para compartilhar com você. Utilize seus talentos, use a iniciativa e dê início aos seus projetos com amor, coragem e dedicação.

Esse será o segredo do seu sucesso. E quando amar, não encontre justificativas para fugir dele. Lembre-se que às vezes ele está nos lugares menos prováveis e onde menos esperamos. Jamais se arrependerá de ter tido calma e paciência, pois se esse amor ainda não chegou, uma hora ele chegará até você.

Estou sentindo uma aterradora tristeza em mim! Dói tanto... tanto. Depositava em você toda a confiança do mundo e já viu no que deu? Me entreguei a você porque acreditava ter encontrado meu namorado para a vida.

E agora aqui estou eu, cabisbaixa e com feridas no coração. Estou tão desiludida. Nunca julguei me decepcionar tanto em minha vida, muito menos com você.

Sinto que fui uma idiota, aliás, sinto que sou uma idiota porque ainda amo você. Mas porque o amor dói tanto para quem ama realmente? Por quê? Ninguém merece sofrer tanto na vida, ninguém!

E logo eu, acabei por cair nas teias do desapontamento. Fico perguntando para o espelho o que fiz de errado para você cometer essa maldade comigo. Fui sempre uma namorada honesta e que tudo fez para a felicidade andar junto conosco.

Eu fiz tudo e tudo perdi, tudo me caiu das mãos como se de cinza se tratasse. Vou sempre lembrar você como o amor da minha vida. E nada mais...

Eu não sou de demonstrar tristeza perante os outros, mas isso não significa que não a sinta no meu coração. Alguns sentimentos de mágoa são vividos em pleno silêncio e mais ninguém os pode entender.

Hoje vou abrir as janelas da casa e deixar o vento invadir a minha alma. Tudo que eu preciso é de algo que me arranque da escuridão, e me mostre uma luz capaz de me fazer novamente sonhar.

Se decepcionar com alguém que amamos é uma das piores coisas da vida!

Foi sem intenção que falei as palavras que magoaram você e eu dava tudo para voltar atrás no tempo. Às vezes, agimos sem pensar nas consequências, mas acredite que ver seu coração quebrado por culpa da minha atitude me deixa muito triste também.

Pode até ser tarde demais e você não me querer perdoar, ainda assim eu quero consertar todo o mal que fiz e ser uma pessoa melhor a cada dia que passa.

Um pai pode até dar todos os presentes para um filho e ainda assim faltar o mais importante: sua atenção. Não há nada como pai e filho passarem tempo de qualidade juntos e nenhum dever profissional ou pessoal deve estar em primeiro lugar.

É necessário interiorizarmos e nos questionarmos sobre nossas prioridades. Quando uma criança cresce só e desamparada, o mais provável é que ela seja infeliz e um dia lamente a triste infância que viveu.

Meu amor, essa dor que está sentindo por ter perdido um ente querido, é uma dor que não precisa sentir sozinho. Eu estou aqui ao seu lado para segurar sua mão e tentar falar as palavras certas para o seu coração.

É nestes momentos ruins que precisamos de um ombro amigo ou simplesmente alguém a quem contar nossas mágoas. Eu estarei aqui sempre presente para o que precisar. Tenha muita força!

Sempre discordei quando diziam que os amigos são para as ocasiões. Aos meus, sempre os encarei como sendo para toda a vida. No entanto, não exigindo perfeição de ninguém, sempre esperei lealdade e sinceridade em retorno. Sobretudo de você, em quem sempre confiei, confidenciei e partilhei minha vida.

Sua atitude me desiludiu muito e eu quero que saiba que estou profundamente triste com você.

Um dia você olha para trás e sente tristeza, arrependimento, decepção e angústia. E por muito que queira não consegue encontrar algo de bom para lhe dar ânimo.

Um dia você olha para a sua vida e sente desespero, como se nada mais valesse a pena. Mas acredite, há pelo menos um dia assim na vida de cada um de nós.

Mas esse dia não é o fim, e pelo contrário, será o início de uma nova vida. Basta mudar o que está errado, nem que seja preciso mudar tudo.

Você não pode se entregar à tristeza! Nesse dia você pode não conseguir enxergar tudo de bom que existe à sua volta, mas chegará o dia em que sim.

Há momentos na vida em que sentimos tanto a falta de alguém que o que mais queremos é tirar esta pessoa de nossos sonhos e abraçá-la.

Sonhe com aquilo que você quiser. Seja o que você quer ser, porque você possui apenas uma vida e nela só temos uma chance de fazer aquilo que queremos.

Tenha felicidade bastante para fazê-la doce. Dificuldades para fazê-la forte. Tristeza para fazê-la humana. E esperança suficiente para fazê-la feliz.

As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas. Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos.

A felicidade aparece para aqueles que choram. Para aqueles que se machucam. Para aqueles que buscam e tentam sempre. E para aqueles que reconhecem a importância das pessoas que passam por suas vidas.

O futuro mais brilhante é baseado num passado intensamente vivido. Você só terá sucesso na vida quando perdoar os erros e as decepções do passado.

A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar duram uma eternidade. A vida não é de se brincar porque em belo dia se morre.

(Clarice Lispector)

Antes de mais, quero que você saiba que está perdoado. Não quero carregar a mágoa de não desculpar sua traição. Todo mundo erra mas isto que você me fez está acima de qualquer limite, e é por isso que não vou voltar nunca para você. Sinto muito – de coração.

Quando a gente ama, a gente respeita. Bem sei que não há alguém perfeito, mas nunca lhe pedi algo de extraordinário e você sabe que é verdade. Fique sabendo que você perdeu uma mulher honesta e que sempre fez do seu casamento, um porto de abrigo cheio de amor e conforto. Estou ainda muito machucada – é natural, mas vou dar a volta por cima. Não vou criar falsas esperanças para você, por isso, por favor, não fique esperando que minha decisão vá mudar.

Independentemente de toda esta infelicidade que caiu sobre nossa união, eu desejo o melhor do mundo para sua vida. Espero até que todos seus sonhos se realizem. Eu não sinto ódio por sua pessoa.

Desejo felicidade para você.
Até sempre.

Nunca me senti tão perdida em toda minha vida. Ser traída é conhecer a pior sensação que alguma mulher pode sentir. Confesso que nunca pensei passar por uma situação dessas com você. Sempre depositei confiança em você. Fui um duro golpe em meu coração, em meu interior e até em minha forma de ver a vida. Me sinto profundamente desolada. Me sinto despida, sabe? Sinto que valho pouco mais que nada, porque ser trocada é triste, mas ser enganada é a maior das perversidades.

Custa muito a gente viver no engano que tudo vai bem. Eu assumo que nunca desconfiei que você me andasse traindo, porque sempre me considerei competente. Sempre dei tudo por você, aliás, eu sempre me entreguei a você sem medo porque acreditava que nossa união era verdadeira, era real, era honesta. Fui uma ingénua! Tenho certeza que vou dar a volta por cima, vou tocar minha vida para a frente. Acontece que neste momento tão escuro é difícil enxergar o que é certo e errado. Que fique claro que estou tremendamente magoada com você mas não guardo ressentimentos. Siga sua vida, que ela seja boa para você e que não repita uma maldade que nem essa a outra pessoa que ame você.

Não há maior decepção do que dedicar nossa vida a um amor, para ele nos fazer sofrer desta forma. Sinto uma profunda tristeza, pois você era tudo para mim e eu poderia esperar essa atitude de qualquer pessoa, menos de você.

Será que você pensou em todo o sofrimento que iria me causar? É muito ruim perceber que todo o esforço foi em vão, pois no final o que restou foi meu coração partido.

Quando ouço falar em famílias que mantêm uma união incondicional sinto um amargo aperto no peito. É uma grande tristeza saber que eu poderia ter também uma família assim, mas infelizmente tudo aconteceu ao contrário na minha vida.

Nos momentos difíceis eu tive que lutar sem ninguém para me apoiar. Chorei lágrimas de desespero sem ouvir uma palavra de conforto das pessoas que queria ter perto de mim. Mas tudo o que vivi me ensinou a perceber com quem não posso contar. Felizmente há adversidades que nos fazem abrir os olhos em relação a tudo o que nos rodeia.

Terminar um relacionamento nunca é fácil, mas o que muitas vezes pode acabar com tristeza, desilusão e mágoas, pode se transformar em felicidade através da tranquilidade.

Seja qual for o motivo do fim do namoro, mesmo que a decisão não tenha vindo da sua parte, primeiramente é preciso ter calma, pois não adianta achar que o mundo acabou, muito menos que nunca mais encontrará outro companheiro.

Mesmo que você não estivesse no lado descontente, tenha em mente pelo menos, que não vale a pena permanecer em um relacionamento onde o outro não compartilha da sua felicidade. Certamente mais cedo ou mais tarde a insatisfação aumentará, tornando-se muito mais aparente.

Portanto, siga em frente, aprenda com todos os erros acontecidos no passado e faça o possível para não os voltar a cometer. Pense no alívio em não forçar um relacionamento que no futuro provavelmente não seria feliz.

Lembre-se que com o término do namoro você está livre para continuar buscando um relacionamento feliz, onde também haja amizade.

O fim de um namoro é como uma explosão no centro de uma cidade. Tudo o que está ao redor acaba sofrendo consequências. Em seu caso, a rutura de seu relacionamento não significou apenas o desaparecimento de um amor. Mas toda a sua vida, seus hábitos, suas rotinas, seus sonhos, foram afetados com essa difícil decisão.

No entanto, aquilo que pode parecer ser uma fase triste, onde tudo sai errado, também pode ser encarado como uma época de esperança e renovação. O desfecho de seu namoro acabou sendo conturbado, com muita mágoa e discussão. Você se sente cansado com as tentativas de reconciliação. Mas agora que seguiu seu caminho sozinho, você poderá ter paz, tempo para reflexão e a possibilidade de lutar por seus objetivos pessoais.

Não pense que o mundo acabou. Agora é que ele te está abrindo realmente às portas. É altura de provar como você é forte e como nunca desiste perante adversidades. Não duvide que você será feliz e eu estarei sempre de seu lado.

Minha querida e amada mãe,

Sei que não fui o filho que deveria ter sido ao ter magoado você com o que fiz. Me sinto um pouco envergonhado até porque uma mãe merece todo o respeito pelo que sempre dá pelos seus filhos.

Quero pedir desculpas e provar como você é uma pessoa importante para mim. Eu sou imperfeito e muitas vezes vou falhar, mas meu amor por você, nunca irá acabar.

Bom final de semana!

A vida é para ser vivida,
Alegria é para ser compartilhada,
Tristeza para ser superada,
A dor para ser curada,
A decepção é uma aprendizagem,
o sonho é para ser realizado,

Momento estão de passagem,
Porém alguns eternizados!
Cada momento deve ser vivido
como se fosse eterno
O momento seguinte será sempre
a grandiosa surpresa!

(Caio F. Abreu)

O amor deve falar uma linguagem que eu não entendo. As pessoas falam em felicidade e exibem os seus sorrisos de cumplicidade. Os livros guardam histórias de paixões que mudaram a vida dos seus intervenientes. Mas a mim, o amor apenas trouxe tristeza e decepção.

Eu não acredito mais que a minha hora acabará por chegar e o meu coração fechou as portas a sentimentos românticos. Talvez o tempo prove que estou errada, mas por agora prefiro a paz da minha solidão.

Às vezes aqueles que amamos também nos oferecem surpresas desagradáveis que nos magoam e desiludem para sempre.

O mais triste de tudo isto é que eu nem me impressiono mais quando as pessoas me decepcionam.

Um homem tinha tudo o que sempre quis e imaginou ter na vida. Seus sonhos eram realizados, sua família muito grande e bonita e os seus bens não paravam de crescer. Ele possuía tudo e sua saúde também era inabalável.

Um dia, porém, como uma desgraça repentina, este homem perdeu absolutamente tudo. Ficou na miséria e ainda teve a saúde afetada por uma doença terrível. Ele ficou praticamente só, caído, desanimado e desejando até mesmo a própria morte.

Apesar da atualidade do fato, este caso ocorreu há milhares de anos com um homem chamado Jó. Esse personagem está descrito na Bíblia como uma pessoa justa e reta diante de Deus e que procurava se desviar do que manchava a sua fé (Leia Jó 1:8). No entanto, isso não foi suficiente para mantê-lo longe da tristeza que lhe abateu nem da falta de esperança que se aproximava cada vez mais forte.

Houve situações em que ele lamentava e chorava, em outras amaldiçoava o dia em que nasceu, lembrava-se do período em que era rico e feliz ao lado da família e afligiu-se tanto até que finalmente perdeu a esperança na vida, mas escolheu mantê-la.

Se ocorresse de Jó se matar, o caso dele seria mais um (como acontece em nossos dias) de pessoas que, por perderem tudo, ou por causa de traição e decepção, ou mesmo por uma falta de sentido à vida, não conseguem mais manter a fé, nem em Deus nem em si mesmas, e que por isso escolhem acabar com ela.

Jó, porém, não perdeu a fé. E, apesar de tanto sofrimento, a proclamou quando disse: “Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra. Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus” (Jó 19:25-26)

Qual é a situação em que você se encontra no momento? A falta de esperança tem lhe tirado o sono e lhe trazido peso? Como voltar a ter fé, mesmo em um momento de desespero e angústia?

Faça como Jó: declare a sua fé e clame ao mesmo Deus que o tirou do pó e lhe restituiu tudo o que havia perdido, principalmente, a paz.

(Jaqueline Corrêa)
(Arca Universal)

Estava precisando fazer uma faxina em mim: jogar alguns pensamentos indesejados fora, lavar alguns tesouros que andavam meio que enferrujados.

Tirei do fundo das gavetas lembranças que não uso e não quero mais. Joguei fora alguns sonhos, algumas ilusões. Papéis de presente que nunca usei, sorrisos que nunca darei; joguei fora a raiva e o rancor das flores murchas que estavam dentro de um livro que não li.

Olhei para meus sorrisos futuros e minhas alegrias pretendidas, e as coloquei em um cantinho, bem arrumadinhas.

Fiquei sem paciência! Tirei tudo de dentro do armário e fui jogando no chão: paixões escondidas, desejos reprimidos, palavras horríveis que nunca queria ter dito, mágoas de um amigo, lembranças de um dia triste... Mas lá também havia outras coisas, e belas!

Um passarinho cantando na minha janela. Aquela lua cor de prata, o pôr do sol... Fui me encantando e me distraindo, olhando para cada uma daquelas lembranças.

Sentei no chão para poder fazer minhas escolhas. Joguei direto no saco de lixo os restos de um amor que me magoou. Peguei as palavras de raiva e de dor que estavam na prateleira de cima, pois quase não as uso, e também joguei fora no mesmo instante! Outras coisas que ainda me magoam, coloquei num canto para depois ver o que farei com elas, se as esqueço lá mesmo ou se mando para o lixão.

Aí, fui naquele cantinho, naquela gaveta onde guardamos tudo o que é mais importante: o amor, a alegria, os sorrisos, um dedinho de fé para os momentos que mais precisamos... Como foi bom relembrar tudo aquilo! Recolhi com carinho o amor encontrado, dobrei direitinho os desejos, coloquei perfume na esperança, passei um paninho na prateleira das minhas metas, deixei-as à mostra, para não perdê-las de vista.

Coloquei nas prateleiras de baixo algumas lembranças da infância, na gaveta de cima as da minha juventude e, pendurado bem à minha frente, coloquei a minha capacidade de amar, e de recomeçar.

Vamos fazer as pazes, meu bem, não deixe que essa mágoa nos consuma. Sei que você está ressentido, mas eu prometo mudar algumas de minhas atitudes.

Eu quero levar nosso amor a bom porto, mas às vezes algumas palavras nos desviam dessa rota. Me desculpe, meu querido, não é por mal! Posso nem sempre conseguir mostrar, mas você é muito importante para mim.

Hoje você está triste; que tonta que eu fui. Mas o arrependimento que agora lhe demonstro, acredite, é puramente sincero. Podemos virar esta página e recomeçar, como se fosse de novo?

É que dói sentir você distante e o silêncio entre nós deixa um vazio em minha alma. Diga algo, por favor, me garanta que está tudo bem. E se não estiver, meu amor, me diga também. Eu darei tudo por nós dois, pois não quero mais ninguém.

Seja uma decepção amorosa ou a maior de todas as dores o tempo cura todas as tristezas.