Mensagens para Avô


Faz parte das leis da vida humana os mais velhos terem de partir, mas quando passamos por uma situação assim custa muito ter de aceitar essa realidade. Já foi há algum tempo que você faleceu, querido avô, mas as saudades ainda apertam e sufocam meu coração.

De você guardo as melhores memórias. Recordo como foi importante ter um avô carinhoso na minha vida, que me viu crescer em todos os sentidos. As histórias maravilhosas que contava todos os dias jamais serão esquecidas. Você foi uma verdadeira lição de sabedoria para todos nós e para mim haverá sempre um grande orgulho pela oportunidade que tive de conhecer você.

Perdemos um pai para toda a nossa família. Perdemos um líder conselheiro e oportuno em todas as ocasiões. Sua ausência hoje em dia tem um sabor muito amargo e a minha vida nunca mais será a mesma. Quanto ao meu amor por você, esse se manterá eterno.

Chegou o momento de dizer o adeus definitivo a alguém que sempre conheci cheio de vida e energia. Querido avô, você partiu e agora meu coração chora lágrimas que eu sei, serão eternas.

Guardarei nossas memórias, seu sorriso, sua voz segura e forte, seu carinho que não conhecia limites. Sua sabedoria me acompanhará sempre, e na certeza de que você viveu uma vida boa e feliz, encontro algum conforto. Descanse em paz, meu querido avô!

Meu querido avô, desde muito cedo me acostumei a vê-lo como uma fortaleza, o grande pilar sobre o qual assenta toda nossa família. Cresci admirando sua determinação, sabedoria, força, energia, e agora vê-lo assim doente, parte meu coração.

Desejo que melhore rápido e totalmente, vovô, e enquanto sua situação não mudar, vou orar por você, e ajudar como puder. Mas eu sei que você vai conseguir, pois não existe homem mais guerreiro e capaz que você! Te amo, vovô!

Parabéns para o recente vovô mais feliz deste mundo! A família não para de crescer e esse neto veio torná-la ainda mais abençoada. Você sentirá muito prazer em carregar esse bebê no colo e desfrutar de um novo e maravilhoso sentimento. Ser avô é ser pai pela segunda vez. Muitas felicidades nesta nova fase da sua vida!

Parabéns ao mais novo vovô! Posso imaginar como deve estar se sentindo feliz, e com toda razão. Um bebê é uma alegria na vida de qualquer pessoa, e este não duvido que trará grande felicidade, orgulho e amor para toda família.

Agora descobrirá um mundo de emoções novas, pois ser avô pela primeira vez é um momento único na vida. Desfrute de todos os instantes. Desejo muitas felicidades a toda família, e em especial a você, vovô!

Meu querido avô, que exemplo de vida maravilhoso você é, e que orgulho eu sinto por poder chama-lo de avô e com você tanta coisa ter aprendido. Feliz aniversário! Que hoje o seu dia seja iluminado pelos mais belos sorrisos e as mais sinceras homenagens.

Que idade linda a sua, que vida preenchida e que família incrível você ajudou a construir. Hoje é um dia perfeito para homenagear um homem de grande valor, e que é uma inspiração para mim e para todos os que o conhecem.

Que Deus lhe conceda muitos anos de vida, pois todos dependemos do seu carinho, da sua sabedoria, da sua orientação. Sua companhia é um privilégio, uma bênção! Eu amo muito você, meu querido vovô, e por tudo o que é, fez e continua fazendo eu também lhe agradeço!

Hoje é dia de despedida, e posso afirmar que é um dos mais tristes da minha vida. Querido avô, você partiu e agora lhe devo dizer o último adeus, o mais difícil, cruel e doloroso!

Vou sentir saudades suas, hoje, amanhã e para sempre... E já sinto a falta das nossas conversas, da sua sabedoria, do seu carinho, da sua energia e jovialidade que faziam inveja aos mais jovens.

Querido vovô, assim é a vida, um dia todos partimos, mas você jamais morrerá totalmente, pois para sempre viverá no meu coração e lembranças.

Hoje despedimos da vida um grande homem, um exemplo de pai e avô. Até sempre, querido vovô! Sua memória viverá eternamente entre todos que o amam.

Nos que ficam você deixa profunda tristeza e uma saudade eterna, pois a todos marcou de forma especial e permanente.

Que Deus o receba na Sua infinita glória e lhe conceda paz eterna! A todos que sofrem pela sua partida, eu peço ao Senhor que nos dê um pouco de conforto, um pouco de consolo a todos estes corações despedaçados.

Hoje é um dos dias mais tristes da minha vida, talvez o mais triste. Hoje, e em uma mesma pessoa, eu vi partirem meu avô e meu pai...

Enquanto vivemos é fácil ignorar a nossa própria mortalidade, que fará a dos que nos rodeiam. Estupidamente pensei que meu querido avô, meu pai de coração, fosse eterno, imortal.

Agora sinto que não lhe disse vezes suficientes o quanto o amava. Agora sinto que não lhe prestei as homenagens que ele merecia. Agora sinto que não lhe demonstrei tudo o que ele significa para mim... Mas agora é tarde.

Seu corpo não era afinal imortal, mas ainda assim, seu espírito e sua memória serão, pois eu tudo vou fazer para o manter vivo enquanto meu corpo respirar também ele vida. Meu amor e minha saudade serão eternas e levarão a memória do meu querido avô-pai até à eternidade!

De todas as fontes de carinho que encontramos durante a nossa vida, certamente nenhuma supera o amor infinito dos nossos avós.

Quatro pessoas unidas para oferecer muito amor e carinho da mesma forma para todos os seus netinhos, não importando a quantidade.

São sentimentos tão intensos e puros que não somos capazes de senti-los em outros braços.

Com eles recarregarmos todos os níveis de alegria e felicidade. Ao lado deles esquecemos todos os problemas e adversidades.

Assim que o encontro acontece, nossa mente se abre apenas para absorver a maior quantidade possível de amor e felicidade.

E assim saímos completamente fortalecidos e agradecidos por um dia tão especial ao lado dos nossos avós.

Meu avô, meu querido avô, chegou a hora de dizermos o último e definitivo adeus, o mais triste, o inevitável e irremediável. Adeus avô, adeus...

Do meu coração você jamais se despedirá, e para sempre lembrarei o homem extraordinário que você foi, tudo o que aprendi com você, toda a sua generosidade e nobreza de caráter.

Adeus, meu querido avô, com a certeza que para sempre estará comigo, nas minhas lembranças, em todo o amor que compartilhamos, em toda a saudade que por você será eterna!

Meu querido vovô, feliz dia dos avós! Você é o melhor e maior exemplo do que é ser um homem de excelência, perseverante, forte e corajoso.

Você e seu percurso pela vida são para mim verdadeiras inspirações, e sinto profundo orgulho por poder chamar você de avô.

Eu o admiro muito, vovô amado do meu coração, e desejo que não apenas hoje, mas todos os dias da sua vida, receba as merecidas homenagens!

Querido avô, sempre que recordo outros tempos você está presente nessas lindas memórias, e as saudades que eu sinto de você aumentam no instante.

Sua maneira de ser, seu jeito de sorrir e com o olhar expressar infinito amor. Seus conselhos e sua sabedoria. Seu exemplo extraordinário de vida.

Tudo em você é de louvar, e estar tão longe de uma pessoa tão maravilhosa chega a ser doloroso. Amo muito você, meu querido avô, e sinto muitas saudades suas!

Olho para seus cabelos brancos e sinto respeito. Ouço você falar e em meu coração cresce uma grande admiração. Sua história de vida é minha inspiração e seu exemplo é digno de ser seguido.

Os anos passam e sua idade não para de aumentar, mas você sempre teve e terá todo tempo para mim. É difícil expressar a gratidão que sinto por você existir, meu querido avô!

À medida que vamos crescendo, percebemos que os nossos avós estavam certos, começamos a enxergar de outra forma os conhecimentos recebidos e a importância de cada um deles em nossas vidas.

Compreendemos que a experiência sempre falará mais alto e que nenhum conselho dos nossos avós jamais deveria ser desperdiçado. Passamos a constatar que todas aquelas histórias e contos não foram ditas em vão, e que cada palavra tinha o seu valor e muitas delas não foram devidamente valorizadas.

Não é difícil perceber que nossos avós serão sempre os mais experientes, mas absorver da melhor forma possível toda essa vivência, eis um problema. Muitas vezes não vemos o quanto é importante aquelas conversas na tarde de domingo e como ela pode nos livrar de vários erros que seriam cometidos.

Não desperdice a sabedoria dos mais velhos, pois por mais que pareça chato no início, certamente será tudo muito valioso futuramente. Caso tenha a sorte de ainda ter os seus avós por perto, não perca a oportunidade de valorizar suas experiências, os recebendo sempre de braços abertos.

Você é o Avô mais querido do mundo! O mais engraçado, o mais jovem, o mais verdadeiro e carinhoso que algum dia este planeta conheceu. Isso me deixa feliz, sabe?

Na verdade, sinto que sou um pedaço de seus ensinamentos, de sua existência. Talvez por isso sejamos tão amigos, tão cúmplices, tão unidos. Tenho muito orgulho em você, Avô, e minha admiração não para de crescer! Te adoro!

Mais um ano da sua magnífica vida se completa hoje, meu querido avô, feliz aniversário! Que maravilhoso exemplo você é para todos nós.

Seu espírito jovem e ativo é uma inspiração para todos e sua companhia a mais procurada, pois além de toda a sabedoria que você carrega, dos conselhos e histórias que tem para compartilhar, você sabe ser divertido e sempre jovial.

Que Deus continue nos agraciando por muitos anos com sua inestimável presença, meu avô, e que você se mantenha tal como é e nunca falte felicidade em seu coração!

Feliz Aniversário, Vovô! Você será sempre uma das pessoas mais marcantes da minha vida. Recebi alguns dos melhores ensinamentos de sempre ao seu lado. Escutei histórias inesquecíveis e sempre me senti especial.

Você é um homem diferente, generoso, inesquecível! Tenho muito orgulho em tudo que você representa para mim. E desejo que celebre este seu dia com muita energia positiva, Avô! Parabéns!

Esse é seu grande dia, vovó! É hoje que toda sua obra merece ser recordada e reconhecida. Você sempre foi uma pessoa encantadora e que nunca desistiu de lutar pelo que achava correto!

Desde o legado maravilhoso que deixa na família ao carinho que sempre demonstrou. E até a força que implantou em cada um de nós revela o tamanho e a nobreza do seu caráter.

Que o amor que você sempre compartilhou com cada um de nós permaneça para eternidade. Prometo ser sempre feliz, porque você existe e é imortal! Feliz Dia dos Avós!

Vou ficar do seu lado, querido avô, e segurar sua mão. Vou ajudar você a afastar essa doença e dar muita força para vê-lo melhorar. Ver que você está sofrendo também magoa meu coração, mas eu acredito que essa adversidade irá desaparecer.

Desejo as melhoras para sua saúde e que em breve você possa estar totalmente recuperado.

Sinto saudade suas, Avô! Não é nada fácil ficar distante quando o amor pede proximidade, quando um abraço é desejado sem ser consumado. Mas a vida é assim!

Não tem como fugir da realidade. O melhor de tudo é que nossa relação sempre foi muito forte, como pedra e cal, como flor e água. Não vejo a hora de olhar seu rosto novamente e dizer “te amo”, de fazer um carinho em suas costas e de guardar esses momentos em meu coração. Até breve, Avô!

Que a felicidade chega a este mundo de inúmeras formas, todos sabemos, mas que boa parte dela está ligada totalmente ao nossos avós, muitas vezes disto esquecemos. A transmissão de felicidade é tão intensa que às vezes parece que imediatamente após o nosso nascimento algo mágico acontece.

É uma mistura de tantos sentimentos bons que fica até difícil descrever com precisão alcançamos tanta felicidade em apenas um momento. Tudo é diferente, o abraço, o beijo, o carinho, cada gesto vem acompanhado de um afeto tão singular que passar muito tempo sem recebê-los é algo bem difícil de aguentar.

Com o nascimento dos netos, os avós ganham instantaneamente uma capacidade eterna de transmitir ternura em tudo. Mesmo quando deveriam ficar zangados, não conseguem deixar a meiguice de lado. É engraçado perceber como o nascimento de uma criança pode trazer tanta felicidade e alegria a dois únicos seres.

Tenha um dia muito feliz, querido avô! Gostava de estar junto de você, mas estamos separados pela distância. Na verdade, é só isso que nos separa, que nos impede de sentir o calor um do outro, de dar aquele abraço tão desejado.

Tudo o resto nós possuímos: a convivência, seus ensinamentos tão preciosos e toda a esperança que você tão bem me transmite. Confesso que sinto saudade! Assumo que sinto sua falta intensamente. Mas sei que você está bem e que nada nos mantém longe. Feliz Dia dos Avós!

Você é exemplo de amor, vovô! Estou torcendo para que você saia dessa em breve. Essa doença tem incomodado demais seu bem-estar. Então é hora de encontrar forças desconhecidas e ter fé; aquela fé que você passou para mim.

Sabe, vovô, eu sou muito feliz por ter você em minha vida. Sinto que sua missão foi cumprida. Acontece que quero ainda viver muitas aventuras junto de você, por isso fica bom logo, porque sinto saudade daquele seu sorriso de paz e harmonia.

Você partiu e deixou saudade, aliás, ainda deixa. Sinto sua falta, vovô! Você vai ser sempre a personagem mais querida que alguma vez conheci. Na verdade, seu jeito generoso, carinhoso, sempre me fascinou.

Acho até que foi você que me inspirou a ser uma pessoa que luta pelo bem, pela felicidade! Vou passar minha vida falando no seu nome e em todas as histórias fascinantes de nós dois. Essa é a forma que encontrei de manter você vivo! Até um dia, vovô!

Ele é um homem maravilhoso, o cabeça de toda família. Ele é protetor e dá os conselhos mais sábios do mundo. Falo do meu avô, da pessoa por quem nutro muito respeito e admiração. Também devo muito do que sou a ele, pelo que me ensinou através do seu exemplo digno de ser imitado.

A vida passa e meu avô vai envelhecendo rápido, mas eu estarei sempre aqui para cuidar dele com carinho. Guardo comigo um sentimento de profunda gratidão por tudo que ele fez por mim. Que Deus lhe dê muita saúde e forças para continuar perto de mim por muitos anos.

Terminaram os abraços sentidos, os olhares de afeto, as palavras de conforto. Entre nós terminou o contato físico! Não é fácil, avô! É duro aceitar que você partiu sem dar um “até breve”, um “adeus”.

Na verdade, toda despedida é cruel; ela vem carregada de saudade e mágoa com os destinos da vida, mas chega a hora de aceitar. É isso que estou fazendo, com a esperança de um reencontro muito caloroso. Até um dia, vovô!

Meu amado avô, a vida fez com que hoje nos encontrássemos morando longe e nos vendo muito menos do que gostaríamos, mas nada neste mundo será capaz de abalar o vínculo e amor entre nós.

Tenho muitas saudades do tempo que passamos juntos, mas ao mesmo tempo me sinto feliz por ter vivido estes momentos que foram tão importantes para eu ser a pessoa que sou hoje.

Vô, sei que vamos nos reencontrar em breve e mal posso esperar por todas as memórias novas que vamos criar juntos. Fique bem! Amo você!

Vô, tento tanto para lhe agradecer que poderia escrever um livro somente listando as razões pelas quais você é o responsável por eu ser a pessoa que eu sou hoje.

Eu cresci vendo como o senhor era respeitado não só pela nossa família, mas em todos os contextos da sua vida. Quando eu olhava para você eu via a pessoa que eu gostaria de ser quando crescesse e nunca vou deixar de agradecê-lo por isso.

Eu nunca vou esquecer o que você fez por mim e quero que fique sabendo que eu agradeço todos os dias por ter um avô como você. De todos os heróis que existem, saiba que o meu é você.