Mensagens de Saudades Mãe


Minha mãe, enquanto você viveu cultivou à sua volta tanto amor, tanta bondade e beleza que nem mil vidas poderão apagar a marca que você deixou. Eu também sou parte dessa marca, e sou o pedaço mais orgulhoso.

Sinto muito a sua falta, do seu colo, das suas palavras sábias, do seu carinho e amparo. Mas hoje a dor da sua partida virou serena saudade, uma saudade que eu sei será eterna.

Sei que tive muita sorte de ter tido você como mãe, de ter crescido e aprendido a viver pela mão de uma mulher tão fantástica quanto você, e por isso sinto gratidão.

Amo você, hoje e para sempre, pois do meu coração você jamais partirá!

Sinto tantas saudades, Mãe! Desde que você se foi, minha vida virou um país muito cinzento, cru. Dava tudo para ter seu abraço uma vez mais, para ter uma última conversa, um ultimo beijo.

Você continua a ser a pessoa mais importante de minha vida! Não há dia em que não lembre de você, em que seu nome não surja em minha boca. Eu prometo que você vai sempre viver em mim. Até sempre, minha Mãe.

São uma tristeza e uma saudade infinitas as que ficam depois que dizemos o último adeus a uma mãe querida. A minha se foi, cedo demais, e junto com ela levou uma grande parte de mim! Comigo ficou a saudade, e um buraco no coração, um lugar vazio físico e metafísico, uma carência que companhia ou carinho alguns jamais sanarão.

As recordações do seu amor, da sua paciência, dos momentos vividos em conjunto, povoam meu pensamento, me empurrando ainda mais forte contra os braços terríveis dessa saudade incurável!

Mamãe querida, você se foi, seu corpo desistiu da sua alma maravilhosa, da sua sublime essência, mas para sempre você viverá através de mim. Eu te amo, eu para sempre te amarei! Enquanto meu corpo não desistir de mim, eu viverei para honrar você, na saudade de você, todos os dias recordando você!

Mãe é única, insubstituível. Seu colo é o mais confortável, seu carinho e amor incondicionais e uma certeza ao longo da vida, e a saudade que ela deixa quando parte desta vida é inconsolável, eterna.

É uma saudade que pesa, que comprime, que sufoca, essa que eu sinto. É uma saudade que jamais será curada! Não enquanto eu caminhar com meus pés mortais, não enquanto respirar o ar da vida da sua ausência, minha mãe.

É a saudade que chega violenta quando procuro e não encontro seu olhar compreensivo. Quando preciso e não tenho mais os seus braços quentes de amor. Quando preciso escutar suas palavras sábias e carinhosas e apenas resta o silêncio.

Eu a amo tanto, mãe; antes, hoje e para sempre! É tão grande o vazio que você deixou na minha vida depois que Deus chamou você para junto d'Ele, e tão profunda a saudade que vive no meu peito.

Oi, mãe. Hoje, mais que nunca, é seu dia. Que seja uma jornada de felicidade.
Apesar da distância, nada nos separada de verdade.

É claro que sinto muito sua falta. É claro que as saudades passam o tempo atormentando meu viver, mas nós sabemos que algo maior prevalece, algo maior faz com que sinta você perto de mim.

Essa coisa maior que qualquer outra coisa se chama amor e isso foi conquistado desde o berço até à eternidade.

O orgulho que tenho em você é algo que me mantém à tona a toda a hora, sabe? Você deu para mim o melhor da vida: a verdade.

A verdade de reconhecer a integridade quando me olho ao espelho, a verdade de fazer o que é certo para mim e para os outros, a verdade de fazer da vida um local pintado em tons de amor.

Minha admiração por você não tem fim, aliás, é uma bola que gira à minha volta e que vai soltando flores que me abraçam em todos os momentos.

Quem me dera abraçar você, especialmente hoje. Sinta meu carinho e amor neste Dia das Mães!

O tempo passa e com o passar dele a vida vai mudando. Há alguns anos eu estava sempre perto de você e podia vê-la todos os dias, me apoiava no seu carinho, amor e orientação.

Mas hoje tudo mudou e você está longe e nem no dia do seu aniversário eu vou poder lhe dar um beijo, minha mãe. Sinto muitas saudades suas e desse tempo em que estava com você todos os dias, mas não me arrependo de nada.

Às vezes são precisos sacrifícios para se conseguir alcançar o que se deseja, e eu estou lutando pelos meus sonhos, pelo meu lugar no mundo. Mas longe ou perto você está sempre no meu coração, e sei que também eu estou sempre no seu.

Morro de saudades, mamãe, e sei que também sente muito a minha falta. Espero que seu aniversário seja muito alegre e especial, e que todos os dias da sua vida você seja muito feliz. Parabéns! Te amo!

Durante boa parte da minha vida o dia de hoje foi motivo de muita festa, pois é aniversário da minha mãe, mas desde que ela faleceu, comemorar esta data perdeu o sentido.

Sinto sua falta todos os dias, mas hoje parece que a saudade dobrou de tamanho pois não vou poder enchê-la de beijos e abraços e celebrar mais um ano da sua vida.

Mãe, sei que o amor que sentimos é maior que o mundo material e que onde quer que eu esteja vou carregar você junto comigo no meu coração. Nunca vou deixar de amá-la!

Querida mãe, você se foi, para sempre e para longe de mim... Em cada lembrança, física ou não, da mulher incrível, da mãe maravilhosa que você foi, pesa uma saudade impossível de suportar.

Você partiu, minha querida mãe, mas para sempre viverá no coração deste seu filho que tanto a amou e ama. E eu prometo que até ao final dos meus dias eu vou lembrar quem você foi e nunca deixarei de a honrar e homenagear!

Mãe querida, quero que saiba que apesar da distância que agora nos separa, meu amor por você não diminuirá jamais!

Você, mamãe, vive em meu coração, e meu pensamento constantemente se volta para você. Mas as saudades são muitas e diariamente aumentam sem parar.

Eu amo muito você, mamãe, e não existem quilômetros de terra ou ar, distância física ou emocional, capazes de diminuir esse sentimento!

Mãe é ser, essência e amor que são insubstituíveis. Mãe quando parte deixa para trás um vazio impossível de preencher, e uma saudade que eternamente será sentida.

Mas uma mãe a quem dizemos o último adeus jamais desaparece definitivamente, pois para sempre ela vai estar presente na forma viva dos seus filhos. Mãe que parte para outro mundo, fica para sempre viva no coração dos seus filhos, e é lembrada e homenageada através das suas vidas, do seu amor, da sua saudade!

Sei que tenho andado muito ausente nos últimos tempos. Sei também que isso está errado, porque nem eu nem você merecemos minha ausência. Na verdade, mãe, eu preciso que você me desculpe. Preciso que você perdoe esse meu afastamento sem razão. Acontece que minha vida tem andado numa confusão e tem sido bem difícil conciliar todos meus afazeres.

Isso não é desculpa. Nada é motivo para eu ter andado tão desaparecido. Aconteceu porque aconteceu! Me desculpe, minha mãe! De hoje em diante eu quero voltar a estar presente em sua vida e em nossa união tão especial. Vou arranjar forma de dividir melhor meu tempo, de organizar minha vida de modo a cumprir todos os meus desejos, e pode ter certeza que passar mais tempo junto com você é uma das minhas maiores vontades.

Quero ter seu abraço de volta, preciso ouvir suas palavras de conforto! Necessito muito de ler em seus olhos toda a sabedoria de uma mãe. Anseio mais tempo junto de você para compartilhar tudo e ainda mais alguma coisa! Gosto muito de você. Beijo com saudades.

Minha mãe querida, como eu gostaria que estivesse aqui comigo, neste momento e em todos os outros também. Eu amo muito você, mamãe, e sinto muito a sua falta!

Todos os dias meu maior desejo é poder encurtar a distância que nos separa. Pois todos os dias sinto saudade e necessidade do seu olhar, do seu colo, das suas palavras de infinito conforto. Todos os dias sinto a falta de ver você, de a consultar, de em apenas minutos sentir o consolo do seu carinho.

Você é meu orgulho, minha maior inspiração e ter você tão longe fisicamente é uma tortura insuportável. Mas é assim a vida, e é ela que devemos viver o melhor que podemos. Mas fica a saudade, e o desejo de ter você perto de mim, talvez não agora, mas um dia, mais tarde, e depois para sempre.

Minha amada tia, você é minha segunda mãe, e em você sempre encontrei apoio, amor e carinho de primeira. Agora que nossos caminhos estão separados por tantos quilômetros de distância, eu vejo com maior nitidez quão importante você foi e é para mim. E sinto tantas saudades suas!

Eu te amo, tia! Saiba que pouco importa quanta distância de tempo e espaço teremos que suportar, pois eu tenho você sempre presente no meu coração, no meu pensamento, na minha saudade. E meu amor por você jamais esmorecerá!

Custa a acreditar que já se passaram dois anos desde que você partiu, minha mãe. Foram dois ciclos completos de vida se completaram nesta estrada deserta de amor que você deixou para trás.

Dizem que o tempo cura tudo, mas eu sei que não será capaz de curar a saudade de você que vive no meu peito. O meu amor será seu para sempre, e para sempre também lamentarei a sua perda, e lembrarei a mãe e mulher maravilhosas que você foi!

A saudade já está apertando meu peito! Somos a prova que afeto é mais importante que sangue, que verdade é mais forte que linhagem. Você é mais que mãe adotiva.

Você é meu mundo! Minha vontade de viver! Agora que você vai viajar, a distância vai morder meu coração, mas tenho certeza que o tempo vai passar rápido. Tenha uma boa viagem, mãe! Beijo.

Ainda recordo seu sorriso! Ainda lembro de você pegar minha mão e falar que a vida é linda e merece ser vivida com alegria no coração. Por vezes, ainda sinto seu beijo de boa noite em meu rosto.

Não quero acreditar que você se foi, querida mãe! Sinto saudade – um vazio! Uma mulher encantadora e maravilhosa como você deveria continuar aqui, neste mundo, emanando bem por todo lado. Quero que você se orgulhe de quem sou e é por isso que vou dar uma chance para a felicidade. Te amo, mãe!

Você me deu tanto; você me deu tudo. Mas agora parece que algo está sendo roubado, sabe? Sinto saudades suas, minha mãe. Sinto muito sua falta! Tenho vontade de te abraçar e largar nunca, mas estamos longe.

Merecíamos estar juntas a toda hora, constantemente ligadas. É claro que em breve vamos estar próximas de novo, mas cada minuto que passo separada de você é um tormento para meu coração! Até breve, querida mãe!

Só quando estamos longe de tudo e todos é que damos valor ao que de mais importante nós temos. Esta distância tem me ensinado, da maneira mais dura, como a família é essencial para a nossa vida. Sinto a falta de todos e o que eu mais desejava agora era estar aí em casa com vocês.

Um beijo carinhoso para vocês, daqueles que atravessa qualquer distância!

Já passaram dez anos desde que você se foi. Sua falta é bastante sentida ainda, aliás, será sempre – tenho certeza! É inacreditável como sinto falta de seu abraço todas as manhãs ao levantar. Lembro com todos os pormenores de quando você dizia que a vida é um ciclo onde todo o princípio tem fim.

São coisas dessas que aquecem nossa mente, nossa alma, nosso coração! Continuo sentindo seu cheiro por toda a parte. Tenho certeza que você continua por aí cuidando de mim. Até sempre!

Minha querida mãe, gostava que soubesse como você ainda está presente em cada recanto de nossa casa. E mais importante, como você ainda vive no coração de cada membro de nossa família. Gostava que percebesse a falta que nos tem feito e que, de alguma forma, isso pudesse deixar você feliz. Seria a melhor homenagem para uma mãe que foi uma verdadeira heroína em todos os momentos de sua vida.

Sua força, que não tinha limites, parece que permaneceu entre nós e é isso que nos tem dado ânimo para continuarmos. É como se o exemplo de dedicação e esforço que você sempre demonstrou, tivesse ficado guardado em algum lugar e fosse transformado agora em palavras, que nos servem de motivação. Eu sei que você diria, se pudesse de alguma forma falar, para nunca desistirmos de nossa felicidade. E é isso o que também tentarei fazer, pelo amor que nos continuará unindo eternamente.

Eu sei que coração de mãe é grande e que sabe perdoar. E você além de minha mãe é uma pessoa boa e muito generosa. Graças a você e à maneira carinhosa e dedicada como você me criou, eu sou capaz de aprender com os meus erros.

Mãe, eu quero lhe pedir desculpas! Eu preciso que você saiba como eu me sinto mal por ter feito você sofrer. Nunca foi minha intenção fazer nada para a magoar ou a decepcionar, mas às vezes nos enganamos nas escolhas que fazemos na vida.

Eu quero que você saiba que é muito importante para mim, e que eu não posso viver longe de você. Eu preciso do seu amor e do seu abraço para me sentir mais seguro e mais forte. Você me conhece melhor do que ninguém, sabe quem eu sou, e sabe que eu mereço uma segunda chance.

Eu te amo muito, e já tenho muitas saudades!

Ser professor é ensinar e educar, mas também aprender com seus alunos e constantemente renovar suas aprendizagens. É passar horas planejando, revendo, estudando, para preparar apenas alguns minutos de aula.

Ser professor é sair da escola e levar no coração e no pensamento os seus alunos, suas preocupações e necessidades. É depois de muitos anos lembrar do rosto de todos eles com saudade e carinho.

Ser professor é sentir-se realizado e feliz com as conquistas dos seus alunos. É sentir orgulho na construção do caráter de todos eles.

Ser professor é dar tudo todos os dias, pedindo apenas em retorno o sucesso daqueles que arduamente prepara para o futuro. É indicar caminhos e deixar que seus alunos optem pelos que mais lhes convêm.

Ser professor é muito mais do que exercer uma profissão, é uma vocação, uma missão, um dos mais importantes ofícios dos quais depende o futuro de uma nação! E tantas vezes é também ser pai, mãe, amigo...

Todos os dias vivo com sua imagem gravada no meu pensamento, e esta saudade que pesa no peito. Mas em dias como este, sua ausência é ainda mais dolorosa, pois custa muito não ter você aqui, não lhe poder dar um abraço e um beijo de parabéns, minha mãe; nem hoje, nem nunca mais...

Mas ainda que doa muito, para sempre vou assinalar esta data, pois foi o dia em que você veio ao mundo para o enriquecer! E agora que já não está mais entre nós, seu espírito perdurará para sempre.

Você está presente através do meu amor, da minha saudade, de tudo o que me ensinou. De tudo o que você fez enquanto viveu, e que deixou marca profunda em todas as pessoas que conheceram e amaram você.

Com saudade e amor eterno deixo esta sincera homenagem, minha saudosa e amada mãe!

Queria eu, ter a pureza de uma criança. Sorrir ao ganhar um presente sem se importar com o valor que foi gasto. Pegar o cobertor pela manhã e ir assistir o desenho favorito. Ir para a escola pensando em brincar. Chorar já com saudade da mãe ao vê-la se retirando para ir trabalhar. Gritar pelo nome do pai ao ter um pesadelo. Não se preocupar com os problemas do mundo, e sim com o horário do lanchinho da tarde.

Queria eu, ter a inocência de uma criança. Achar que sofrimento não existe, e que a palavra dor é só mais uma entre muitas outras. Acreditar que bicho papão só faz medo em desenhos, e que se por acaso ele surgisse embaixo da cama, o cobertor favorito me protegeria. Queria eu, ser feliz como uma criança. Se satisfazer com o abraço da mãe e a atenção do pai. Saltar de alegria ao saber que iria no parquinho. Rir até a barriga doer com as cócegas que a avó faz. Se aconchegar no colo da mãe enquanto a mesma conta a historinha preferida.

Queria eu, voltar a ser criança.

(Laureane Antunes)

É Dia das Mães! Neste dia em particular, seu rosto sempre surge em minhas lembranças. Sua voz sempre invade minha atenção e parece até que sinto seu toque em meu rosto ao longo de todo o dia. A saudade tem coisas dessas, um pouco estranhas, mas cheias de sentidos e razões.

Sinto sua falta a toda a hora. Não tem dia que não deseje estar com você um pouco, nem que fossem cinco minutos apenas. Todos os momentos do meu viver contêm um vazio que assombra todos os meus passos, todo o meu caminho, toda a estrada que aprendi a conquistar.

Você faz falta, é isso e nada mais! Suas palavras de carinho, seu abraço de conforto, seu jeito de encarar a vida, sei lá, é tanta coisa que me faz falta que nem sei decifrar ao certo qual o maior motivo de minhas lágrimas. Você foi, é e sempre será a maior Mãe do mundo.
Feliz Dia das Mães!

Ser mãe de um menino foi a coisa mais impressionante que a vida me proporcionou. Estou muito feliz e eternamente agradecida por essa dádiva que ostento com tanto orgulho.

Eu adoro meu filho e adoro ser sua mãe! Recordo com saudade os pontapés na barriga, a primeira vez que peguei no colo e até os primeiros passos do meu bebê. Minha vida é bem mais feliz desde o momento que meu filho chegou até mim.

Não me procures, Mãe, sob o jazigo.
Que recobres de jóias e açucenas!...
Fita o campo das lágrimas terrenas,
Levanta-te da lousa e vem comigo.

Aqui, chora a viuvez amargas penas,
Ali, geme a orfandade ao desabrigo,
Ergamos para a dor um pouso amigo
E as nossas dores ficarão pequenas!...

Transformemos o luxo, Mãe querida,
Em consolo, agasalho, pão e vida,
Na inspiração do bem que nos governa!...

E seguiremos juntos, dia-a-dia,
Convertendo a saudade escura e fria
Em bendito calor de luz eterna.

Minha querida amiga, como lamento que esteja vivendo este momento, e todo sofrimento, desespero e impotência que deve estar sentindo. Os meus pêsames pela sua perda!

Sei o quanto você e sua mãe eram chegadas, e que para você ela era uma grande amiga. Infelizmente chegou o momento de você lhe dizer adeus, mas ela jamais partirá totalmente, não enquanto você viver!

Você honrará sua memória e a lembrará com saudade todos os dias, e lá onde ela agora está, velará por você e sentirá orgulho e felicidade no seu percurso de vida.
Muita força, minha querida!

Sei que é insuportável, e a dor que deve estar sentindo, a mais terrível de todas, pois uma mãe é um ser que é único e insubstituível na vida de todos nós. Mas a vida é mesmo isso, e a todos toca um dia partir ou ver partir.

Saiba que tem todo o meu apoio e disponibilidade para o que precisar, nem que seja apenas um ombro para chorar.

Saudade boa é pensar no passado sem tristeza ou pesar. É lembrar com alegria dos velhos tempos, dos dias felizes, da infância, dos antigos amigos e do cheiro de material escolar.

Saudade boa é lembrar da vida vivida e sorrir. É lembrar do perfume que usava a vó, do sabor da comida da mãe, e do desafio de aprender a nadar.

Saudade boa é aquela que não nos faz lamentar o tempo passado, mas sim nos faz olhar para trás com leveza, e viver o presente com a alegria e a sabedoria dos dias que já se foram.

Saudade boa é reviver um pedacinho da vida quando olhamos uma fotografia já amarelada, quando encontramos um antigo brinquedo esquecido num canto, ou tiramos uma roupa velha do fundo do baú.

Mas saudade boa mesmo, é aquela que a gente sabe que tem data e hora marcada para acabar. É a saudade que eu sinto de você, que eu sei que logo logo vai chegar!

Enquanto pequenos, tudo roda em volta da nossa família mais próxima. Tudo é mãe, pai, irmãos quando existem. Todo o nosso mundo se resume a esse grupo pequeno e confortável.

Aos poucos nos vamos revoltando contra esse núcleo, e o vamos culpando por tudo que de mal começa a acontecer em nossas vidas. Os hormônios da juventude tomam conta de nós.

Mais tarde estamos mais calmos, mas a vida atira todo o tipo de obstáculos, desafios e distrações no nosso caminho, e vamos nos afastando, e esquecendo desse pequeno grupo que em tempos foi todo nosso mundo. Esquecemos de visitar, esquecemos de cuidar, esquecemos de dizer ‘te amo’!

E quando lembramos do esquecimento, quantas vezes não é já tarde de mais, e aqueles que verdadeiramente nos amaram, e que nunca deixamos de amar, apenas esquecemos de o dizer, foram chamados para junto de Deus.
Então resta apenas a saudade.

Ficam as memórias. Fica o amor que será eterno. Fica o desejo impossível de um retorno. Fica o insustentável peso da saudade, a única que nunca morrerá.