Sinto tantas saudades, mãe! Desde que você se foi, minha vida virou um país muito cinzento, cru. Dava tudo para ter seu abraço uma vez mais, para ter uma última conversa, um último beijo.
Você continua a ser a pessoa mais importante de minha vida! Não há dia em que não lembre de você, em que seu nome não surja em minha boca. Eu prometo que você vai sempre viver em mim. Até sempre, minha mãe.
Mãe, por que você foi embora? Por que me deixou e levou minha felicidade? Sinto tanto sua falta!
Querida mãe, você se foi, para sempre e para longe de mim... Em cada lembrança, física ou não, da mulher incrível, da mãe maravilhosa que você foi, pesa uma saudade impossível de suportar.
Você partiu, minha querida mãe, mas para sempre viverá no coração deste seu filho que tanto a amou e ama. E eu prometo que até ao final dos meus dias eu vou lembrar quem você foi e nunca deixarei de a honrar e homenagear!
Descanse em paz, mãe, eu chorarei sua despedida e recordarei seu nome e legado todos os dias.
Mãe, eu já sofri muito na vida, mas nunca tanto como no dia em que você partiu para sempre.
Todos os dias vivo com sua imagem gravada no meu pensamento, e esta saudade que pesa no peito. Mas em dias como este, sua ausência é ainda mais dolorosa, pois custa muito não ter você aqui, não lhe poder dar um abraço e um beijo de parabéns, minha mãe; nem hoje, nem nunca mais...
Mas ainda que doa muito, para sempre vou assinalar esta data, pois foi o dia em que você veio ao mundo para o enriquecer! E agora que já não está mais entre nós, seu espírito perdurará para sempre.
Você está presente através do meu amor, da minha saudade, de tudo o que me ensinou. De tudo o que você fez enquanto viveu, e que deixou marca profunda em todas as pessoas que conheceram e amaram você.
Com saudade e amor eterno deixo esta sincera homenagem, minha saudosa e amada mãe!
A vida roubou a estrela mais preciosa da minha vida, mas ela jamais deixará de brilhar no meu coração. Descanse em paz, mãe.
Quando você partiu, o meu coração partiu-se em dois. Um parte dele ficou sangrando e a outra foi embora com você. Muitas vezes, eu minto para o meu coração, prometendo a ele que à noite você vai chegar, quando todo mundo estiver dormindo, e vai deitar-se ao meu lado e me contar uma história, como você costumava fazer.
Mas quando cai a noite e você não vem, não consigo segurar as lágrimas que molham o meu travesseiro e a saudade que faz o meu coração sangrar, como no dia que você partiu. Lembro-me de você com frequência. Tudo me faz lembrar você. Mas alimentar essas lembranças é fazer doer o meu coração, é nunca deixar essa dor ir embora.
Eu peço a Deus força para lhe deixar partir, para me livrar dessa dor. Quero apenas esperar para que os dias alegres voltem, e esperar que estejamos juntos novamente.
Sinto tanto sua falta, meu pai! Dava tudo para ter seu abraço uma vez mais. Ninguém está preparado para a perda, mas confesso que nunca lidei da melhor forma com sua partida para o céu.
Você sempre será o melhor pai que algum filho pode ansiar, porque nunca me faltou seu carinho, suas palavras de conforto, seu amor, e acima de tudo seus ensinamentos. Devo tudo a você, meu pai tão adorado! Um dia vou voltar a encontrar você. Até breve!
São uma tristeza e uma saudade infinitas as que ficam depois que dizemos o último adeus a uma mãe querida. A minha se foi, cedo demais, e junto com ela levou uma grande parte de mim! Comigo ficou a saudade, e um buraco no coração, um lugar vazio físico e metafísico, uma carência que companhia ou carinho alguns jamais sanarão.
As recordações do seu amor, da sua paciência, dos momentos vividos em conjunto, povoam meu pensamento, me empurrando ainda mais forte contra os braços terríveis dessa saudade incurável!
Mamãe querida, você se foi, seu corpo desistiu da sua alma maravilhosa, da sua sublime essência, mas para sempre você viverá através de mim. Eu te amo, eu para sempre te amarei! Enquanto meu corpo não desistir de mim, eu viverei para honrar você, na saudade de você, todos os dias recordando você!
Mãe é única, insubstituível. Seu colo é o mais confortável, seu carinho e amor incondicionais e uma certeza ao longo da vida, e a saudade que ela deixa quando parte desta vida é inconsolável, eterna.
É uma saudade que pesa, que comprime, que sufoca, essa que eu sinto. É uma saudade que jamais será curada! Não enquanto eu caminhar com meus pés mortais, não enquanto respirar o ar da vida da sua ausência, minha mãe.
É a saudade que chega violenta quando procuro e não encontro seu olhar compreensivo. Quando preciso e não tenho mais os seus braços quentes de amor. Quando preciso escutar suas palavras sábias e carinhosas e apenas resta o silêncio.
Eu a amo tanto, mãe; antes, hoje e para sempre! É tão grande o vazio que você deixou na minha vida depois que Deus chamou você para junto d'Ele, e tão profunda a saudade que vive no meu peito.
Mãe é ser, essência e amor que são insubstituíveis. Mãe quando parte deixa para trás um vazio impossível de preencher, e uma saudade que eternamente será sentida.
Mas uma mãe a quem dizemos o último adeus jamais desaparece definitivamente, pois para sempre ela vai estar presente na forma viva dos seus filhos. Mãe que parte para outro mundo, fica para sempre viva no coração dos seus filhos, e é lembrada e homenageada através das suas vidas, do seu amor, da sua saudade!
Custa a acreditar que já se passaram dois anos desde que você partiu, minha mãe. Foram dois ciclos completos de vida se completaram nesta estrada deserta de amor que você deixou para trás.
Dizem que o tempo cura tudo, mas eu sei que não será capaz de curar a saudade de você que vive no meu peito. O meu amor será seu para sempre, e para sempre também lamentarei a sua perda, e lembrarei a mãe e mulher maravilhosas que você foi!
Minha querida mãe, gostava que soubesse como você ainda está presente em cada recanto de nossa casa. E mais importante, como você ainda vive no coração de cada membro de nossa família. Gostava que percebesse a falta que nos tem feito e que, de alguma forma, isso pudesse deixar você feliz. Seria a melhor homenagem para uma mãe que foi uma verdadeira heroína em todos os momentos de sua vida.
Sua força, que não tinha limites, parece que permaneceu entre nós e é isso que nos tem dado ânimo para continuarmos. É como se o exemplo de dedicação e esforço que você sempre demonstrou, tivesse ficado guardado em algum lugar e fosse transformado agora em palavras, que nos servem de motivação. Eu sei que você diria, se pudesse de alguma forma falar, para nunca desistirmos de nossa felicidade. E é isso o que também tentarei fazer, pelo amor que nos continuará unindo eternamente.
Como uma sentença, todos vivemos nossas vidas na sombra do inevitável e terrível desfecho que é a morte. Uma certeza que mesmo assim, sempre nos consegue pegar de surpresa quando nos atinge através dos que mais amamos.
Foi assim que me senti quando você se foi, minha querida mãe. Quando abro os olhos a cada nova manhã, ainda penso estar vivendo um pesadelo, pois ainda passou pouco tempo e custa a acreditar que tudo isto é real.
Desde então minha alma vive em um luto carregado, em uma melancolia incurável, em uma saudade insustentável. Talvez a sabedoria popular prove ter razão e o tempo tudo melhore, talvez. Mas por enquanto saber que está para sempre longe, para sempre inalcançável, é a mais insuportável das ideias.
Minha querida mãe, não importa onde esteja agora, não importa quanto tempo tenho de esperar para a poder reencontrar além da vida. Esta saudade vai ser eterna, pois para sempre eu vou amar você!
Ainda recordo seu sorriso! Ainda lembro de você pegar minha mão e falar que a vida é linda e merece ser vivida com alegria no coração. Por vezes, ainda sinto seu beijo de boa noite em meu rosto.
Não quero acreditar que você se foi, querida mãe! Sinto saudade – um vazio! Uma mulher encantadora e maravilhosa como você deveria continuar aqui, neste mundo, emanando bem por todo lado. Quero que você se orgulhe de quem sou e é por isso que vou dar uma chance para a felicidade. Te amo, mãe!
Você talvez pergunte como superar a perda de uma mãe e eu convicto afirmo que é impossível ultrapassar isso totalmente. Uma mãe é o nosso abrigo desde que nascemos, a pessoa que sempre cuida de nós. Apesar disso, é possível conquistar a nossa felicidade, mesmo que essa pessoa querida nos faleça.
Reflita no que diria sua mãe se visse você triste desse jeito. Ela daria forças e incentivaria você a não desistir de lutar. Por isso, é hora de honrar a vontade dela e continuar batalhando!
Quando uni meu destino ao seu sabia que estava tomando a melhor decisão da minha vida, mas com o tempo essa certeza se foi tornando cada vez mais real. Você superou todas as minhas expectativas e ilusões, e hoje sei que compartilho a vida com a melhor mulher, esposa e mãe do mundo!
Admiro muito tudo o que você é e faz, e em você não mudaria absolutamente nada. Você é perfeita, um exemplo e uma inspiração, e eu amo você a cada dia um pouco mais!
O tempo passa e com o passar dele a vida vai mudando. Há alguns anos eu estava sempre perto de você e podia vê-la todos os dias, me apoiava no seu carinho, amor e orientação.
Mas hoje tudo mudou e você está longe e nem no dia do seu aniversário eu vou poder lhe dar um beijo, minha mãe. Sinto muitas saudades suas e desse tempo em que estava com você todos os dias, mas não me arrependo de nada.
Às vezes são precisos sacrifícios para se conseguir alcançar o que se deseja, e eu estou lutando pelos meus sonhos, pelo meu lugar no mundo. Mas longe ou perto você está sempre no meu coração, e sei que também eu estou sempre no seu.
Morro de saudades, mamãe, e sei que também sente muito a minha falta. Espero que seu aniversário seja muito alegre e especial, e que todos os dias da sua vida você seja muito feliz. Parabéns! Te amo!
Já passaram dez anos desde que você se foi. Sua falta é bastante sentida ainda, aliás, será sempre – tenho certeza! É inacreditável como sinto falta de seu abraço todas as manhãs ao levantar. Lembro com todos os pormenores de quando você dizia que a vida é um ciclo onde todo o princípio tem fim.
São coisas dessas que aquecem nossa mente, nossa alma, nosso coração! Continuo sentindo seu cheiro por toda a parte. Tenho certeza que você continua por aí cuidando de mim. Até sempre!
Sei que errei e agora tudo que me resta é pedir o seu perdão. Como prova da meu arrependimento peço desculpas não uma vez, mas várias e em todas as línguas que encontrei.
Afrikaans: "Jammer"
Albaneses: "Unë jam i keq"
Alemão: "Es tut mir leid"
Amharic: "Aznallehu."
Árabe: "Aasef".
Arménio: "Ts'avum yem."
Avar: "Tʼasałuha"
Azeri: "Üzgünüm"
Basco: "Sentitzen dut"
Lower Saxon: "Nix för ungood"
Bengali: "Āmi duḥkhita"
Bhojpuri: "hamake maf kara".
Bielorrusso: "Mnie vieĺmi škada"
Bósnio: "Oprostita".
Bretão "Eskuzit ac'hanon"
Búlgaro: "Sŭzhalyavam"
Catalão: "Em sap greu"
Cebuano: "Ikasubo ko"
Chamorro: "Dispensa yo' ".
Chinês (Mandarim): " Duìbùqǐ "
Chinês (Xangai): "Tevéchi".
Coreano: "Mian haeyo"
Crioulo haitiano: "Mwen regrèt"
Croata: "'Ao mi je"
Dinamarquês: "Jeg er ked af det"
Espanhol: "Perdón"
Esperanto: "Mi pardonpetas"
Estónio: "Mul on kahju"
Finlandês: "Olen pahoillani"
Frisiano (Norte): "Fertrüt me"
Frisian (Oeste): "Desculpe."
Friulian: "Scuse"
Gaélico da Escócia: "Gabh mo leisgeul"
Gaélico da Irlanda: "Gabh mo leiscéal"
Galego: "Síntoo"
Galês: "Mae'n ddrwg gen i"
Georgiano: "Me ukats 'ravad'"
Grego: "Lypámai"
Gujarati: "Huṁ dilagīra chuṁ"
Hebraico: "Slicha"
Hindi: "Mujhe maph kardo"
Húngaro: "Sajnálom"
Islandeses: "Fyrirgefðu"
Ilocano: "Pakawan"
Indonésio: "Maafkan aku "
Inglês: "I'm sorry"
Inuktitut: "Iikuluk"
Italiano: "Mi dispiace".
Japonês: "Gomen'nasai"
Kannada: "Kṣamisi"
Cazaquistão: " Keşiriñiz "
Lao: "Khony khoothdnoa"
Latim: "Ignosce mihi"
Letão: "Man žēl"
Lituano: "Atsiprašau"
Luxemburguesa: "Perdão".
Macedónio: "'al mi e"
Malaio: "Ma'af"
Malayalam: " KshamikyaNum "
Maltês: "Skużani"
Manx: "S'doogh lhiam"
Maori: "Arohaina mai"
Mongol: "Uuchlaarai".
Navajo: "Dooládó' dooda da".
Holandês: "Het spijt me"
Norueguês: "Beklager"
Occitano: "Perdon"
Urdou : " Māf karna "
Uzbequistão: "Afu eting"
Papiamento: "Sori".
Pashto: "Zeh mutaasif yum."
Persa: "Moteassefam."
Filipino: "Ako ng paumanhin"
Polaco: "Przepraszam"
Romanche: "I ma displacha"
Romeno: "Îmi pare rău" ou "Scuzați-mă"
Russo: "Prastite"
Samoan: "Malie lou loto"
Sardenha: " Mi dispraghidu "
Sérvio: "'ao mi je" ou "Izvinite"
Sesotho: "Ntshwarele."
Shona: "Ndineurombo."
Siciliano: " Mi scusassi "
Sinhala: "Mata samāvenna"
Em eslovaco: "Je mi a ľúto"
Esloveno: "Oprostite"
Somali: "Waan ka xumahay"
Sueco: 'Förlåt' ou 'Jag är ledsen'
Suíço-alemão: "Es duet mr leid"
Swahili: "Samahani."
Tagalog: "Paumanhin".
Tamil: "Enna maniichudunga"
Tcheco: "Je mi to líto"
Telugu: "Maa kshamaapanalu"
Tetum: " Deskulpa "
Tailandês: "Kŏr tôht"
Tibetano: "Gawn-da."
Tigrinya: " Yiqreta "
Tonga: "Fakamolemole."
Tswana: "Ke kopa tshwarelo."
Turco: "Pardon"
Ucraniano: "Vybačte"
Veneza: "Scuxéme"
Võro: "Andis".
Yiddish: "Zay moykhl."
Xhosa: " Ndicela uxolo "
Yorùbá: " Pẹlẹ "
Yucatec Maya: "Ma'taali 'teeni'"
Zazaki: " Qusır de seyr meke "
Zulu: "Uxolo
E claro, mais uma vez, minhas mais sinceras desculpas.
Durante boa parte da minha vida o dia de hoje foi motivo de muita festa, pois é aniversário da minha mãe, mas desde que ela faleceu, comemorar esta data perdeu o sentido.
Sinto sua falta todos os dias, mas hoje parece que a saudade dobrou de tamanho pois não vou poder enchê-la de beijos e abraços e celebrar mais um ano da sua vida.
Mãe, sei que o amor que sentimos é maior que o mundo material e que onde quer que eu esteja vou carregar você junto comigo no meu coração. Nunca vou deixar de amá-la!
Mãe, já faz algum tempo que você não está mais aqui comigo para segurar a minha mão, me aconselhar e dar forças para enfrentar os inúmeros desafios da vida e, por mais que aceite sua ausência, nunca vou conseguir me acostumar com ela.
Você dizia que para tudo existe um fim, inclusive para nós, e que isto que faz com que valorizemos a vida que temos e, agora que você não está mais aqui, esta lição nunca foi tão importante.
Você sempre estará viva na memória e nos corações das pessoas que lhe amam e que continuam o seu legado. Nunca vou deixar de amá-la e sei que vamos nos reencontrar um dia.
Enquanto pequenos, tudo roda em volta da nossa família mais próxima. Tudo é mãe, pai, irmãos quando existem. Todo o nosso mundo se resume a esse grupo pequeno e confortável.
Aos poucos nos vamos revoltando contra esse núcleo, e o vamos culpando por tudo que de mal começa a acontecer em nossas vidas. Os hormônios da juventude tomam conta de nós.
Mais tarde estamos mais calmos, mas a vida atira todo o tipo de obstáculos, desafios e distrações no nosso caminho, e vamos nos afastando, e esquecendo desse pequeno grupo que em tempos foi todo nosso mundo. Esquecemos de visitar, esquecemos de cuidar, esquecemos de dizer ‘te amo’!
E quando lembramos do esquecimento, quantas vezes não é já tarde de mais, e aqueles que verdadeiramente nos amaram, e que nunca deixamos de amar, apenas esquecemos de o dizer, foram chamados para junto de Deus.
Então resta apenas a saudade.
Ficam as memórias. Fica o amor que será eterno. Fica o desejo impossível de um retorno. Fica o insustentável peso da saudade, a única que nunca morrerá.
No meu coração só vive a saudade desde o dia em que você partiu. Saudade do seu carinho, saudade do seu sorriso, saudade da sua simples presença que me transmitia paz, força e felicidade. O meu amor por você é eterno, mãe.
Minha mãe me ensinou a ser forte e a nunca desistir. Hoje, ela não está mais aqui, mas eu tento ser forte por ela.
Mãe, se você puder me ouvir, saiba que sinto sua falta todos os dias e que estou sempre lutando para ser alguém de quem você se orgulharia. A saudade dói muito, mas sigo em frente sempre tentando honrar tudo que me ensinou.
Espero que você esteja em paz e possa descansar. Saiba que rezo muito e sempre peço a Deus que cuide de você aí em cima. Amo você, mamãe!
O mundo nos cruzou
em um leito de amor
e na verdade de um
coração, nasceram
dois que nunca vão
morrer!
A vida nos juntou
sem pedir licença
e na ilustre chama
da paz, nasci para
você e você para
mim!
Mãe, nome sagrado que
representa o melhor da
mulher!
Mãe, que o amor nos
aconchegue com o abraço da
eternidade!
Mãe, sinto tanto sua falta! Todos os dias acordo e é você quem surge no meu pensamento, mas não consigo seu abraço; não consigo sentir seu cheio, ouvir sua voz! Você nunca deveria ter partido – não é justo!
Mas lógica e justiça são coisas que não existem na vida. Vou amar você até ao último suspiro. Somos imortais, mãe! Eu amo você!
Sinto muitas saudades da minha mãe que está no céu. Como eu gostava de a ter aqui ao meu lado e a abraçar e beijar novamente.
Nada no mundo poderá alguma vez ocupar o espaço vazio deixado por uma mãe que se foi. Algo fica para sempre faltando nas nossas vidas. Ficamos desamparados e perdidos.
O meu único consolo é saber que está no céu e que está em paz. Beijos cheios de saudades, mãe!
É com lágrimas a escorrer pelo rosto e com o coração sofrendo que comunico o falecimento da mulher que me deu à luz, a minha tão amada mãe.
Ela passou os últimos tempos batalhando contra uma doença que acabou por levar a melhor e a levar de nós para sempre. Descanse agora, grande guerreira. Que a sua paz seja eterna.
Hoje todas as recordações estão mais vivas que nunca! Parece que as lembranças estão trazendo você de volta, querida mãe. E quem me dera que isso fosse possível.
Sabe, mãe, cada dia que passa a saudade cresce juntamente com a aceitação – e isso é positivo! Finalmente estou encarando a sua partida como algo natural; difícil, mas natural. Descanse em paz, minha mãe! Até um dia.
Até um dia, minha mãe! É esse o pensamento que nunca desaparece da minha memória. Tenho a grande esperança de reencontrar você um dia para beijar sua mão e seu rosto uma vez mais; para abraçar seu corpo até machucar seus ombros.
Sinto saudade – muita! E especialmente hoje, estou com memórias nossas no pensamento. Vou amar você eternamente, mãe! Descanse em paz!
Mãe, palavra pequena mas poderosa,
Mãe, sentimento que nasce para nunca mais morrer,
Seus braços são fortes, carregam o mundo,
Mãe não cede, aconteça o que acontecer,
E não existe nada que expresse a gratidão,
A dívida que temos para com ela;
Mãe é muito mais que uma simples mulher,
É um anjo especial que Deus deixou na terra.
Mãe, ontem, hoje e para sempre,
Mãe, o tempo passa, mas nunca vai mudar,
O abraço, o beijo, o aconchego,
A palavra amiga, o saber cuidar;
Mãe é um dom, uma bênção ímpar e especial,
Mãe é saber ser tudo que a família precisar,
É o primeiro amor e o maior de todos,
Mãe, é o que de mais belo existe no universo.
Mãe, como vou conseguir acordar pela manhã e colocar o pé no chão para caminhar ao longo de mais um dia? Você se foi e eu não tenho mais seu apoio, sua força, sua respiração no meu ouvido. Estou mais só do nunca; mais triste do que nunca.
Preciso encontrar força. Por favor, mãe, me dê um sinal, uma prova de que está bem no seu novo mundo.
Você sempre falou e me demonstrou que nada é tão importante como o amor. Não um amor qualquer, mas aquele que eleva o melhor de cada pessoa.
Esse sentimento nós temos, é nosso por natureza. E tudo farei, eu prometo, para o cultivar mesmo longe de você.
Longe entre aspas, porque com o tempo irei perceber e aceitar que você está comigo do mesmo jeito que sempre esteve. Mãe, eu te amo e sempre irei amar! Até um dia.