Mensagens de Lembranças


Hoje eu pensei em você com saudades e meu coração se encheu de tristeza, e fez as lágrimas transbordarem pelos meus olhos. Mas não há nenhuma novidade nisso, porque eu pensei em você ontem, e anteontem, e todos os dias desde que você se foi.

Eu penso em você em silêncio, e muitas vezes chamo o seu nome. Penso que você ainda está aqui, ao meu lado. Mas infelizmente tudo que me resta são memórias, são imagens, objetos, músicas e poemas que me fazem lembrar você, e reacender o amor dentro do meu coração.

A sua lembrança continua viva, presente, latente em minha vida e em todas as partes da casa, e nunca irá desaparecer. Deus agora tem você em Seus braços, mas eu terei você eternamente em meu coração.

A saudade é o que fica daquilo que partiu, daquilo que já não é mais. Saudade é ausência, é o sentimento de vazio que fica daquilo que se foi. Mas às vezes, a saudade é um vazio tão grande que ocupa muito espaço dentro do coração, e aperta tanto o peito que acaba transbordando e escorrendo pelos olhos.

Se sentimos saudades de algo ou de alguém é porque o objeto da saudade nos trouxe felicidade, foi algo ou alguém que amamos. Por isso a saudade dói. A saudade é a insistência da memória de manter vivo, presente e perto de nós o que já não temos. A saudade faz o ponto final virar uma vírgula na vida.

Há saudades que se podem matar, há outras que são capazes de nos fazer morrer. Mas a saudade é sempre uma memória de amor que não morre.

Uma das poucas coisas que levamos para o resto das nossas vidas são as lembranças. Sejam elas boas ou más, estão sempre lá, despertadas por um cheiro, uma música ou até outro momento parecido. Poucas pessoas devem pensar nisso, mas nossas lembranças são determinadas pelas nossas atitudes no presente, produzidas a partir da forma como lidamos as situações já esperadas no futuro.

Além de pensar nas consequências que seus atos podem provocar, não se esqueça principalmente das lembranças que irão ocasionar. Certas recordações são praticamente impossíveis de esquecer e nosso cérebro sempre foca naquelas mais marcantes, independentemente de causarem alegria ou sofrimento.

É por isso que devemos ser cautelosos, sejam qual for o momento, pense na forma que lembrará dele para o resto da sua vida e tente construir boas lembranças. Faça das más recordações uma exceção, com uma grande quantidade de bons momentos, aumentará também a possibilidade de boas lembranças surgirem no seu pensamento.

A morte é o destino de todos. Ninguém lhe pode escapar, e na hora do adeus final todos somos iguais. Ela causa profunda dor, desespero, lágrimas e eternas saudades.

A morte provoca perdas irreparáveis e quebra corações, mas há algo que ela não pode, que é apagar das mentes e dos corações a lembrança e o amor daqueles que ela nos rouba.

Assim, quem realmente é amado jamais morre, jamais desaparece completamente. Sua memória prevalece na nossa saudade e pode atravessar gerações mesmo depois de ter falecido.

Essa é a melhor homenagem que podemos dar a quem vemos partir antes de nós. Lembrar sempre com carinho. Contar suas histórias. Recordar as datas importantes.

Dói muito ficar sem aqueles que amamos, mas o sofrimento é menor se pensarmos que é um adeus temporário, que apenas partiram primeiro, e se mantivermos sua memória viva.

A felicidade é construída de bons momentos e é impossível alguém passar a vida inteira sem uma única visita da tristeza. Algumas pessoas são mais convidativas e permitem que a tristeza tome conta completamente das suas vidas, mas também há muita gente que a tratam como uma visita indesejada, e faz sempre o possível para que ele vá logo para outro lado.

Uma ótima forma de expulsar a tristeza da sua vida é relembrando os bons momentos que já foram vividos, pois no mínimo conseguimos retomar boas emoções ao recordarmos que já houve felicidade no passado. Os detalhes chegam e logo conseguimos desabrochar um sorriso, à medida que lembramos as ocasiões felizes, no mínimo esquecemos aquelas que nos deixaram tristes e isso já é um bom começo para acabar com a visita da tristeza.

Sempre que bater um desânimo, foque nas boas lembranças e sinta como foi bom ter vivido tudo isso. Entenda a tristeza como algo passageiro e que quem determina o tempo de permanência é você com uma grande ajuda da sua consciência. Use ao máximo sua memória e reviva algumas situações felizes, até o momento que poderá ser aproveitado novamente no presente.

Meu querido pai, embora você já não esteja mais entre nós, ainda penso muito em você. São lembranças de como ficava do meu lado, escutando pacientemente minhas preocupações de criança. São memórias dos conselhos sempre importantes que me deu, ao longo de minha juventude. De todos os momentos que passamos juntos, guardo as melhores memórias. Foram tantas as alegrias que você me proporcionou que eu me considero um afortunado pela vida que tive. A mesma vida que deixou de fazer sentido, quando você partiu.

Hoje meu mundo é mais triste pela falta que você me faz. Nossa família não é mais a mesma, pois todos estamos inconformados com esta perda. No entanto, prometi a mim mesmo que tentaria honrar sua morte, por praticar os valores que você me inculcou. Poderei eu um dia, ser um pouco do grande homem que você foi? Que eu possa honrar sua história de vida que nunca terá fim. Meu amor por você é eterno, querido pai.

Quando perdemos um irmão, parte de nós também se perde. Um irmão é alguém que sempre fará parte da nossa vida, sempre estará em nós nesta linha que une o passado ao futuro que é a vida.

O seu irmão já não está fisicamente ao seu lado, mas ele ainda está com você e sempre estará. E pode ter certeza de que ele escuta e conversa com você.

Quando a saudade apertar, procure um lugar bonito, silencioso, feche os olhos e escute o seu coração. O seu irmão está vivo dentro de você e lhe sorri com carinho através das memórias que vocês têm juntos.

Sinto muito pela sua perda e oro para que você encontre algum conforto nas boas lembranças do seu irmão. Um abraço muito forte!

Eu não poderia deixar passar
em branco esse momento
e lhe agradecer pela lembrança.
Você realmente sabe como agradar
alguém. Ser lembrado é uma coisa
deliciosa, mas vindo de uma pessoa
que eu gosto tanto, fica melhor ainda.

Muito obrigado, eu nunca mais vou
esquecer seu gesto e sempre que
puder vou tentar retribuir com muita
alegria. Eu quero que você seja muito
feliz e que receba todas as graças
desta vida fazendo dos seus dias,
dias de emoção e harmonia.
Obrigado!

Essa lembrança que nos vem às vezes...
folha súbita
que tomba
abrindo na memória a flor silenciosa
de mil e uma pétalas concêntricas...
Essa lembrança...mas de onde? de quem?
Essa lembrança talvez nem seja nossa,
mas de alguém que, pensando em nós, só possa
mandar um eco do seu pensamento
nessa mensagem pelos céus perdida...
Ai! Tão perdida
que nem se possa saber mais de quem!

(Mário Quintana)

Não é maravilhoso as lembranças que temos de nossa infância? São lembranças marcantes, têm cheiro, têm sabor, têm uma saudade gostosa que nos faz viajar longe e nos faz sensações bem parecidas com as que sentimos na época.

Lembrar dos amiguinhos imaginários... Nossa, os meus me acompanharam por anos, que delícia! Eu lembro de andar de bicicleta no enorme quintal da minha casa, rodeava aquelas árvores e parecia que eu ia para outra cidade. Meu pai fez um balanço para cada um e assim cada um tinha sua árvores, eu conseguia ficar horas no vai e vem do balancinho sentindo o vento no rosto e minha mente ia criando diversas situações imaginárias, era tão gostoso! Gosto de lembrar do quartinho que tinha no fundo de casa onde brincávamos de escolinha, meus irmãos eram os alunos, e o café da tarde? Nossa! Café com leite e pão com manteiga, sentávamos na beira da porta com os pezinhos pendurados e qualquer coisa era motivo para eu e meus dois irmãos rirmos até quase fazer xixi nas calças! Ai que tempo bom...poucas preocupações...e todos reunidos.
(...)

São doces lembranças do passado, da minha infância...esses registros nos ajudam a crescer e amadurecer e servem também de norte para criarmos nossos filhos, porque eu sempre fico me questionando que tipo de lembrança quero deixar para minha filha... É claro que quero as melhores possíveis!!!

(Cristiane Marino)

Sua partida quebrou meu coração, mas nossas lembranças me confortam e nas horas de maior dor secam minhas lágrimas.

Que a dor deste momento seja breve e a lembrança de quem partiu seja eterna.

Há dias em que damos ouvidos ao nosso coração. Tantas vezes o ignoramos em nossa vida, mas quando chegamos ao limite de nossas forças, ficamos sem alternativa e recorremos aos seus conselhos.

Hoje o meu me falou da falta que você me faz. Sei que houveram coisas que nos magoaram e causaram nossa separação. Mas eu ainda te amo com todas as minhas convicções e faço questão que você saiba isso.

O nosso passado é construído a partir das nossas atitudes de agora, e com base nisto, temos todas as ferramentas necessárias para ambicionarmos por momentos felizes para darem origem a recordações felizes.

Com este pensamento, além dos períodos de felicidade vividos no presente, naqueles dias em que somos visitados pela tristeza, temos inúmeras possibilidades de espantá-la revivendo as melhores lembranças.

Quando estiver em uma situação com várias alternativas, pense sempre primeiramente em qual delas pode alcançar maior felicidade. Evite ao máximo preencher o seu passado com más recordações, preze pelos sorrisos, pela diversão e pela alegria.

Fuja do desânimo, da tristeza, do tédio, pense nestes sentimentos como um desperdício de tempo, que poderia ser bem melhor aproveitado com muito contentamento e gargalhadas. Se questione constantemente se tal situação lhe traria boas lembranças, transforme este pensamento em um filtro, onde só passa aquilo que lhe causa felicidade.

Não dê espaço ao sofrimento, ambicione sempre por momentos felizes e não permita nunca mais que a tristeza o domine. O que passou não se pode mais ser esquecido, mas daqui para frente, é possível transformar um novo passado em algo muito mais divertido.

Minha mãe, dizer-lhe adeus foi muito doloroso e a sua partida deixou um vazio muito grande na minha vida.

Mas apesar da dor da sua ausência física, sinto que permanece junto de mim. Pois tudo que sou devo a você, e nos meus atos, palavras e pensamentos, sua memória está viva.

Todos os dias penso em você, com saudade e amor eternos, e agradeço a Deus por ter me dado o privilégio de ter tido uma mãe tão maravilhosa. Que descanse em paz, minha amada mãe!