Mensagens para Mães

Mãe, tenho muitas saudades suas! Desde que passamos a morar em locais distantes que tenho sentido muitas saudades de você.

Quando vivia na sua casa sentia uma maior segurança, pois podia ir ter com você a qualquer hora.

Agora já não é bem assim e esta adaptação tem custado imenso. Você está longe de mim e eu queria sentir você mais perto. Tenho mesmo muitas saudades suas, mãe. Saiba que a amo muito e que sinto a sua falta. Um milhão de beijos cheios de saudades e amor!

É com lágrimas a escorrer pelo rosto e com o coração sofrendo que comunico o falecimento da mulher que me deu à luz, a minha tão amada mãe.

Ela passou os últimos tempos batalhando contra uma doença que acabou por levar a melhor e a levar de nós para sempre. Descanse agora, grande guerreira. Que a sua paz seja eterna.

Há uma longa distância que nos separa, mãe. As circunstâncias da vida assim o determinaram, mas não é por estar longe de você que esqueço ou deixo que o sentimento que nos une se enfraqueça. Você sempre será o primeiro e grande amor da minha vida e é inculcável a dívida que tenho por tudo que fez por mim.

Tenho saudades de estar ao seu lado, saudades do seu abraço e de poder dizer olhos nos olhos a importância que você tem para mim. Sinto falta da sua simples presença e dos conselhos que só uma mãe sabe dar. Apesar disso, todos os dias continuo na luta, correndo atrás dos meus objetivos e tentando ser uma pessoa melhor, pois quero ser feliz e também que você se orgulhe do filho que tem.

Mesmo distante, me preocupo com seu bem-estar e torço para que tudo esteja bem com você. Já sonho com nosso reencontro e sei que ele, mais tarde ou mais cedo, acontecerá. Amo muito você, mãe, todos os dias e para sempre.

Mãe, quero que saiba que tenho muito orgulho em você. A vida nunca se revelou fácil, foram muitas as contrariedades que surgiram durante o percurso da sua existência, mas você nunca desistiu de procurar o melhor para nós e, por mais que a carga estivesse pesada, jamais se deu por derrotada.

Eu poderia ter sido mais um peso na sua vida, mais um acréscimo de dificuldade, mas a verdade é que sempre me senti o filho mais amado do mundo e isso é algo pelo qual estarei grato eternamente.

Em você vejo o exemplo de uma mulher guerreira, vejo a força a garra e a determinação, e essas são qualidades que quero que também façam sempre parte da minha personalidade. Talvez não tenha sido um filho fácil, mas me sinto muito abençoado pela educação que recebi da sua parte e o que mais desejo na vida é retribuir tudo que fez por mim.

O meu amor por você não cabe em uma simples definição. Ele é maior que o universo e é um dos bens mais preciosos que tenho. Obrigado por ser quem é, mãe, e por ter feito de mim a pessoa que sou.

Entre a doçura do primeiro olhar
E a angústia do nosso adeus
Houve um amor verdadeiro, mãe,
Nos unindo de um jeito incondicional.

Agora que você partiu,
Ficam as lembranças de tudo que vivemos,
Assim como a saudade de tudo que sentimos,
Junto com a certeza que você nunca será esquecida.

Eu poderia viver mil vidas
E até ter o mundo inteiro na mão
Que jamais conseguiria retribuir, mãe,
Tudo que você me deu;
Um amor ímpar, genuíno, sem igual,
A proteção, o conforto e o carinho,
O esforço, a luta e a dedicação,
Dia após dia, ano após ano,
Sem evidenciar cansaço;
Tudo para me ver feliz.

Nosso amor é o mais puro que existe. É um sentimento eterno, incondicional! Eu adoro você, minha mãe! Você sempre me deu tudo, compartilhou princípios e uma educação nobre.

Sempre me ofereceu carinho e atenção, e em todos seus gestos revelou que é o amor que nos move; que é o amor que nos faz sentir a vida! Vou sempre amar você. Agradeço por todas as maravilhas que você me proporciona!

A ideia de não ter a minha mãe por perto é uma que eu nunca vou me acostumar. Ainda fico olhando para os lados, procurando pela sua mão, querendo ouvir a sua voz, sentir sua presença. Mas sei que ela se foi, que agora faz parte de outro mundo, um que não é dos vivos.

O vazio que ela deixou é um que nunca será preenchido, somente suportado até o dia do nosso reencontro. Adeus, mãe. Nunca vou te esquecer.

Todo dia lembro de você! Não existe momento que meu coração não recorde a mãe que você é e que eu não fui. Você cuidou de minha filha desde bebê! Eu nunca teria sido capaz, porque meu jeito, naquela época, era infantil e negligente.

Hoje, isso me provoca tristeza, mas não dá para regressar ao passado. Essa filha é sua também, você me ajudou e a educou como ela merecia! Simplesmente quero agradecer por tudo. O que você fez não tem preço!

Quem inventou a saudade deve desconhecer como custa carregar esse sentimento no peito. Eu sinto saudades da minha mãe querida e é difícil não pensar nela sem que uma lágrima invada meu rosto.

Minha mãe sempre foi meu maior exemplo e minha melhor amiga. Foi ao lado dela que vivi alguns dos momentos mais felizes da minha vida. Perdê-la deixou um vazio que permanecerá comigo eternamente. Ela era tudo para mim e agora restam apenas as boas recordações.

Nada fica igual depois da perda de alguém importante como uma mãe é para nós. Sentirei para sempre uma eterna gratidão pela oportunidade de ter alguém tão especial na minha vida, mas a tristeza continuará me acompanhando porque o lugar que ela ocupou no meu coração é insubstituível.

Minha vida é feita de saudade desde o instante em que você partiu, mãe. Agora percebo ainda melhor como sua presença era uma verdadeira fonte de luz. Sinto que estou sem rumo, que perdi o chão, que uma parte de mim deixou de existir. Sua ausência me acompanhará pelo resto dos meus dias, mãe.

Toda verdadeira mãe sabe que o amor que nutre pelo seu filho é para sempre. Desde o momento em que ele começa se formando no ventre, as prioridades são trocadas e passa a ser o centro de todas as atenções. Os instantes do seu nascimento são um marco que muda para sempre a vida de ambos e assinala o início de uma relação forte que se estenderá além da eternidade.

Toda verdadeira mãe sabe que o amor que sente pelo seu filho é incondicional. Ele será sempre sangue do seu sangue, uma vida nascida a partir da sua. Quando uma mãe o recebe nos seus braços, assume que o protegerá contra todas as adversidades e que abdicará de tudo que for necessário só para o fazer feliz.

Toda verdadeira mãe não precisa ler em algum livro como cuidar do seu filho, pois ela fará isso por instinto, guiada pelo seu apego e vínculo maternal. Ela está ciente da sua responsabilidade, do esforço necessário, da paciência que é exigida, mas faz isso com a maior alegria, pois só assim se sente completa.

Mãe, eu costumava não entender porque você queria estar sempre comigo em todos momentos, mas hoje que sou pai sei o que é querer estar junto com nossos filhos em cada segundo das suas vidas. Talvez seja por isso que hoje valorize ainda mais o amor que você me deu por toda a vida.

Talvez não tenha sido sua intenção, mas pelo carinho e atenção que ganhei de você, hoje me sinto preparado para cuidar dos meus filhos com o mesmo afeto que fui criado por você. Mãe, você é o meu maior exemplo! Obrigado por tudo!

Agradecer a você é pouco para todo bem que você me proporciona desde o primeiro instante. Mamãe, eu lhe devo minha vida – a vida que seu coração gerou; eu lhe devo meus sorrisos, aqueles que são só seus.

Como eu gosto de você! Acho que ninguém compreenderá com facilidade este amor que nos une. É algo raro, precioso demais até. É algo que não se explica; que se sente de uma forma diferente.

Sou uma filha feliz, sorridente.
Sou sua filha e a amo perdidamente, mãe!

Seu lugar em meu coração vai estar sempre preenchido, mãe! Não precisa ter medo, receio, porque ninguém vai ocupar seu lugar. Jogue fora esse ciúme ridículo, essa inveja despropositada, porque ela será simplesmente minha madrasta, minha amiga no máximo.

Na verdade, ela nem procura mais que minha amizade, ela conversa, oferece apoio e mostra preocupação comigo. Nada mais! É que foi você quem me deu vida, foi você quem me deu colo e amor.

Não sei qual é o seu segredo, mãe, mas parece que a cada ano que passa fica mais nova ainda! Mãe, que felicidade é ter você sempre jovem ao meu lado!

Sou um filho de muita sorte porque além de uma mãe incrível, também tenho uma grande amiga que me acompanha em todos os momentos. Você é uma pessoa incrível e só merece o que o mundo tem de melhor.

Mãe, que a sua saúde e jovialidade nunca deixem de ser uma das suas marcas. Quero você sempre comigo para viver muitas aventuras, me dar conselhos e ser a pessoa maravilhosa que é. Amo você, mãe!

Sou mulher, sou mãe e sou
feliz porque você existe na
minha vida, meu filho, meu
amor maior! Que hoje e
sempre nos amemos, nos
respeitemos e jamais
soltemos a mão um do outro.

Você é simplesmente o
menino que eu sempre
desejei ter na vida, aquele
sonho de filho que toda mãe
quer ao seu lado. Conte
comigo para tudo que precisar,
hoje, amanhã e todos os dias
da nossa vida! Te amo.

Uma inspiração, um exemplo, um grande incentivo e o maior de todos os amores – isso é tudo que você é para mim, mãe. Sou o homem que sou graças a tudo que me ensinou e aos valores que me transmitiu com persistência e sacrifício. Eu não fui apenas mais uma pessoa na sua vida; fui um filho muito amado e protegido, e por isso guardo um sentimento de gratidão, carrego uma dívida que nunca conseguirei pagar.

Eu vi você fazer sacrifícios, abdicar de prazeres, deixar para trás alguns dos seus sonhos por minha causa e pelas pessoas que mais amava. A família sempre veio em primeiro lugar na sua vida e por ela você luta até à exaustão. Que sorte eu tenho em ter uma mãe assim que me enche de orgulho e que desde cedo conquistou minha total admiração.

Virá um tempo em que você precisará de mais apoio, de um carinho redobrado e de uma maior atenção, e eu vou estar presente, vou estar ao seu lado cumprindo meu dever de filho com afeto e prontidão. Até lá, quero aproveitar cada momento, desfrutar de cada instante de alegria e do prazer de estarmos juntos porque minha vida é bem mais feliz quando estou perto de você, mãe amada.

Sempre dei como garantida a sua presença na minha vida e agora que já nos vemos todos os dias, sinto a falta que você me faz, mãe.

Há coisas que só damos valor quando deixamos de as ter, como o seu carinho, os seus conselhos ou um simples olhar seu. Saiba que, para mim, é um orgulho e um privilégio ter você como mãe.

Você me faz muita falta, mãe.

Não podia pedir uma mãe melhor
Que faz tudo por mim,
Que me dá todo o seu amor,
Incondicionalmente e sem fim.

Ninguém nunca poderá ocupar o seu lugar,
Pois não haverá mais quem me ame assim.
Como é bom poder contar
Com o amor de mãe só para mim.

Talvez não tenha dito vezes suficientes, mas uma das maiores bênçãos da minha vida foi ter sido seu filho, mãe querida. Desde que a morte roubou você de mim, perdi a alegria e deixei de sentir aquele amor que só uma mãe sabe dar e a saudade tem aumentado a cada segundo que passa deixando um vazio no meu peito que não para de crescer.

O amor foi o sentimento que nos uniu durante todo tempo em que estivemos juntos e eu sempre nutri por você um profundo respeito e uma grande admiração. Mãe, foi inspirador poder ver seu espírito guerreiro e resiliente, poder perceber que pelas pessoas que ama você era capaz de ir até ao fim do mundo.

Continuarei lembrando tudo que você me ensinou, assim como os momentos maravilhosos que vivemos. Se agora você estivesse do meu lado, certamente me diria para não abaixar a cabeça e é isso que quero fazer. Em sua memória, mãe, continuarei enfrentando cada adversidade com coragem e prometo nunca desistir, por mais dificuldades que surjam no meu caminho.

Mãe,

Eu demorei para ver
Que eu não seria eu
Se antes de mim
Não houvesse você
Para me fazer assim

E mesmo que pense
Que só eu penso assim
Relembro que foi você
Que se doando me disse
“Nada me dá mais orgulho
Que saber que você veio de mim”

O seu amor sem limites
Me preparou para o mundo
Com carinho e firmeza
Mostrou o que era importante
E encontrar meu futuro

É impossível devolver
Todo amor que recebi
Mas com uma coisa pode contar,
Você é a mãe que eu sempre quis
E eu prometo tentar
Fazer de tudo para vê-la feliz.

A felicidade bateu à sua porta trazendo a notícia mais linda que alguém pode receber. Em breve, você terá o maravilhoso privilégio de ser mãe pela primeira vez e acredito que seu coração já bate aceleradamente de ansiedade.

Talvez surjam agora algumas questões, talvez se pergunte se estará realmente preparada para o desafio, mas confie em Deus e procure sua orientação porque Ele é a fonte da vida, o criador da família e certamente fará de você uma mãe maravilhosa.

Muitos parabéns à família que agora está crescendo. Vou orar a Deus para que abençoe muito essa fase da sua gravidez porque é uma etapa que merece deixar as melhores recordações.

Mais do que nunca, que o amor esteja presente todos os dias e que ele seja o berço desse bebê que vai nascer. O tempo vai passar rápido e quando menos esperar já terá esse tesouro nas suas mãos. Muitas felicidades, é o que mais desejo para vocês!

Mãe, eu te agradeço pelas noites em claro cuidando de mim, pelo amor que me deste, por seres linda como és.

Mãe, como posso suportar toda dor que sinto? Não consigo dizer adeus porque ainda é difícil acreditar que é verdade. Você não merecia ter partido desse jeito e eu não sei como serei capaz de superar sua perda.

Você me ensinou tantas coisas valiosas e me proporcionou momentos tão especiais que meu coração está carregado de boas recordações, mas vou sentir muita falta da sua alegria, do seu carinho e da sua simples presença. Descanse em paz, mãe.

Minha gratidão pela minha mãe é infinita. Ela é tudo para mim e sempre será!

Vou continuar lembrando a mulher que você foi, mãe. Vou continuar seguindo seu exemplo inspirador, ensinando às pessoas que amo tudo que você me ensinou. Vou continuar de cabeça erguida, apesar de doer muito sentir sua falta. Farei isso por você, por saber que seu desejo sempre foi que eu nunca deixasse de lutar pela minha felicidade.

Ainda eu nem tinha nascido
E já algo forte e especial nos unia;
Amor no meu coração, esculpido;
Mãe, entre nós plena sintonia.

E quando nossos olhares se cruzaram,
Emoção, carinho e cumplicidade;
Seus braços, então, me seguraram
Daquele momento até à eternidade.

Sei que tenho em você uma amiga
Capaz de me defender até à morte
E incentivar para que eu consiga
Vencer, persistir e ser mais forte.

Mãe, você é especial, sem igual
E o que mais sinto é gratidão;
Quero retribuir seu amor leal
E encher de felicidade seu coração.

Mãe, é você quem me dá forças
para ir em busca dos meus sonhos.

Sei que hoje sou quem sou
por causa de você que me criou
com boas maneiras e claro,
com muito amor!

Agradeço de coração por tudo
que aprendi e por tudo que
você me proporcionou nesta vida.

Tenho muita sorte por ter
uma mãe como você!

Te amo!

Mãe, eu não consigo contar quantas vezes você já me ajudou, mas sei que foram muitas e que agradeço demais por todos os momentos que você me estendeu a mão.

Obrigada por todas as vezes que esteve ao meu lado, que acreditou em mim e com isso fez com que eu também confiasse em mim mesma.

Mãe, obrigada por ser minha eterna heroína! Te amo!