Mensagens de Pêsames


É impossível não lembrar de você nesta data especial. Hoje você estaria completando mais um ano de vida e a saudade veio mais forte do que nunca.

É estranho não ter mais você aqui. Se estivesse, iríamos comemorar tanto. Faria um brinde ao seu novo ano e lhe abraçaria muito forte para desejar um feliz aniversário.

Espero que possa me ouvir de alguma forma e que sinta todo o amor que estou enviando para você. Esteja onde estiver, desejo um feliz aniversário!

Este é um dos dias mais importantes do ano para mim. É nesta hora que recordo com mais força todos os amigos e familiares que já partiram para outro mundo.

E cada vez mais tenho certeza que estou junto de todos. Sim, porque quanto mais o tempo passa, mais intensas ficam as lembranças que mantêm vivos todos aqueles que permanecem no meu coração.

A vida é assim! Ora se comemora, ora se chora, ora se celebra a existência da vida. Hoje somos todos imortais nos corações de quem amamos e de quem nos ama!

Não há palavras que expressem a dor que estamos suportando, o sofrimento de percebermos que você não está mais entre nós. Sinto que nos podíamos ter conhecido ainda melhor, mas em todas as experiências que vivemos juntos, eu aprendi algo de muito valioso.

Para mim você foi um sogro maravilhoso, mas para as pessoas no geral foi um homem verdadeiro e humilde, um exemplo digno de ser imitado. O mundo ficou mais pobre desde que você partiu e hoje todos sentimos muito sua ausência.

Meu amigo querido, hoje é o seu aniversário e ainda sinto muita dificuldade em lidar com o vazio que ficou quando você partiu.

Comemorar o seu aniversário era uma das coisas que eu mais esperava no ano, pois esta era a data em que sabia que iria encontrar com grandes amigos, dar muitas risadas e ter um dia de muita alegria.

Gostaria que soubesse que eu penso muito em você e rezo para que, seja lá onde estiver, esteja em paz e ao lado de pessoas que lhe querem bem. Fique com Deus e sei que um dia ainda vamos nos reencontrar para comemorar todos estes aniversários em que estivemos separados.

Filho, você se foi rápido demais e deixou um vazio que nunca será preenchido. Hoje, no dia do seu aniversário, a saudade de vê-lo sorrindo e abrindo presentes toma conta do meu coração e traz recordações de quando a vida era completa.

Você veio ao mundo com a missão de tocar a vida de quem o conhecesse com seu carisma e cumpriu com esta tarefa com louvor!

Hoje pode ser um dia triste para mim, mas sei que o céu está em festa pelo seu aniversário e por ter mais um anjo olhando por nós. Amo você mais que tudo, filho, e um dia nos encontraremos novamente!

Mãe, você sabe quão maravilhosa foi para mim. Hoje estamos distantes, mas algo maior nos mantém lado a lado; é o amor, este sentimento lindo e único tão nosso e poderoso. Descanse em paz, mamãe!

Peço que tudo seja harmonia no seu novo lar. Implore que nada lhe falte do que precisar. Prometo que sairei sempre em defesa do seu nome. E juro que honrarei seu legado aconteça o que acontecer. Mãe, pessoas como você não deveriam morrer. Eu adoro você!

Ao longo da vida recebi muito carinho de vocês, e também foram muitas as coisas que aprendi com vocês. Mas muitas mais foram as lágrimas que eu verti quando vocês partiram para sempre, meus queridos e saudosos avós.

Sinto muitas saudades de vocês. Penso em vocês todos os dias, e para sempre guardarei este amor, e as lembranças do que vivemos juntos, em um lugar especial do meu coração. Descansem em paz, queridos avós!

Mãe, eu não suporto viver sem você, ou melhor, eu não consigo viver plenamente feliz. Sinto sua falta todos os dias. Desde a hora que você se foi tudo mudou para algo mais triste, cinzento, sem graça.

Penso todos os dias na beleza do seu rosto luminoso e na sabedoria que sua boca pronunciava a cada palavra. Eu tive a chance de conhecer o ser humano mais incrível que alguma vez existiu neste mundo: você, mamãe.

Mas eu não penso em desistir. O que eu quero de verdade é aceitar a realidade para um dia poder me erguer e prosseguir meu caminho. Não será fácil e acho até que vai demorar muito tempo, mas por você eu serei capaz.

Até um dia.
Descanse em paz.

Mas o que é a morte
Senão o próximo passo.
Aquele que tememos,
Mas que um dia todos damos,
Ainda que contra a vontade.

Com medo de ver o fim,
Paralizados pela consciencia
De um dia não existir,
Vivemos andando na sobra,
Do amanhã que pode não vir.

Eu que sei pouco,
Mas ciente de que tenho fim,
Caminho atento e sempre a ver,
Maravilhado com a dádivas
E milagres que é viver.

Se você estivesse aqui estaria
com toda certeza se sentindo
orgulhoso, como um sorriso
de orelha a orelha enquanto
celebrava mais um ano de vida
ao lado das pessoas de sempre.

Nunca irei me esquecer de você.
Descanse em paz e até um dia.

Dava tudo para voltar atrás no tempo e ser criança de novo só para rever você, querida avó. Lembrar como era bom lhe dar um abraço e me sentir protegida quando estava do seu lado.

Você partiu, mas deixou lindas recordações que nunca permitirei que desapareçam. Tudo o que vivemos ficará guardado no meu coração e sempre será uma inspiração para minha vida.

Hoje é seu dia! As pessoas inesquecíveis nunca desaparecem. Você, meu sogro, é alguém que jamais vai embora. Infelizmente seu corpo partiu! Uma parte de você se foi, contudo o mais importante continua presente.

As memórias são o melhor que existe. É nas lembranças que vivem os quem amamos e os que nos amam. É aí que você vive. Você é todos os imortais! Até um dia, meu sogro!

Então este o fim?
O adeus eterno?
A última página do livro,
O cessar da música,
Um último suspiro.

Não quero deixar para trás
Palavras engasgadas,
Sentimentos não vividos,
Por medo do rídiculo
Feito de olhares vazios

De um coração que ainda bate
Para outro que esvai
Segure a minha mão,
Pois não houve viagem ou perigo,
Que não enfrentei contigo

Ainda que aqui em corpo,
Não mais presente.
“É permitido sofrer”
Em meios de abraços,
Que preferia dar, mas não receber.

Coloco minha máscara de força,
Postura, serenidade,
Frente ao que se espera,
A vida continua e na sua sabedoria,
Sua certeza chama saudade.

O seu dia será sempre o seu dia. Não importa se você está aqui neste mundo ou não, mas sim que se mantém presente aconteça o que acontecer. E hoje, se você não tivesse já partido para o reino de Deus, estaria em festa por celebrar mais um ano de vida.

Neste dia eu quero deixar minha homenagem sentida e profunda. É que mais do que uma pessoa incrível e bondosa você sempre foi um ser inesquecível que deixará saudade para sempre.

Se puder me escutar, por favor acredite nas minhas palavras: o que um dia nos uniu, jamais algo ou alguém poderá separar. Nem a morte tem essa capacidade. Eu prometo que honrarei sempre seu nome hoje, em todos os seus aniversários de vida e em quaisquer dias do ano. Descanse em paz.

Hoje é seu aniversário e como eu gostaria que estivéssemos festejando esta data, mas você partiu e já não está mais aqui do meu lado.

Nem por isso vou deixar de agradecer o tempo que passamos juntos e tudo que vivemos. Vou continuar comemorando seu aniversário, pois esta é a data em que você veio ao mundo e por isso sempre me trará um sorriso para o rosto.

Sei que um dia vou ser capaz de me acostumar com a sua ausência, mas nunca vou deixar de sentir a sua falta e desejar que você ainda fizesse parte da minha vida.

Espero que você esteja em paz e que façam uma grande festa em sua homenagem, com tudo que você mais gosta e junto das pessoas que você tanto amava e que um dia também se foram.

Nesta data tão especial, vou fazer um convite para todos. Hoje é o aniversário de uma pessoa muito querida e amada por todos nós, mas que já cumpriu sua missão na Terra e partiu em busca de novas aventuras.

É muito difícil não se deixar levar pela saudade, mas sei que a última coisa que esta pessoa tão querida gostaria de ver seria as nossas caras tristes por sua causa.

Então vamos recordar esta pessoa pelos momentos felizes que passamos juntos. Vamos levantar nossas taças e homenagea-lá com um grande brinde, felizes por hoje ser seu aniversário!

Hoje, comemoro seu dia sem você. É com muito pesar que relembro hoje seu aniversário e deixo aqui esta homenagem a pessoa incrível que você foi.

Houve muitos anos que celebramos este dia com muita alegria e é por isso que é tão difícil hoje, celebrar sem você. Espero que esteja em paz.

Sinto você aqui e tenho saudades eternas. Tenha um feliz aniversário. Tenho certeza que hoje o céu está em festa.

Pai, hoje você completaria mais um aniversário, mas Deus quis que você voltasse para o Seu lado e que seu legado continuasse através das pessoas que ficaram aqui para honrá-lo.

Não há um dia que não sinta a sua falta e desejasse que você estivesse aqui para segurar a minha mão, mas encontro conforto em saber que você está em paz e na companhia de pessoas que o amam.

Você continua vivo no meu coração e as lições que aprendi com você e a lembrança dos momentos que tivemos juntos nunca sairão da minha mente.

Devo a pessoa que sou hoje ao seu carinho e amor e continuarei fazendo de tudo para que continue sentindo orgulho de mim. Feliz aniversário, meu pai amado!

Gostaria de estar aqui celebrando este dia de uma outra forma: com uma grande e sentida festa, com presentes, cores e sabores sem fim. Mas isso não é mais possível desde que você se foi. Seu aniversário de vida é agora uma homenagem sincera!

É importante que nos lembremos sempre da pessoa doce e maravilhosa que você sempre foi. É assim que mantemos vivos aqueles que amamos e não queremos que desapareçam. Não há outra forma além das recordações. Descanse em paz. E até um dia.

De quem eu gosto eu nunca me esqueço e você é a prova de que não minto. Hoje o dia seria de festa se seu coração ainda batesse neste mundo. Não celebro seu aniversário, mas homenageio a pessoa incrível que você foi na Terra.

Aqueles que partem para jamais regressarem não têm propriamente de desaparecer. Eles continuam a existir, mas de uma forma diferente. Enquanto a saudade for grande, o amor permanece.

Espero que esteja bem e em paz ao lado de quem também já se foi. Descanse no seu novo lar e cuide de mim se puder. Eu aqui continuarei a honrar quem você foi e também seu nobre e bom legado. Até um dia.

Eu sinto muito o que aconteceu. Ela sempre foi minha grande amiga, minha cúmplice e confidente. E eu sei o quanto ela era feliz junto de todos vocês.

Aliás sua família sempre foi seu verdadeiro apoio. Mesmo agora que ela partiu eu sei que ela está entre nós. Sim, porque é impossível que alguém tão generoso como ela tenha simplesmente ido embora.

E apesar de estar morrendo de saudades eu sei que ela está ao meu lado. E que nossa amizade vai continuar vivendo, mas de uma forma diferente.

Hoje é um dia muito especial para mim, pois meu avô estaria completando mais um ano de vida nesta data. Mesmo que ele já não esteja entre nós, vou celebrar sua história e tudo que fez por mim.

Meu avô foi meu herói, meu grande professor e a pessoa mais importante que passou pela minha vida. Se hoje sinto orgulho da pessoa que sou, é porque meu avô me ensinou tudo que sei.

Sempre vou sorrir ao lembrar do tempo que passamos juntos e ele sempre estará nas minhas preces. Feliz aniversário, vovô!

É muito complicado conviver com todas as emoção do dia de hoje. Nesta data você celebraria mais um ano de vida, amiga, mas isso não é mais possível. Você já se foi deste mundo.

Na verdade, não partiu mesmo nem irá embora sequer. Não posso mais ter o seu abraço ou seu toque delicado no meu rosto, mas terei sempre as lembranças do seu sorriso inspirador e da força que sempre me transmitiu.

Recordarei você com carinho.
Descanse em paz, querida.

Eu não sei bem como explicar o que sinto. Hoje, seria um dia de festa, de celebração da vida, no entanto, quem tanto amo já se foi. Posso não comemorar com bolo e canção de aniversário, mas irei homenagear quem se foi para sempre.

No meu coração, você irá existir eternamente. Não me interessa se nos vemos, tocamos ou sentimos, para mim, estaremos ligados infinitamente através do carinho e história que construímos em vida.

Descanse em paz.
Até um dia.

Há uma pessoa no meu coração que hoje celebraria mais um ano de existência. Essa pessoa é alguém que me preenche, que me proporcionou inúmeros momentos de alegria. Ela não está mais entre nós, mas viverá em mim eternamente.

Se você estivesse respirando, com seu coração batendo forte como antes, estaríamos celebrando seu aniversário de nascença, mas infelizmente sua nova casa é em outro mundo. Quem me dera ter você aqui ao meu lado.

Só quero imaginar que você está bem, em paz. Saiba que todos os dias penso em você. Acho que enquanto minha memória carregar seu nome, você jamais irá embora. Descanse. Até um dia.

Nossos Pais descobrem que um ser está para nascer e trazer às suas vidas um brilho de luz. A cada sorriso, palavra, olhar ou suspiro, uma cachoeira de lágrimas parece inundar seus olhos de alegria e paz.

Nos tornamos adolescentes e a busca pela independência é cada vez mais clara. A nossa vontade de conquistar espaço nos distancia de quem sempre nos amará, e esquecemos a família. Esquecemos de dizer o quanto os amamos.

Mas um dia nossos entes queridos se vão. Quando menos esperamos e sem nenhum aviso, Deus tira de nós o que mais amamos. Em nosso peito apenas a dor de um punhal que a cada "meus pêsames" parece afundar.

Nossos pensamentos difundem para cada gota de sangue em nosso corpo a culpa de nunca termos dito: "te amo", "preciso de você", "estou sempre aqui", "me preocupo"; e como se não bastasse, vem a frase mais forte "a culpa foi minha"!

Nossos sonhos caem por terra, nossa independência parece perder a importância. E a resposta para essa dor? O tempo e uma certeza: Quando amamos transmitimos em pequenos atos e gestos, e as palavras não importam mais. Quando precisamos de alguém, sentimos sua presença, e as palavras não têm mais sentido. Quando nos sentimos sós e abandonados, surge uma palavra ou um gesto e descobrimos que nunca estaremos sós.

E a culpa? A culpa é da vida que tem início, meio e fim. A nossa culpa está apenas em amar tanto e sentir tanto perder alguém. Mas o tempo é remédio e nele conquistamos o consolo, com ele pensamos nos bons momentos. E com um pouco mais de tempo, transformamos nossos entes queridos em eternos companheiros.

Nossos sonhos ganham aliados, nossa independência ganha acompanhantes, nossa vida conquista anjos. E no fim apenas a saudade e uma certeza: Não importa onde estejam, pois estarão sempre conosco!

Hoje os sinos tocam
pois na cidade há uma morte.
Sua face é irreconhecível
seu olhar se perde na brisa da manhã.
Um surto ameaçador,
uma sensação horripilante
de temor de solidão.

Letras benditas e papéis esvoaçantes
neles se contém a resposta para a pergunta:
Por quê?
Palavras de conforto.
Silêncio implorando um curto tempo.
Memória perdida.

"Meus pêsames senhorita."
Nunca pensei que alguém pudesse velar
sua pobre alma assassinada
na chacina do amor.
No rosto pálido, reflete-se a dor
de uma grande perda.

Hoje não tocam apenas os sinos da cidade,
mas também os sinos do céu
anunciando que lá se vai
mais uma pequena alma para o inferno
E este anuncia:
Seja bem-vinda à sua nova casa!

Não sei se a é culpa minha ou se o encanto é maior que todas minhas defesas. Não sei se sou um grande idiota ou um pequeno apaixonado. Não sei se é real por ser tão difícil ou apenas um sonho por ser tão mágico.

Não sei se vou em frente ou se escolho uma esquina e tento a sorte. Não sei se desejo muito ou se o cupido me pegou de jeito. Não sei se desisto às vezes ou venho a falecer momentaneamente. Não sei se sofro ou se resisto.

Não sei se sou invulnerável no ataque ou resistente na defesa. Não sei se o pior é mudar de ideia ou não tê-la para mudar. Não sei se é pelo medo de diminuir que às vezes deixo de crescer. Não sei se é por crescer muito que deixo de viver de acordo com a vida.

Não sei se acabou cedo demais ou durou tempo suficiente para se tornar inesquecível. Não sei se estou só ou se apenas sinto sua falta diante de todo mundo. Não sei se resisto à essa tentação ou se jamais haverá uma outra chance.

Não sei se te amo. Só sei que a vida se vive para frente mas se entende para trás. Só sei que quanto mais alto estou mais dificuldade tenho em manter o equilíbrio. Só sei que nenhuma certeza fatal é pior que a dúvida ameaçadora.

Só sei que o pior não é falhar, é jamais ter tentado. Só sei que sou apenas o que as circunstâncias me permitem ser, e não o que eu gostaria. Só sei que é melhor o pouco na memória do que o muito no esquecimento.

Só sei que nunca se deve andar por caminhos já traçados porque eles levam somente até onde os outros já alcançaram. Só sei que ser forte não é destruir, e sim resistir. Só sei que o destino une e separa as pessoas, mas nada é tão forte que faça esquecer alguém tão especial.

Só sei que uma grama de exemplos vale mais que uma tonelada de conselhos. Só sei que o que realizamos nunca é tão belo como o que sonhamos. Só sei que às vezes acontecem coisas tão belas que nunca pensamos em sonhá-las.

Só sei que o tempo é longo demais para quem sofre e curto demais para quem desfruta, e eterno para quem ama. Só sei que não consigo tirar da cabeça o que não sai do coração.

Só sei que no fim, tudo dá certo, se não deu é porque ainda não chegou o fim. Só sei que te amo!

Rosas vermelhas eram as suas favoritas, seu nome também era Rosa. E todo ano seu marido as enviava, atadas com lindos enfeites. O cartão sempre dizia: "Eu te amo mais este ano do que no ano passado. Meu amor por você sempre aumentara com o passar dos anos."

No ano em que ele morreu, as rosas foram entregues em sua porta. O cartão dizia: "Seja minha namorada", como nos anos anteriores. Ela sabia que aquela seria a ultima vez que as rosas apareceriam. Ela pensava: "Ele encomendou as rosas adiantado". Seu amado marido não sabia que ele iria... Ele sempre gostou de preparar as coisas com antecedência, pois, se estivesse muito ocupado, tudo funcionaria perfeitamente.

Ela ajeitou as flores e colocou-as num vaso especial. E depois, colocou o vaso ao lado do retrato sorridente dele. Ela se sentaria por horas na cadeira favorita dele, enquanto olhava para sua fotografia e as rosas. Um ano havia passado e tinha sido difícil viver sem seu companheiro. Em solidão e isolamento havia sido transformado seu destino.

E então, na mesma hora de sempre, como no Dia dos Namorados anterior, a campainha tocou, e lá estavam as rosas, esperando em sua porta. Ela levou-as para dentro e as olhou chocada; então, foi ao telefone para ligar para a floricultura. O dono atendeu e ela perguntou-lhe se poderia explicar porque alguém faria isso com ela, causando tanta dor?

O dono disse : - "Eu sei que seu marido faleceu há mais de um ano. Eu sabia que ligaria e quereria saber. As flores que recebeu hoje foram pagas adiantadas. Seu marido sempre planejou adiante, ele não deixava nada imprevisto. Existe um pedido que eu tenho arquivado aqui e ele pagou adiantado, você vai recebe-las todos os anos. E tem outra coisa que você deveria saber: ele escreveu um pequeno cartão especial, ele fez isso no ano passado. E como eu descobri que ele não estaria mais aqui, aí esta o cartão... Ele deveria ser mandado a você no próximo ano".

Ela agradeceu e desligou e suas lágrimas caíram copiosamente. Seus dedos tremiam, enquanto avançava devagar para pegar o cartão. Lá dentro, ela viu que ele havia escrito uma mensagem. Então, em silencio total, ela viu o que ele havia escrito...

"Oi, meu amor, eu sei que faz um ano que eu me fui, eu espero que não tenha sido tão ruim pra você superá-lo. Eu sei que deve estar solitária e que a dor é grande, mas, se fosse diferente, eu sei como eu me sentiria. O amor que nós tivemos fez a minha vida ser maravilhosa. Eu amei você mais do que as palavras podem dizer, você foi a esposa perfeita. Você foi amiga e amante, e me deu tudo o que precisei. Eu sei, isto foi há apenas um ano, mas por favor tente não ficar triste. Eu quero que você seja feliz, mesmo quando banhada em lágrimas. Por isso é que as rosas serão enviadas durante anos. Quando você recebê-las, pense na felicidade que tivemos juntos, e como fomos abençoados. Eu sempre amei você e sei que sempre vou amá-la. Mas, meu amor, você tem que continuar, você ainda esta viva. Por favor... tente achar a felicidade, enquanto vive o resto dos seus dias. Eu sei que não é fácil, mas eu espero que ache algum modo. As rosas irão todos os anos, e só irão parar quando sua porta não mais atender. Quando o entregador parar de bater; ele irá cinco vezes nesse dia, caso você tenha saído, mas, depois desta ultima visita, quando ele não tiver mais dúvidas, ele levara as rosas ao lugar onde eu o instrui, e colocara as rosas onde nós estaremos juntos novamente."

Algumas vezes na vida você encontra alguém especial. Alguém que muda sua vida apenas fazendo parte dela. Alguém que faz você rir sem parar. Alguém que faz você acreditar que existe algo bom no mundo. Alguém que convence você que realmente há uma porta aberta. Apenas esperando para ser aberta por você. Este é um sentimento para sempre. Um tipo de amor eterno.

Em determinada época vivia um médico, excelente no preparo de receitas de remédios. Ele tinha cerca de 100 filhos. Enquanto esteve fora de casa, numa viagem a um distante país, todos os seus filhos beberam veneno por engano, debatendo-se de dor e caindo ao chão à medida que o veneno penetrava em seus corpos.

Ao retornar para casa, o médico encontrou seus amados filhos em agonia por toda a casa e ficou muito chocado e triste. Alguns dos que tomaram o veneno perderam completamente a razão, enquanto outros, ainda, estavam conscientes.

Todas aquelas crianças, ao verem seu pai, ficaram contentes e correram ao seu encontro, lhe implorando: "Pai! Estamos muito felizes de encontrá-lo em boa saúde. Nós tomamos veneno por engano, por causa de nossa ignorância. Por favor, nos salve e nos dê forças."

Imediatamente, o médico juntou muitas ervas medicinais de bom sabor, bom cheiro e linda cor receitando-as de várias maneiras como um maravilhoso remédio a suas crianças enfermas. Aqueles que ainda não haviam perdido a razão tomaram imediatamente o remédio e escaparam das dores agudas e sofrimentos. Os que não mais faziam uso da razão não tomaram o remédio apesar das recomendações do bom médico.

O pai ficou muito triste e decidiu usar um último recurso para convencer seus filhos a se curarem. Ele disse: "Eu vou morrer de velhice. Antes de começar a minha jornada, deixarei este remédio bom com vocês. Se vocês tiverem problemas, tomem-no." E saiu de casa dirigindo-se a outro país. Lá chegando, enviou um mensageiro à sua casa, que disse a seus filhos: "Infelizmente seu pai faleceu."

"Agora ninguém cuidará de nós com misericórdia e bondade", exclamaram os filhos diante da notícia, finalmente decidindo tomar o remédio. Logo se recuperaram completamente e o pai ciente de que isso aconteceria retornou para casa encontrando seus filhos felizes.

Nesta famosa parábola, o remédio maravilhoso com bom sabor, linda cor e bom cheiro simboliza a oração Nam myoho rengue Kyo ensinada pelo bom médico, que é o Buda, e o veneno indica as religiões desencaminhadoras (que deixam as pessoas iludidas e desorientadas).

(As Mais Belas Histórias Budistas)