Mensagens de Saudade e Adeus

Saudade é a vontade de regressar a um tempo que não volta mais.

Sinto saudade de quem fui, com quem cresci e de quando brincar era minha única preocupação.

A saudade é algo assim.
Uma agonia sem fim
Uma dor dentro da alma
Que chora dentro de mim.
Saudade é um rio pequeno
Que corre para junto do mar
É como a ilusão
De um dia te encontrar.
Saudade! Ah! Saudade!
Por que me atormentas tanto
Me deixas assim neste pranto
Como um pássaro sem poder voar?
Uma rosa sem perfume
Ninguém gosta de cheirar.
Enfim, a saudade é tanta
Que me faz pensar
Que para sentir saudade
Ninguém precisa se esforçar.

Não existe saudade tão dolorosa como aquela que sabemos que nunca poderá ser saciada.

Se pudesse pedir um desejo ao gênio da lâmpada, pediria para estar com minha família. É que não dá mais para aguentar esta saudade que tem consumido meu coração.

É que quando estamos distantes de quem amamos não vivemos direito. Desde as coisas maiores e mais importantes até às menores e insignificantes: tudo é saudade. Da minha família sinto falta de tudo. Desde tocar em todos eles até beijar e abraçar e conversar com todos.

Vocês não estão mais entre nós, mas em cada passo que dou sinto como voam com asas de anjo ao meu lado, meus queridos e saudosos pais.

E com o coração carregado de eterna saudade agradeço pelo amor que, mesmo depois de terem partido, deixaram comigo.

É esse amor e seus ensinamentos que diariamente me guiam. E tudo que quero é poder honrar sua memória durante a minha vida. Descansem em paz.

Existem várias dores... Machucar.... Bater... Morrer... Mas a saudade - é a dor maior! E, mais dolorida ainda, é a saudade de quem se ama! Da pele. Do cheiro. Do beijo. Da presença. Da ausência.

Quando o amor acaba, pra quem fica amando, sobra a saudade! Saudade de não saber. De não saber o que ocorre com quem se ama...

Saudade de não saber. Não saber o que se fazer com os dias longos que sobram!...

É enterrar o pensamento em coisas vãs... Saudade é chorar ou sorrir numa música... Saudade é o silêncio da ausência.

É não saber... É querer saber... Saudade... é o sempre doer!

Saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença. Mas às vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco: quer-se absorver a outra pessoa toda.

Essa vontade de um ser o outro para uma unificação inteira é um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida.

(Clarice Lispector )

A pior saudade não é aquela que é provocada pela solidão ou um qualquer adeus, mas sim aquela que é sentida quando os braços da pessoa que amamos não se abrem para nós.

Ficar próximo de quem se ama, de quem o coração deseja intensamente e não poder ter essa pessoa... Aí reside a verdadeira dor de uma saudade impossível, uma saudade de algo que nunca existiu nem vai existir.

Este adeus é de tristeza, saudade e pesar. Este adeus é amargo, revoltante e cruel. É uma despedida que me destroça o coração, pois não é todos os dias que se encontra uma amiga assim tão especial.

A vida é injusta e levou você cedo demais. Nunca esquecerei todos os momentos que vivemos e sua força de viver será minha eterna inspiração. Descanse em paz!

Depois de uma vida recheada de momentos maravilhosos, infelizmente acabou por chegar o momento de você partir, querida avó, deixando em mim um profundo vazio.

É com muita tristeza que digo adeus ao seu sorriso e ao seu jeito meigo e único de falar. Sentirei muitas saudades de você, mas nada conseguirá apagar da minha memória as infinitas histórias que vivemos. Descanse em paz!

Por pequena que seja a dor de uma despedida o tempo vai sempre encher seu coração de saudade.

Dizer adeus para um grande amor é largar uma parte do nosso coração. Custa muito uma despedida que magoa nossa alma, mas quando ela tem de acontecer não podemos olhar para trás.

Eu me despeço hoje sem arrependimentos, pois sei que dei o meu melhor e mostrei quem eu realmente sou. Talvez tudo fosse melhor se os nossos caminhos não se tivessem cruzado, ou eu não permanecesse tanto tempo esperando você. Chegou a hora de ir embora. Desta vez, o amor não tinha que acontecer.

Uma despedida pode causar muita dor, mas não diminui as alegrias que foram vividas até à hora do adeus.

Sinto saudade profunda de quem a vida levou e no meu coração permaneceu.

São uma tristeza e uma saudade infinitas as que ficam depois que dizemos o último adeus a uma mãe querida. A minha se foi, cedo demais, e junto com ela levou uma grande parte de mim! Comigo ficou a saudade, e um buraco no coração, um lugar vazio físico e metafísico, uma carência que companhia ou carinho alguns jamais sanarão.

As recordações do seu amor, da sua paciência, dos momentos vividos em conjunto, povoam meu pensamento, me empurrando ainda mais forte contra os braços terríveis dessa saudade incurável!

Mamãe querida, você se foi, seu corpo desistiu da sua alma maravilhosa, da sua sublime essência, mas para sempre você viverá através de mim. Eu te amo, eu para sempre te amarei! Enquanto meu corpo não desistir de mim, eu viverei para honrar você, na saudade de você, todos os dias recordando você!

Dizer adeus é difícil, porque dói muito se despedir do nosso amor, da nossa vida juntos, da nossa casa. É sofrido acordar sem você e pensar que meu dia passará sem que eu ouça a sua voz, a sua risada e os seus conselhos. Nunca gostei de despedidas, mas esta é sem dúvidas a mais dolorosa de todas.

Preciso encontrar forças para me manter firme, seguir adiante e reconstruir uma nova vida. Se essa despedida trouxe tanto sofrimento, espero em breve me despedir também deste sofrimento e abraçar novamente a felicidade e principalmente a paz.

Como é difícil e agora me parece impossível ser feliz novamente. Mas sei que tudo passa e que essa dor vai passar. Talvez demore um pouco, mas enquanto isso vou jogando sementes pelo caminho e regando o terreno, que ao menos as minhas lágrimas sirvam para regá-las.

Quem sabe mais cedo do que eu pensava as flores e os frutos brotem? Quem sabe uma boa surpresa não me espera na esquina? Quem sabe eu volte a sorrir? Quem sabe eu me despeça da tristeza e da solidão mais cedo do que imagino.

Só me basta semear o que há de melhor em mim e na minha vida sem olhar para o passado e para a dor. Deus me abençoe e me dê forças para não me render ao sofrimento!

Parece que arde no coração esta saudade que sinto da minha mãe.

Feliz Dia das Mães! Hoje é seu dia! Na verdade, todos lhe pertencem, mas o de hoje é especialmente seu! Gostaria que você estivesse do meu lado para celebrarmos esta data tão bela, tão única; tão sua, querida mãe!

Mas você partiu cedo demais. E apesar da saudade de escutar sua voz, de sentir seu cheiro, de sentir o calor do seu toque, eu sinto sua presença.

Sinto você em todos os momentos da minha existência porque você é imortal, é única; é o amor da minha vida. E um dia vamos reencontrar-nos! Tenho certeza! Eu te amo, mamãe!

Minha mãe, dizer-lhe adeus foi muito doloroso e a sua partida deixou um vazio muito grande na minha vida.

Mas apesar da dor da sua ausência física, sinto que permanece junto de mim. Pois tudo que sou devo a você, e nos meus atos, palavras e pensamentos, sua memória está viva.

Todos os dias penso em você, com saudade e amor eternos, e agradeço a Deus por ter me dado o privilégio de ter tido uma mãe tão maravilhosa. Que descanse em paz, minha amada mãe!

Já passaram dez anos desde que você se foi. Sua falta é bastante sentida ainda, aliás, será sempre – tenho certeza! É inacreditável como sinto falta de seu abraço todas as manhãs ao levantar. Lembro com todos os pormenores de quando você dizia que a vida é um ciclo onde todo o princípio tem fim.

São coisas dessas que aquecem nossa mente, nossa alma, nosso coração! Continuo sentindo seu cheiro por toda a parte. Tenho certeza que você continua por aí cuidando de mim. Até sempre!

Enquanto você existir no meu pensamento a saudade irá permanecer no meu coração.

Esta saudade nunca irá embora porque o que nos liga é eterno.

Em cada despedida há um pouco de tristeza e muita saudade.

É difícil dizer adeus a algo que nos marcou, voltar as costas às promessas e a todo tempo que investimos. Mas por muito que custe, às vezes é preciso ser forte e seguir em frente. Chegou a hora de dizermos adeus ao nosso namoro.

Quando algo deixa de proporcionar felicidade, deixa de fazer sentido. Por isso, e por muito que doa, cada um deve seguir o seu caminho e procurar a felicidade em outro lugar. Guardemos os bons momentos e o carinho que ainda sentimos um pelo outro; e que a amizade seja mais forte que a despedida!

Saudade boa é pensar no passado sem tristeza ou pesar. É lembrar com alegria dos velhos tempos, dos dias felizes, da infância, dos antigos amigos e do cheiro de material escolar.

Saudade boa é lembrar da vida vivida e sorrir. É lembrar do perfume que usava a vó, do sabor da comida da mãe, e do desafio de aprender a nadar.

Saudade boa é aquela que não nos faz lamentar o tempo passado, mas sim nos faz olhar para trás com leveza, e viver o presente com a alegria e a sabedoria dos dias que já se foram.

Saudade boa é reviver um pedacinho da vida quando olhamos uma fotografia já amarelada, quando encontramos um antigo brinquedo esquecido num canto, ou tiramos uma roupa velha do fundo do baú.

Mas saudade boa mesmo, é aquela que a gente sabe que tem data e hora marcada para acabar. É a saudade que eu sinto de você, que eu sei que logo logo vai chegar!

Enquanto pequenos, tudo roda em volta da nossa família mais próxima. Tudo é mãe, pai, irmãos quando existem. Todo o nosso mundo se resume a esse grupo pequeno e confortável.

Aos poucos nos vamos revoltando contra esse núcleo, e o vamos culpando por tudo que de mal começa a acontecer em nossas vidas. Os hormônios da juventude tomam conta de nós.

Mais tarde estamos mais calmos, mas a vida atira todo o tipo de obstáculos, desafios e distrações no nosso caminho, e vamos nos afastando, e esquecendo desse pequeno grupo que em tempos foi todo nosso mundo. Esquecemos de visitar, esquecemos de cuidar, esquecemos de dizer ‘te amo’!

E quando lembramos do esquecimento, quantas vezes não é já tarde de mais, e aqueles que verdadeiramente nos amaram, e que nunca deixamos de amar, apenas esquecemos de o dizer, foram chamados para junto de Deus.
Então resta apenas a saudade.

Ficam as memórias. Fica o amor que será eterno. Fica o desejo impossível de um retorno. Fica o insustentável peso da saudade, a única que nunca morrerá.

Muitos amaram antes de nós, muitos foram felizes antes de nós, muitos sofreram antes de nós, muitos disseram adeus antes de nós. Mas por que para nós parece ser tão difícil?

Eu ainda sinto o calor da sua boca na minha, ainda vejo o seu rosto no travesseiro ao lado do meu, ainda escuto os seus passos no corredor da sala, e a sua gargalhada ainda enche o ar da casa de graça. Não quero me lembrar dos seus olhos tristes, não quero ouvir o seu choro. Não quero ver as minhas lágrimas diante do espelho.

Ainda ontem nós nos amávamos, ainda ontem estávamos um nos braços do outro fazendo juras de amor eterno. Mas há coisas que não podemos evitar. Então por que é tão difícil dizer adeus? Então por que dói tanto dizer adeus?

Tenho saudade do teu nome,
da cor da tua pele,
do sorriso que engole meu beijo,
do incolor das horas que vão depressa.

Tenho fome do carinho que conforta,
do colo que deita minha cabeça,
do calor que traz com o beijo,
as palavras que só amantes sussurram.

Tenho medo, algumas vezes,
que esqueça meu carinho noutro,
que nossa água não mate mais a sede
desta louca vida distante dos olhos.

Tenho sonhos, ainda agora mais apaixonado,
corro meus desejos por onde jamais imaginei,
faço planos para dois, nós é claro,
como se nada é espera, nada é para depois.

Tenho horas de desespero, um pouco,
quando lembro onde está, não sei com quem,
preciso então me lembrar que é amor o que sinto,
tanto, que jamais serei capaz de mostrá-lo.

Você partiu para sempre e no meu coração pesa não só a dor e a saudade, mas também a certeza de que ficou muito por dizer e fazer.

Queria ter mais tempo ao seu lado, mas isso já não é uma possibilidade. Agora é hora de lhe dizer adeus com o coração quebrado em infinitos pedaços.

Hoje dói o corpo e a alma, pois saber que nunca mais verei seu sorriso é cruel e triste por demais. Adeus e até sempre!

Os amigos verdadeiros não deveriam nunca passar muito tempo longe um do outro. É um absurdo ter que viver por um longo período sem aquele abraço apertado ou aquela expressão que seu amigo faz quando te dá um conselho bizarro.

Uma amizade não é tão diferente de um casamento, existem brigas, gargalhadas, separações, reconciliações, mas principalmente, ótimos momentos. Quando uma amizade é de verdade longas distâncias são praticamente um martírio e não é nada fácil conviver com a saudade.

Agora imagine como deve ser ficar tanto tempo longe de uma amiga muito querida! Um verdadeiro tormento! Até porque não é nada fácil atualizar todos os acontecimentos que ocorreram enquanto ela estava ausente e ao mesmo tempo conter a ansiedade de viver outros maravilhosos momentos.

Espero que possamos passar todos esses dilemas juntas brevemente, pois a saudade, minha amiga, já transbordou todos os limites do meu peito.

Um beijo grande! Saudades!

Recomendados para você

Despedida de um amor impossível: como dizer adeus e seguir em frente
Despedida de um amor impossível: como dizer adeus e seguir em frente
Como dizer adeus: dicas para se despedir do que lhe faz mal
Como dizer adeus: dicas para se despedir do que lhe faz mal
50 imagens de luto para dizer adeus a quem partiu e expressar  sua dor
50 imagens de luto para dizer adeus a quem partiu e expressar sua dor
Nostalgia não é saudade: 32 frases que ajudam a compreender o que é a nostalgia
Nostalgia não é saudade: 32 frases que ajudam a compreender o que é a nostalgia
O que é saudade e 8 formas especiais de demonstrar esse sentimento
O que é saudade e 8 formas especiais de demonstrar esse sentimento