71 mensagens para dia de finados que homenageiam quem se foi

A vida já me obrigou a várias despedidas terríveis, e já disse adeus a muitas pessoas queridas. Todas elas me marcaram em vida, e depois que se foram, sua marca prevaleceu.

Hoje lembro de todas com muito carinho, e principalmente com muita saudade. E é essa saudade que faz com que continuem presentes. Assim como recordar tudo o que vivi com elas, e quem foram em vida, traz paz e conforto ao meu coração.

Com amor e saudade, para todos que vi partirem, mas que jamais vou esquecer!

Hoje o dia é muito especial para todos nós! Esta é a data que traz à memória todos aqueles que amamos e que partiram cedo demais. Vamos fazer com que seja um dia de paz, tranquilidade e reflexão.

Eu sei que não é fácil aceitar que a vida ou a morte leve aqueles que tanto adoramos. Com saudade no coração com a saudade e a esperança em um reencontro, vamos celebrar a vida no dia de hoje!

Minha mãe, você era minha certeza de amor, conforto e apoio. A vida era mais fácil quando tinha você ao meu lado, e nem sabia. Você partiu e ficou um vazio enorme na minha vida, e esta saudade eterna.

Todos os dias procuro seu olhar, suas palavras de apoio, mas apenas restam as lembranças. Mas não me queixo, mãe, apenas agradeço a Deus e a você, pois são essas lembranças que me dão força para seguir quando o ânimo falha.

É a recordação da maravilhosa mãe que você foi que me incentiva a ser melhor, a lutar mais. Pois quero prestar homenagem à sua memória, e que de lá onde você está, possa sentir orgulho de mim.

Sentirei saudades eternas, minha mãe, e terei você sempre presente no meu coração!

Hoje digo-lhe adeus, um adeus forçado e terrivelmente triste e doloroso. Você se foi, dizem que para sempre, mas eu não quero acreditar. Pois dói a alma e até o corpo só de pensar que jamais voltarei a ver você.

Hoje digo-lhe adeus em silêncio e com o coração despedaçado. Choro e visto o luto na alma, mas sinto que nada disso fará aliviar este sofrimento, e principalmente nada nunca substituirá sua presença.

Hoje há um lugar que fica vago para sempre na minha vida: o seu! Ficou muito por dizer e fazer, mas de algo eu tenho certeza, e é que jamais vou esquecer você, passe o tempo que passar, doa o que doer. E talvez um dia nos voltemos a encontrar...

Que Deus dê paz e descanso à sua alma!

Nenhum adeus é fácil de dizer, mas quando sabemos que a despedida é eterna a dor torna-se insuportável. Você se foi e de repente tudo na minha vida perdeu cor e alegria.

Jamais esquecerei você, tudo que vivemos, todas as coisas boas que trouxe para minha vida. Sei que o tempo trará a serenidade e a aceitação, mas a saudade veio para ficar, pois ela, assim como a sua partida, é eterna!

Mãe, sinto tanto sua falta! Todos os dias acordo e é você quem surge no meu pensamento, mas não consigo seu abraço; não consigo sentir seu cheio, ouvir sua voz! Você nunca deveria ter partido – não é justo!

Mas lógica e justiça são coisas que não existem na vida. Vou amar você até ao último suspiro. Somos imortais, mãe! Eu amo você!

Já faz um tempo que você se foi e eu sei que deveria ser mais forte, focar nas coisas boas e encarar a sua perda como uma consequência natural da vida, mas é difícil não olhar para o lado e ver o vazio que você deixou.

Talvez esteja mais triste hoje por ser dia de finados e, mesmo não querendo, lembro que deveria prestar homenagens aos que se foram. Minhas homenagens eu presto todos os dias através do meu esforço em ser a pessoa que você gostaria que eu fosse.

Então eu levanto a cabeça e sigo em frente, pois era isso que você gostaria que eu fizesse. Mas saiba que eu sempre vou ter saudades e lhe amarei eternamente.

Quero deixar minha homenagem
àqueles que já partiram, mas
que moldaram muito quem eu sou.

Familiares e amigos que partiram
cedo demais.
Sinto falta de muitas pessoas que,
infelizmente, não estão mais aqui.

Que Deus proteja suas almas
e que a eternidade seja tranquila.

Vocês fizeram parte da minha vida
e levo sempre comigo um pouquinho
de cada um.

Descansem em paz.

Neste dia a saudade aperta ainda mais, e a lembrança da nossa despedida silenciosa invade minha memória, e traz junto uma tristeza que faz doer e escorre pelos olhos.

Todos os dias recordo nossa história, tudo o que vivemos, e falo com você, esperando que lá onde estiver possa me escutar.

Todos os dias também agradeço a Deus por ter conhecido você, por ter podido compartilhar da sua vida. E a Ele peço também que lhe conceda paz eterna, e a mim um pouco de alívio.

Talvez um dia nos voltemos a encontrar, talvez esse ‘adeus’ tenha sido apenas um ‘até já’. Mas até lá vou levar você sempre comigo, no meu coração, na minha saudade, no meu amor...

Dizem que hoje é um dia sombrio e triste, mas eu não vejo assim. Para mim, o dia dos finados é um dia de prestar homenagem a pessoas queridas que partiram.

Eu já perdi amigos, familiares e sinto saudades deles todos os dias, mas hoje, especialmente. Lembro com carinho de como cada pessoa mudou minha vida e fez parte da minha trajetória.

Espero que estejam todos em paz e saibam a falta que fazem. Emociono-me ao lembrar cada amigo querido que não faz mais parte deste mundo, ou cada familiar amado que perdi.

Se puderem me ouvir, saibam que penso em vocês sempre e nunca irei esquecê-los!

A morte é parte da vida, todos sabem disso, mas ninguém quer facilmente aceitar tal realidade. E com razão, pois ter de dizer adeus a quem amamos é simplesmente terrível.

Mas não deve encarar a morte como um ponto final, e antes como um ponto e vírgula, pois quem é amado de verdade jamais morre.

Recorde com saudade e amor, reviva momentos, guarde no coração e fale sobre a memória de quem partiu. Assim fará com que essa pessoa continue a viver através de você, como uma luz que brilha sútil mas constante em sua vida.

A morte nos rouba aqueles que amamos e nos faz sofrer terrivelmente, mas a morte não consegue roubar-nos da lembrança daqueles que partem.

Através da memória dos que ficam, quem se foi jamais desaparece para sempre. A sua marca continua viva na nossa saudade, amor e lembranças.

Então, hoje relembremos com carinho e amor todos aqueles que vimos partir. Prestemos homenagem às suas memórias, à sua vida, ao legado que deixaram e do qual todos que os amávamos fazemos parte.

A morte pode ser um golpe terrível de suportar, mas nunca pode ser um adeus definitivo, mas sim uma despedida temporária.

Quem partiu apenas seguiu caminho primeiro, e enquanto não nos reencontrarmos a melhor forma de manter essa pessoa presente é recordá-la com carinho, e assim também confortar a saudade que ela deixou.

“O Senhor é a minha luz e a minha salvação;
de quem terei temor?
O Senhor é o meu forte refúgio;
de quem terei medo?”
Salmos 27:1

Perder alguém que amamos é doloroso, principalmente quando pensamos que a despedida é para sempre. Mas ainda que seja um sofrimento terrível, não se esqueça que a morte é apenas uma passagem, o encerrar de uma etapa.

Jesus disse que quem acredita nele ainda que morra, viverá (João 11:25-26), por isso tenha fé e na eternidade reencontrará aqueles que ama e um dia viu partirem antes de você.

Ore a Deus e peça para que Ele console seu coração nesta hora de dor e perda. Mas não tema nem se revolte. Confie no Senhor e na sua vontade, pois Ele é seu maior aliado, seu refúgio de todas as horas e o único que nunca abandonará você!

Hoje me despeço de você com a consciência de que este é um dos piores momentos da minha vida. A tristeza invadiu meu coração, pois saber que não posso mais ver você é muito doloroso.

Quero acreditar que esta despedida não é para sempre, que nos voltaremos a encontrar um dia em outro plano da existência. Mas neste momento dói muito ter de aceitar que você se foi sem um último adeus.

A Deus oro por conforto e paz, um pouco de amparo nesta hora de dor. Comigo ficarão as lembranças de tudo que vivemos, e que para sempre vou guardar, e estas saudades que serão eternas.

Descanse em paz!

Hoje todas as recordações estão mais vivas que nunca! Parece que as lembranças estão trazendo você de volta, querida mãe. E quem me dera que isso fosse possível.

Sabe, mãe, cada dia que passa a saudade cresce juntamente com a aceitação – e isso é positivo! Finalmente estou encarando a sua partida como algo natural; difícil, mas natural. Descanse em paz, minha mãe! Até um dia.

Até um dia, minha mãe! É esse o pensamento que nunca desaparece da minha memória. Tenho a grande esperança de reencontrar você um dia para beijar sua mão e seu rosto uma vez mais; para abraçar seu corpo até machucar seus ombros.

Sinto saudade – muita! E especialmente hoje, estou com memórias nossas no pensamento. Vou amar você eternamente, mãe! Descanse em paz!

É em dias como este que sentimentos adormecidos despertam e voltam a inundar nossos olhos de lágrimas.

A memória dos que partiram jamais abandona nossos corações, mas o desespero e a profunda tristeza vão sendo suavizados com o tempo, e acordam revoltados em dias como este.

Mas não deixemos que a tristeza prospere, e antes, lembremos quem já não está entre nós e celebremos quem foram em vida.

O importante é jamais esquecer, e aceitar com serenidade os desígnios de Deus; e n’Ele confiar e a Ele pedir orientação e paz.

E lembre-se que aqueles que se foram ficarão sempre conosco, na nossa memória e saudade. E que a morte não é o final, não é a separação definitiva, mas apenas o início de uma fase nova para os que partem antes de nós.

Sua casa continua a ser meu coração, meu pensamento; minhas memórias, minha vida. Você vai estar sempre vivo em mim, meu pai.

Especialmente hoje, seu nome é lembrado intensamente, é recordado com o carinho com que sempre tratou todo mundo. Seus atos, seu percurso, sua imortalidade, tudo isso é lembrado. Eu gosto muito de você, meu pai. Até um dia!

Dizem que aqueles que partiram estão sempre olhando para nós aqui embaixo e eu gosto de acreditar que isto é verdade. Que neste Dia de Finados, os que se foram, possam sentir as homenagens dos que ficaram.

São pais, mães, familiares, amigos que partiram e que deixaram muita saudade. Tenho certeza que hoje estão todos pensando nas pessoas queridas que, infelizmente, não estão mais aqui.

Que seja um Dia de Finados cheio de lembranças queridas, porque recordar é um jeito de reviver momentos e felicidades. Que seja um dia para nos mantermos unidos em oração para honrar a vida e a morte daqueles que se foram.

Hoje é só você que está no meu pensamento, vovó! A saudade bate mais forte que nunca; aperta o peito com recordações do tempo em que brincava no seu colo, onde recebia sem mimo tão carinhoso.

Parece mentira, mas continuo sentindo sua presença principalmente nos momentos mais difíceis. É como se de alguma forma você estivesse me apoiando e até encaminhando ao passar dos dias. Amo você até ao infinito, vovó!

Enfrentar a perda de um ente querido é um duro golpe. É a despedida mais difícil, e agora que vocês estão passando por isso, meus amigos, eu desejo que nunca lhes falte a força e a esperança.

Pensem que quem partiu apenas seguiu viagem primeiro, e que um dia voltarão a encontrar-se. A morte leva fisicamente a pessoa, mas jamais pode roubar ou apagar a memória de quem foi em vida. E principalmente as lembranças e os sentimentos que ela deixa para trás.

Hoje recordem o seu ente querido com carinho, saudade e muito amor, e assim farão com que a sua memória perdure. Essa é a melhor homenagem que os vivos podem prestar aos mortos.

Força, meus amigos. Quem é amado e lembrado, jamais desaparece completamente.

Você continua viva, minha mãe! É assim que quero viver minha vida: com sua presença nas minhas recordações, nas memórias mais lindas.

É triste querer abraçar você e não poder, querer compartilhar o que está acontecendo no meu coração e não conseguir.

É triste, mas é a vida! Especialmente hoje, seu nome vai ser recordado com toda força, com todo o amor. Até um dia, minha mãe! Vou sempre amar você!

Poxa avózinha, que falta que você faz. Sei que você foi uma grande guerreira e que agora tem o descanso que tanto merece, mas ainda assim existem dias em que a saudade fala mais alto.

Você foi uma pessoa muito importante e a maior mentora da nossa família e os seus ensinamentos e as suas palavras nós levamos conosco por onde formos.

Fique em paz e saiba que o amor que sempre senti por você continua o mesmo.

A saudade dói! A saudade traz todo gênero de recordações. A saudade existe e ganha corpo dentro da nossa mente e no nosso coração. Desde a hora que você foi embora, pai, tudo perdeu a cor.

E só agora começo a acordar com outro espírito; com outra alegria de viver, porque é isso que você sempre desejou para mim: que eu seja feliz. Até um dia, meu pai! Te amo eternamente.

Quem está preparado para uma despedida eterna de um pessoa querida? Será que somos preparados para lidar com a morte de uma forma confortável? Certamente não é fácil absorver a ideia de que nunca mais iremos encontrar uma pessoa que nos desperta bons sentimentos, mas temos no luto pelo menos uma forma de tornar toda esta dor um pouco mais amena.

Cada um tem uma maneira específica de viver o luto, e o tempo dedicado a ele não necessariamente deve ser proporcional ao tamanho do sofrimento. O que realmente importa logo após o momento da perda, é extravasar da forma que lhe for mais conveniente todo sentimento negativo que estiver preso por dentro.

Seja qual for a crença ou a religião, o luto é um momento saudável, que não deve ser reprimido, muito menos ignorado. Viva o luto sem nenhum limite, elimine a tristeza gradativamente e conforte o seu coração de todo a dor que perturbar a sua mente.

Você partiu! Ficou um vazio em mim. Um coração sem cor, uma estrada sem rumo. Ninguém merece perder um pai. Ninguém. Eu também. Mas a vida nos deu essa prova de fogo eterna.

Mas tenho a esperança de encontrar você um dia para mais um abraço, para conversar mais um pouco sobre aquilo que ficou por falar! Até um dia, meu pai!

Terminaram os abraços sentidos, os olhares de afeto, as palavras de conforto. Entre nós terminou o contato físico! Não é fácil, avô! É duro aceitar que você partiu sem dar um “até breve”, um “adeus”.

Na verdade, toda despedida é cruel; ela vem carregada de saudade e mágoa com os destinos da vida, mas chega a hora de aceitar. É isso que estou fazendo, com a esperança de um reencontro muito caloroso. Até um dia, vovô!

Este é um dos dias mais importantes do ano para mim. É nesta hora que recordo com mais força todos os amigos e familiares que já partiram para outro mundo.

E cada vez mais tenho certeza que estou junto de todos. Sim, porque quanto mais o tempo passa, mais intensas ficam as lembranças que mantêm vivos todos aqueles que permanecem no meu coração.

A vida é assim! Ora se comemora, ora se chora, ora se celebra a existência da vida. Hoje somos todos imortais nos corações de quem amamos e de quem nos ama!

Hoje, o dia é de oração! É tempo de encarar a realidade da vida, o ciclo do tempo e aceitar que quem parte, só perde o corpo.

São inúmeras lembranças, vozes e imagens infinitas que invadem o pensamento e fazem chorar o coração apertado de saudade. Mas sobra a paz, aquela paz que é tão urgente para quem vai e para quem fica tentando entender a lógica da vida. Até um dia!

Eu perdi uma pessoa muito especial na minha vida. Mas no dia de hoje, quase pude sentir sua presença.

Hoje é um dia espiritual, um momento de estarmos conectados e por isso, sinto você aqui. A saudade é enorme como sempre, mas fico feliz em sentir os seus sinais.

Que sua jornada esteja sendo tranquila e que você possa descansar em paz, hoje e sempre.